65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
APLICAÇÃO DO JOGO “SHOW DA GENÉTICA” COMO ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DA GENÉTICA EM UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE CORRENTES, AGRESTE DE PERNAMBUCO
Gabriel Miranda Macambira - Discente de Zootecnia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Ricardo Bento de Almeida - Discente de Zootecnia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Elvis Prudêncio de Araújo - Discente de Agronomia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Amanda Jucelene Alves Pereira - Discente de Agronomia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Júlia Kuklinsky-Sobral - Profa.Dra./Orientadora – Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
INTRODUÇÃO:
Muitas vezes, os conceitos relacionados à Genética, por serem de difícil compreensão, caracterizam-se em um obstáculo para entendimento dos fenômenos desta área do conhecimento e, consequentemente, ao processo de ensino-aprendizagem. Contudo, devido a grande divulgação, por diferentes meios de comunicação, de estudos referentes a Genética, bem como a notoriedade e polêmicas geralmente observadas quanto aos termos “DNA” ou “Genética”, é importante a busca de alternativas que estimulem a interação entre os alunos e que estimule o processo de ensino-aprendizagem, tais como atividades lúdicas. Os jogos como instrumentos pedagógicos favorecem o interesse e a aprendizagem dos alunos desenvolvendo inúmeras funções cognitivas e sociais. No caso da Genética, a utilização do jogo o “Show da Genética” (Martinez et. al., 2008) pode estimular a atividade congnitiva e o processo de ensino-aprendizagem da Genética.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve por objetivo a utilização do jogo educativo “Show da Genética” (Martinez et al., 2008) como um instrumento de intervenção didática em uma turma de 2º ano do ensino médio da Escola de Referência Augusto Lúcio, localizada no município de Correntes, estado de Pernambuco, para avaliação dos efeitos nos alunos durante e pós atividade.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado com 27 alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio Escola de Referência Augusto Lúcio, localizada no município de Correntes, estado de Pernambuco. Foi utilizado o jogo “Show da Genética”, inspirado no programa de TV “Show do Milhão” do Sistema Brasileiro de Telecomunicações (SBT) (Martinez et al., 2008). O jogo, disponibilizado para a edição em formato Power Point pelo grupo que o desenvolveu, foi modificado com questões gerais acerca da molécula de DNA e RNA, localização destas moléculas na célula e conceitos de genética básica, ajustadas ao conteúdo de Genética abordado no ensino de biologia do ensino médio. A intervenção didática foi realizada por meio da aplicação do jogo, utilizando-se um notebook. Os alunos foram separados em três grupos, para melhor interação entre os mesmos. Um questionário avaliativo foi desenvolvido e aplicado após a atividade lúdica, visando a análise da utilização do jogo educativo como instrumento pedagógico e mediador do processo ensino-aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que cerca de 96% dos alunos, antes da atividade, já conheciam a molécula de DNA, bem como sua constituição básica. Este fato facilitou a realização do trabalho, graças ao conhecimento básico que os alunos já apresentavam, o que levou a maiores índices de acertos em perguntas relacionadas à estrutura da molécula do DNA, tais como sua constituição de bases e tipo de replicação. Para 32% dos estudantes, o “Show da Genética”, se caracterizou em um estímulo para aprender mais sobre Genética, ao passo que para 31% a brincadeira permitiu o aprendizado que alguns conceitos novos desde área do conhecimento. Isto mostra que esta ferramenta pode ser utilizada como uma alternativa viável no processo ensino-aprendizagem.
Os alunos se mostraram muito interessados em questionar sobre as perguntas que porventura viessem a errar, o que demonstrou o interesse por parte dos mesmos em entender fenômenos ao qual não tinham ainda entrando em contato. Martinez et. al. (2008) encontraram resultado semelhante, onde o prazer e alegria de jogar se constituiu em uma experiência enriquecedora, claramente mostrada através de questionamento posterior.
CONCLUSÕES:
A utilização de jogos, dentre outras atividades lúdicas, se caracteriza em uma alternativa importante no processo ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio e superior. O “Show da Genética” pode ser usado livremente para iniciação aos conceitos básicos de Genética. Logo, a aplicação do jogo foi uma experiência enriquecedora e única não só para os alunos, que se divertiram e ganharam conhecimento, mas também para o aplicador por proporcionar ao mesmo a divulgação de conhecimento e a interação com alunos com outros níveis de aprendizagem.
Palavras-chave: Intervenção didática, Jogo didático, Processo ensino-aprendizagem.