65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
INVENTÁRIO DAS PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELA COMUNIDADE RURAL PAQUETÁ II, SUSSUAPARA – PI
MIRELLA DE SOUSA BARROS - Depto. Ciências Biológicas-UFPI
AMALIA IBIAPINO MOURA - Depto. Ciências Biológicas-UFPI
EVA MARIA DE CARVALHO - Depto. Ciências Biológicas-UFPI
TÁSSIO MARCÍLIO FRANCISCO GOMES - Biólogo
LUCILENE LIMA DOS SANTOS - Profa. Dra. - Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
MARIA CAROLINA DE ABREU - Profa. Dra./Orientadora- Universidade Federal do Piauí UFPI
INTRODUÇÃO:
O uso e conhecimento de plantas para tratamento, cura e prevenção de doenças é uma das mais antigas formas de prática da medicina. O conhecimento sobre plantas medicinais simboliza muitas vezes o único recurso terapêutico de muitas comunidades e grupos étnicos. É bastante comum nas comunidades tradicionais, a prescrição das plantas medicinais mesmo não sendo conhecidos seus constituintes químicos. Estes hábitos são arriscados, pois apesar de muitas plantas serem úteis algumas contém substâncias que exercem efeitos adversos. Portanto uma mesma planta pode apresentar tanto ação terapêutica quanto ação tóxica, a distinção entre as substâncias medicamentosas e tóxicas existe somente na dosagem, na finalidade e modo de preparo.
A conservação e preservação da biodiversidade da flora medicinal são fundamentais, pois estas plantas apresentam um potencial genético muito eficaz para o desenvolvimento de novas drogas e são utilizadas como acesso primário à saúde para muitas comunidades. Plantas medicinais amplamente difundidas apresentam nomes vernaculares diferentes para cada região, o que pode causar transtornos quanto à diferença em termos científicos visto que o mesmo nome vernacular pode aplicar-se a diferentes espécies as quais podem apresentar diferentes propriedades farmacológicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar um inventário das plantas medicinais utilizadas pela comunidade Paquetá II município de Sussuapara-PI observando o conhecimento etnobotânico, das plantas medicinais da Caatinga, por esta comunidade. Como também enfatizar a importância e utilidade deste recurso para a comunidade local, a fim de estabelecer estratégias que favoreçam a manutenção do mesmo.
MÉTODOS:
O município de Sussuapara, localizado a sudeste do estado Piauí, apresenta vegetação predominantemente xerófila arbustiva densa alta, pouco conhecida e discutida, que tem ocorrência no semiárido do nordeste brasileiro, com solos arenosos da bacia do rio Parnaíba, estado do Piauí. A população local cultiva o arroz nas proximidades de suas casas, e também há criação de bovinos, onde a vegetação dessa localidade está sendo devastada de maneira progressiva para a agricultura e pecuária extensiva. O estudo foi executado na comunidade Paquetá II (“7º 08’ 05” - 6º 52’37” S, 41º 32’ 05”- 41º 13’ 15”W, altitude de 240 m), que fica as margens da PI-407, no município de Sussuapara. Os informantes da amostra foram escolhidos aleatoriamente do universo geral da comunidade. As entrevistas foram aplicadas a 34 informantes adultos, todas as plantas citadas pelos informantes foram coletadas e o material botânico foi herborizado para a preparação de exsicatas, A identificação das espécies foi realizada no Laboratório de Botânica da UFPI (CSHNB/Picos), com o auxílio de chaves para identificação e bibliografias especializadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As 34 entrevistas realizadas na comunidade Paquetá II no município de Sussuapara resultaram na citação de 73 plantas, destas pode-se inventariar 40 espécies botânicas pertencentes a 25 famílias. As espécies coletadas foram herborizadas e as exsicatas estão registradas na coleção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e as duplicatas serão registradas no acervo Herbário Graziela Barroso (TEPB).
Dentre as famílias que apresentaram o maior número de espécies Fabaceae e Lamiaceae destacaram-se com quatro espécies. Fabaceae: Amburana cearensis (Allemão) A.C. Sm., Hymenaea courbaril L., Libidibia ferrea (Mart. Ex Tul.) L.P.Queiroz e Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P.Queiroz. Lamiaceae: Hyptis mutabilis (Rich.) Briq., Mentha × piperita L., Mentha L. e Plectranthus ornatus Codd. Dentre as famílias com três espécies destacam-se: Passifloraceae, Rutaceae e Verbenaceae. Passifloraceae: Passiflora edulis Sims, Turnera subulata Sm. e Turnera ulmifolia L. Rutaceae: Citrus aurantium L., Citrus limon (L.) Osbeck e Citrus L., e Verbenaceae: Lippia alba (Mill.) N.E. Br. ex Britton & P. Wilson, Lippia gracilis Schauer e Lippia microphylla Cham.
CONCLUSÕES:
O conjunto de resultados obtidos nos permitiu visualizar a diversidade de plantas medicinais encontradas na comunidade Paquetá II no município de Sussuapara PI. Possibilitando averiguar e corrigir informações relacionadas à identidade científica inadequada destas plantas, conhecer a influência e importância destas plantas para esta comunidade bem como indicar estratégias que evitem a perda do conhecimento. Além disso, estes resultados podem colaborar positivamente em pesquisas na área farmacológica.
Palavras-chave: etnobotânica, conecimento popular, plantas.