65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DAS ÁGUAS DO RIO GUARIBAS, ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE PICOS-PI
Flávia Nycaelle Leal Costa - Curso de Ciências Biológicas UFPI/CSHNB
Otávia Caracas Câmara - Mestranda Meio Ambiente e Desenvolvimento PRODEMA -TROPEN/UFPI
Ana Carolina Landim Pacheco - Profª Drª. - Curso de Ciências Biológicas UFPI/CSHNB
Paulo Michel Pinheiro Ferreira - Prof. Dr. - Curso de Ciências Biológicas UFPI/CSHNB
Maria Carolina de Abreu - Profª. Drª./ Orientadora - Curso de Ciências Biológicas UFPI/CSHNB
INTRODUÇÃO:
A água constitui um elemento imprescindível à existência do ser humano. Utilizada para diversas finalidades, como abastecimento doméstico, irrigação, geração de energia, nas últimas décadas os recursos hídricos estão sendo cada vez mais disputados, tanto em quantidade quanto em qualidade, principalmente em razão do crescimento demográfico e do desenvolvimento econômico.
No Brasil, o problema não está na quantidade de água disponível, mas sim na qualidade desta, havendo a necessidade de um manejo adequado dos recursos hídricos, de forma a garantir água na quantidade e na qualidade desejáveis aos seus múltiplos usos .
Embora seja um elemento essencial à vida, a água também pode trazer riscos à saúde se for de má qualidade, servindo de veículo para vários agentes biológicos e químicos.Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 80% das doenças nos países em desenvolvimento são causadas por água contaminada.Muitas doenças atribuídas à água poderiam ser diminuídas com saneamento básico e conscientização da população de forma a disponibilizar água com qualidade para o consumo e outros usos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Comparar os parâmetros físico-químicos e microbiológicos de diferentes pontos de coleta no leito do Rio Guaribas no perímetro urbano do município de Picos-PI.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no leito do rio Guaribas em sua passagem pelo município de Picos, nos períodos seco e chuvoso. O Rio Guaribas compreende uma extensão de 47 km entre as coordenadas geográficas 07°04’37” de latitude sul e uma longitude de 41°28’01” oeste, desaguando no rio Itaim. Foram selecionados três pontos de coleta na Zona Urbana de Picos, o ponto 0 (P-0) no Bairro Ipueiras menor índice populacional (07°01995’S – 41°24584’W), o ponto 1 (P-1) no bairro Boa Sorte malha urbana (07°05298’S – 41°27957’W) e o ponto 2 (P-2) no bairro Canto da Várzea final da malha urbana (07°05828’S – 41°28955’W). Nestes pontos a água foi coletada de forma simples, a uma profundidade de aproximadamente 25 cm a partir da superfície. Em campo foram aferidas as determinantes de temperatura e pH, os demais parâmetros físico-químicos (turbidez, dureza, ferro, alumínio, amônia) e bacteriológicos foram analisados em laboratório procurando classificar a qualidade da água do rio conforme a Resolução CONAMA 357/05. As técnicas analíticas utilizadas, foram preconizadas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No período de seca P-0 e P-1 apresentaram turbidez 1,64 UNT, enquanto P-2 apresentou um índice maior 19,8UNT enquanto no período chuvoso a turbidez variou, P-0 (8,5UNT), P-1 (7,2 UNT) e P-2 (9,99 UNT) essas diferenças entre os valores podem ser explicados pelo aumento de carregamento de partículas no período chuvoso. Altos valores de turbidez reduzem a taxa de fotossíntese da vegetação submersa impedindo a penetração da luz. Quanto ao pH os maiores índices foram encontrados no P-2 (8,0) tanto no período seco como no chuvoso indicando a alcalinidade da água neste ponto em plena malha urbana. Alumínio foi encontrado em todos os pontos de coleta em ambos períodos e o ferro apresentou valores crescentes no período seco, e maiores que os valores do período chuvoso. A presença de ferro e alumínio demonstra a contaminação das águas por metais pesados. Quanto à dureza no período seco apresentaram menores valores que no período chuvoso. No que diz respeito às analises microbiológicas somente P-0 no período seco apresentou ausência de Escherichia coli nos demais pontos amostrados a presença desta bactéria é um indicativo da presença de poluentes orgânicos evidenciando a contaminação do rio.
CONCLUSÕES:
Segundo as análises realizadas pelo monitoramento do rio Guaribas os índices de contaminação são predominantes no P-2. Este rio é denominado como um rio pertencente a classe 3 segundo a Resolução CONAMA n° 357 de março de 2005 desta forma a recomendação é para o uso destas águas para abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado, à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras, à pesca amadora à recreação de contato secundário e à dessedentação de animais. Para que isso aconteça o rio deve passar pelo um enquadramento onde a população juntamente com técnicos avaliar as condições e necessidade para o tratamento e uso.
Palavras-chave: qualidade de água, contaminação, monitoramento.