65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
O USO DE DENSÍMETRO COMO FORMA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO
Paulo Roni Souza - Bolsista do PIBID - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Antonio Sirlany Felix Araujo - Bolsista do PIBID - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Nayara Costa Taveira - Bolsista do PIBID - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Marlytana Costa de Oliveira - Bolsista do PIBID - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Valdeci Ferreira Lima - Bolsista do PIBID - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
Aluísio Marques da Fonseca - Prof. Dr./Orientador - Curso de Ciências da Natureza e Matemática - UNILAB
INTRODUÇÃO:
O densímetro é um instrumento que mede a densidade dos fluidos. Baseado no princípio fundamental da hidrostática, desenvolvido por Stevin, trata do deslocamento de corpos mergulhados em água e a explicação do paradoxo da hidrostática. A pressão de um líquido independe da forma do recipiente, depende apenas da altura da coluna líquida. Considerando que todo o líquido está em repouso e utilizando-se a Segunda Lei de Newton.
Observa-se, que a pressão em qualquer ponto do fluido independe da forma do recipiente ou da porção do líquido escolhido, o fator determinante na pressão é apenas a altura da coluna de fluido escolhida. Partindo disso e da experiência na iniciação á docência, resolve-se estudar a possibilidade de uma exposição de química diferenciada com materiais de baixo custo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a densidade dos fluidos e a aceitação dos educandos quanto á realização de uma aula dinamizada.
MÉTODOS:
O estudo foi conduzido nas instalações da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), localizada no município de Redenção-CE. Colocou-se cada ramo do densímetro em dois recipientes, um deles contendo água e o outro contendo um líquido o qual se quer determinar a densidade e puxou-se o êmbolo da seringa e se mediu as alturas alcançadas pelos líquidos. Pode-se assim calcular a densidade dos líquidos.
Determinou-se primeiro a densidade do óleo em relação à água (utilizada para fazer a referência) cuja densidade é 1,0 g/cm³, encontrando 0,9 g/cm³. E depois se realizou todo o processo com os demais líquidos.
Para tais procedimentos, utilizaram-se os seguintes materiais:
Densímetro; uma pequena placa de acrílico de cerca de 10 cm x 3,5cm (pode ser obtido de um esquadro ou régua quebrada); Uma seringa de 5 ml; Mangueira 4x1mm (50 cm); Conexão tipo ''T'' (utilizada em automóveis); dois parafusos M4 x 12 mm com porcas e arruelas; dois parafusos M2,5 x 12 mm com porcas; seis presilhas plásticas e duas escalas técnicas (réguas) de 15 cm.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Obteve-se o resultado esperado, pois tal experiência despertou nos discentes interesses pela disciplina e o almejo de repassar essa metodologia para seus futuros alunos. Além disso, uma grande virtude desse instrumento é que seu material é de baixo custo e de fácil acesso. Contudo, a vantagem deste densímetro em relação aos outros densímetros comercializados é a possibilidade de determinar a densidade de qualquer líquido sem utilizar a água como referência desde que se conheça a densidade de um deles.
CONCLUSÕES:
Apesar da simplicidade aparente do instrumento, é possível obter resultados bastante precisos. E quanto mais fina for a escala, maior será a sua precisão.
Palavras-chave: Densímetro, Imiscíveis, Hidrostática.