65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – O ESTUDO DE TEMAS ATUAIS E OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO OFICIAL.
Ana Beatriz Brandão de Araújo - Depto. de Educação - URCA
Maria Jania Dias Leite - Depto. de Ciências Sociais - URCA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende discutir alguns práticas e resultados sobre a proposta de trabalho com Projetos na Educação Infantil, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Educar SESC, aliado ao estudo de temas atuais, juntamente com os conteúdos do currículo oficial.
Posto assim, o projeto envolveu diferentes estratégias, planejadas para alcançar um determinado produto final, mas que proporcionaram a exploração de interesses que surgiram, abordando uma quantidade maior de conteúdos, sem que perdesse o objetivo inicial. Assim tornou-se crucial a avaliação continua das necessidades da turma, e da equipe pedagógica, diante do trabalho realizado e dos resultados conquistados, medindo as proporções destas modificações para educando e educadores, para enfim poder precisar e obter um melhor direcionamento do planejamento e das ações que foram realizadas com eles.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propor a reflexão no sentido de que: o estudo de conteúdos abordados em projetos, subentende-se a um aprofundamento do tema de forma mais intensificada e contextualizada, logo, é necessário proporcionar atividades que trabalhem as dificuldades das crianças, e que possam se adequar às necessidades heterogêneas de uma determinada classe.
MÉTODOS:
Os encaminhamentos de um projeto podem incluir observação direta, entrevistas a pessoas e/ou especialistas, coleta de materiais, representação de observações, registro de ideias, de memórias, de emoções, de imagens, documentando a aquisição dos novos conhecimentos. Observando estes aspectos advém a necessidade de: na organização do currículo, entender e contemplar as disciplinas, na forma mais ampla e inteira, evitando as fragmentações, para articulá-los aos conteúdos centrais.
Atendendo as estas especificidades é possível demonstrar através deste estudo, o acompanhamento realizado pela coordenação pedagógica da EEIEF Educar SESC, no tocante às discussões e debates que se seguiram na equipe, para visualizar o enlace de conteúdos, objetivos, estratégias para as atividades, diante do conhecimento dos professores em relação ao objeto de estudo e a sua turma.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Essas propostas de projetos podem ou não ser assuntos do convívio social dos alunos, no entanto, ao se exemplificar, explorar e vivenciar expõe-se o tema para a familiaridade da turma, o que contribuiu para uma melhor compreensão da sequência do trabalho.
Neste sentido houve o surgimento de questionamentos que possibilitaram uma investigação por parte dos professores, posto que as crianças incentivadas se envolveram ao ponto de assumirem iniciativas, relacionadas aos encaminhamentos, do que desejavam saber.
Essas reflexões vão de encontro com os problemas enfrentados por muitos professores, que não conseguem administrar todos os conteúdos do livro didático, acrescidos dos conhecimentos atuais, das questões regionais, dos interesses dos alunos etc, assim como, outros fatores escolares que constituem obstáculos à aprendizagem e ao aproveitamento. Em vista disso, o trabalho com projetos pôde contribuir com a articulação destas diferentes situações, além de ser uma forma de associar a aprendizagem experiencial extra-escolar dos alunos, com os conteúdos do currículo oficial.
CONCLUSÕES:
Através deste trabalho observamos, enquanto equipe pedagógica, um melhor cumprimento do papel da escola, como de fonte de conhecimento sistematizado. Esta deve contribuir para a formação do cidadão, por meio de um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos, competências, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade. Propiciando desde pequenos as circunstâncias em que possam viver situações de deveres e diretos de cidadão, respeitando suas capacidades cognitivas e físicas, nas ações do ambiente escolar.
Em contra partida, para alguns professores e a comunidade escolar, essas responsabilidades trazem algumas “complicações”, e muitas vezes há interpretações errôneas dessas ações, causando uma sobrecarga de trabalho aos professores já que eles precisarão apresentar resultados satisfatórios de acordo com as instituições nas quais atuam.
Pensar em uma proposta pedagógica, com projetos que possam enfim suprir a necessidade dos alunos implica inevitavelmente em questionar o trabalho e a sua organização, nesta perspectiva há que se rever principalmente, a prática docente e a abordagem dos conteúdos.
Palavras-chave: Projeto, Novas perspectivas, Prática pedagógica.