65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
O USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS EM RÁDIO COMO ESTRATÉGIA DA EDUCOMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Juliana da Rocha Cabral - Depto.de Enfermagem - UFPE
Thaízy de Moraes Ramos - Depto.de Enfermagem - UFPE
Amanda Araújo das Mercês - Depto.de Enfermagem - UFPE
Luana Maria Lopes de Oliveira - Depto.de Enfermagem - UFPE
Ricardo Alexandre Amaral Muniz - Depto.de Enfermagem - UFPE
Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Enfermagem – UFPE
INTRODUÇÃO:
Educomunicação é um campo de pesquisa, de reflexão e de intervenção social, formando opiniões críticas dos indivíduos envolvidos. A utilização da educomunicação em saúde amplia as finalidades do processo, contribuindo com a divulgação de informações, realização de mudanças de hábitos e promoção da saúde da população. Além disso, a comunicação serve de fundamento para a educação em saúde a fim de alcançar seu objetivo do cuidar, como proposto nas ações do profissional de Enfermagem e, o rádio é um grande aliado nessa tarefa visto seu poder de alcance em massa já comprovado historicamente. A pesquisa desenvolvida visa o fortalecimento da utilização de uma estratégia tecnológica como recurso inovador para promoção de educação em saúde para a sociedade, considerando a natureza educativa das ciências da enfermagem e seus respectivos pressupostos. Verifica-se o compromisso dos futuros profissionais de Enfermagem com a causa da educação em saúde, sua função destacável no processo educativo e o dever de aplicar seus conhecimentos em benefício de uma população que carece de informações para poder cuidar de sua saúde de maneira mais satisfatória.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimular a promoção de um cuidado inovador em Enfermagem voltados para a aplicabilidade de orientações radiofônicas em saúde.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo, exploratório. A pesquisa integra alunos de graduação e pós-graduação sensibilizando-os para a importância de se utilizar os recursos midiáticos como estratégia educativa em saúde além de, estimular a promoção de comunicadores em saúde a partir de seu ambiente acadêmico. Os encontros aconteceram no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2013, promovidos por docentes de enfermagem e um jornalista, moderador da atividade, com a participação dos discentes de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto foram realizadas 21 oficinas de rádio com o intuito de capacitar 20 acadêmicos para o cuidar inovador em Enfermagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Inicialmente, percebeu-se a necessidade de estabelecer um grupo de pesquisa em Comunicação e Educação em Saúde, vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. O grupo surgiu como uma necessidade de aprimorar os conhecimentos relacionados à comunicação e educação em saúde. Os encontros realizaram-se semanalmente e contaram com a discussão de artigos, formação dos estudantes envolvidos para a produção radiofônica e monitoramento das ações do projeto. Diante da sequência das oficinas, optou-se em estimular a possibilidade de elaboração de uma mídia própria e significativa pelos estudantes de Enfermagem em seu ambiente acadêmico. Foi criado o “Enfermagem Falando em Saúde”, uma mídia em Rádio que transmite assuntos de saúde. Esta estratégia visa transformar jovens receptores ativos em comunicadores criativos favorecendo novas perspectivas de atuação e conhecimento. Nessa direção verifica-se a possibilidade de estabelecer uma nova competência já na graduação para atender às demandas sociais de ações educativas em saúde.
CONCLUSÕES:
Trabalhar a temática do uso dos recursos midiáticos como estratégia do cuidar em Saúde com acadêmicos de enfermagem permitiu direcionar questões enriquecedoras. Os alunos expuseram suas opiniões acerca do assunto em estudo, permitindo assim reflexões sobre atividades no processo de prevenção e promoção da saúde a partir de uma mídia de fácil acesso, como o rádio. Além disso, foi possível possibilitar uma sensibilização no graduando de enfermagem em relação à construção de novas propostas educativas para o cuidado em enfermagem através de ações de Comunicação e Educação em Saúde, possibilitando perspectivas inovadoras de atuação para os profissionais de enfermagem. As atividades permitiram uma visão diferenciada e uma maior compreensão sobre o assunto por acadêmicos de Enfermagem, contribuindo de forma positiva na consolidação e construção conjunta de novos conhecimentos.
Palavras-chave: Rádio, Comunicação em Saúde, Educação em Saúde.