65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
APRENDENDO QUÍMICA DE FORMA INTERATIVA COM O AUXÍLIO DE UMA LOUSA MAGNÉTICA
Jamylles Soares da Silva - Curso de Licenciatura em Química - Bolsista PIBID – IFPB / Campus João Pessoa
Edna Pessoa da Costa - Curso de Licenciatura em Química – Bolsista PIBID - IFPB/ Campus João Pessoa
João Marcos Gomes de Oliveira Ferreira - Graduado no Curso de Licenciatura em Química – IFPB / Campus João Pessoa
Sérgio Ricardo Bezerra dos Santos - Curso de Lic. em Química – Coordenador PIBID - IFPB / Campus João Pessoa
Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos - Curso de Lic. em Química – Coordenadora PIBID - IFPB / Campus João Pessoa
Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo - Curso de Lic. em Química – Coordenador PIBID - IFPB / Campus João Pessoa
INTRODUÇÃO:
Diante dos avanços contemporâneos é necessário que a educação também acompanhe esse ritmo e para estimular, desenvolver e igualar o ensino de química nas instituições públicas, faz-se necessário utilizar recursos que desenvolvam a aptidão dos alunos no entendimento e resolução dos assuntos abordados em sala. Para obtermos melhorias concretas, Saviani nos fala sobre retomar vigorosamente a luta contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino das camadas populares (SAVIANI, 2009). Para isso foi criado uma lousa magnética com os níveis eletrônicos desenhados, que simulam as camadas eletrônicas dos átomos, para que os alunos possam sair da abstração total inerente a esse assunto e possam interagir de forma eficaz, uma vez que, a manipulação da ferramenta, facilita a construção do raciocínio para se chegar ao resultado final, mostrando crescimento no rendimento dos alunos na compreensão e interpretação desse assunto. Esse crescimento foi constatado pela facilidade dos alunos na resolução de questões posteriores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Através da lousa magnética tornar a compreensão dos conceitos: propriedades periódicas, formação de íons, distribuição eletrônica e ligações químicas eficaz, para que os alunos sejam capazes de reconhecer todas as particularidades e aspectos necessários para a aprendizagem desses conceitos, superando as dificuldades inerentes do elevado índice de abstração desses conteúdos.
MÉTODOS:
Inicialmente os alunos participaram de aulas em sala e no laboratório onde foram trabalhados diversos conteúdos como: propriedades periódicas dos elementos químicos, formação de cátions e ânions, distribuição eletrônica em níveis de energia e ligações químicas e durante estas aulas os alunos responderam a exercícios em sala, com a finalidade de dirimir possíveis dúvidas a respeito dos assuntos estudados. Buscando uma ferramenta diferenciada para avaliar a aprendizagem significativa da turma foi confeccionado um kit composto por uma lousa magnética e esferas representando elétrons, prótons e nêutrons, para isto foram utilizados materiais reciclados e de baixo custo. A lousa foi confeccionada utilizando-se uma placa de zinco com moldura de madeira de demolição e as esferas foram reaproveitadas de desodorantes roll-on, nas quais foram colados pedaços de folhas imantadas. Conforme o conteúdo abordado a lousa e as esferas possibilitam diversas representações, sendo o kit aplicado nas turmas do 1º ano da EEEM Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira, onde cada turma foi dividida em grupos de seis alunos e a cada rodada os grupos respondiam a uma pergunta utilizando a lousa magnética.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As perguntas tinham como objetivo avaliar o nível de compreensão que os alunos adquiriram e se eles conseguiam estabelecer relações entre os diversos conceitos estudados. As perguntas eram do tipo: “O Lítio, o vanádio e a platina apresentam raios atômicos diferentes, qual deles apresenta a maior energia de ionização? Justifique sua resposta representando a estrutura atômica no quadro magnético.” O grupo se reunia e elaborava a resposta da forma que julgava mais adequada. A lousa magnética foi pintada de preto, passando para o aluno a ideia do grande espaço vazio existente entre núcleo e elétrons, estes foram pintados de amarelo, enquanto que os prótons eram vermelhos e os nêutrons azuis. Esta representatividade possibilitou uma forma divertida, simples e diferente da vivenciada anteriormente pelo aluno, restringida a quadro e giz. Inicialmente os alunos ficaram um pouco inseguros, mas à medida que a atividade foi se desenvolvendo a turma foi se empolgando e perguntando cada vez mais, muitas dúvidas foram tiradas e esclarecimentos foram realizados.
CONCLUSÕES:
Alguns livros didáticos trazem os assuntos abordados de forma fragmentada, o que leva o aluno a não compreender os conceitos químicos em sua totalidade, a química consiste não apenas de alguns conceitos paralelos, mais sim de uma teia complexa que interliga e transpassa todos os conhecimentos químicos, de forma que é impossível compreender um sem que se estabeleça relação com o outro. A utilização da lousa magnética na construção da aprendizagem significativa possibilita ao aluno refletir a respeito das relações existentes entre os diversos conceitos estudados em sala de aula, possibilita a ele externar suas dúvidas e tirar suas próprias conclusões de forma descontraída e dinâmica. Aulas muito teóricas se tornam cansativas e desestimuladoras, a utilização de um kit didático como esse traz para o aluno a possibilidade de interagir com o professor e com os demais colegas a medida que ele se dispõe a responder problemas e buscar respostas adequadas às problematizações propostas. Essa atividade nos permitiu vivenciar a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do cumprimento de regras e normas estabelecidas no decorrer do despertar lúdico, e principalmente do aprendizado.
Palavras-chave: Camadas eletrônicas, Ferramenta, Kit didático.