65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
Avaliação da estabilidade do processo de soldagem mediante a correlação entre a corrente e a tensão utilizada num processo MAG.
Fabrício José Nóbrega Cavalcante - Departamento de Engenharia Mecânica - UFPB
José Gonçalves de Almeida - Departamento de Engenharia Mecânica - UFPB
Esdras Carvalho da Costa - Departamento de Engenharia Mecânica - UFPB
Saulo Moretti Araújo Duarte - Departamento de Engenharia Mecânica - UFPB
Ronelles de Santana Silva - Departamento de Engenharia Mecânica - UFPB
Severino Jackson Guedes de Lima - Prof. Dr./ Orientador - Departamento de Engenharia Mecânica - UFPB
INTRODUÇÃO:
A soldagem é um dos processo de fabricação mais importantes na indústria, destacando-se os que utilizam o arco elétrico como energia para junção dos materiais. Neste contexto, encontra-se o processo de soldagem com a utilização de gás de proteção da poça de fusão. Para a realização estável e satisfatória do processo, alguns parâmetros tornam-se importante, influenciando na qualidade final da junção soldada. Para o processo de soldagem MAG, a vazão do gás tem forte influência na estabilidade do processo, podendo resultar em variações no cordão de solda. A avaliação dessa influência, pode ser acompanhada através da correlação entre a tensão e a corrente em cada instante de tempo com a utilização de software específico, definindo-se, a vazão de gás que proporciona a melhor estabilidade do processo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a estabilidade do processo de soldagem MAG através da correlação entre os parâmetros de corrente e tensão utilizados no processo e influenciados pela variação da vazão do gás de proteção.
MÉTODOS:
O estudo consiste na deposição de solda emu ma chapa de aço utilizando o processo de soldagem MAG com o parâmetro de voltagem fixado e com a vazão do gás variável em dois níveis. Na pesquisa, utilizou-se chapas de aço SAE 8630 modificado com dimensões (175x210x25) mm, depositando-se a solda com eletrodo R80S D2 - ∅1,2 mm na menor dimenção citada, 25 mm. A voltagem foi fixada em 25 volts, com uma velocidade do arame utilizada de 7 m/min, velocidade de soldagem de 20 cm/min e stickout de 14 mm. Para os testes e avaliações, foram consideradas duas vazões do gás dióxido de carbono: 25 l/min e 30 l/min. Para a coleta dos dados, utilizou-se o software SAP 2.0 – IMC Soldagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para os resultados observados, verificou-se a real influência da vasão do gás na estabilidade do arco elétrico durante o processo, em função da correlação entre a corrente e a tensão utilizadas. Para a vazão do gás de 25 l/min, o processo apresentou-se de forma regular e com um arco elétrico estável. Na condição de 30 l/min de dióxido de carbono, a transferência moustrou-se instável com possíveis influências na qualidade do processo.
CONCLUSÕES:
Nas condições propostas para o processo de soldagem, verificou-se claramente a influência do gás na estabilidade do processo, conforme a correlação entre a corrente e a voltagem, uma vez que a fixação da voltagem esta diretamente relacionada a variação da corrente, uma vez que, este ultimo parâmetro apresenta-se de forma variável no processo de acordo com as condições estabelecidas e controladas. Ou seja, quanto maior a instabilidade do proceso, maior a variação da corrente. Conclui-se que, a vazão de 25 l/min proporcionou um processo mais estável, conforme dados da correlação entre a tensão e a corrente, comparando-se com a vazão de 30 l/min.
Palavras-chave: Parâmetros de soldagem, Vazão do gás, Estabilidade do processo.