65ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética |
O ENSINO DE GENÉTICA COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ALTERNATIVA |
Vanessa Campos da Silva - Curso Ciências Biológicas- Licenciatura – CESC/UEMA Paula Regina Pereira Martins - Curso Ciências Biológicas- Licenciatura – CESC/UEMA Marcia de Jesus Oliveira - Curso Ciências Biológicas- Licenciatura – CESC/UEMA Elmary da Costa Fraga - Prof. Dr./ Co-orientador - Dpto de Química e Biologia – CESC/UEMA Maria Claudene Barros - Profª. Dra./ Orientadora - Dpto de Química e Biologia – CESC/UEMA |
INTRODUÇÃO: |
Nas últimas décadas a Genética e a Biologia Molecular se tornaram assunto do dia-a-dia nos meios de comunicação. Células tronco, clonagem de organismos, terapia gênica, organismos transgênicos, são termos que estão se tornando comuns e geralmente não são entendidos. A escola deveria ser o lugar onde esses assuntos poderiam ser apresentados e tratados de modo sistematizado, no entanto isto normalmente não acontece. As pesquisas têm mostrados que os alunos têm dificuldade em relacionar termos como DNA, cromossomos, genes, genoma, etc. No entanto compreender como estes termos se interrelacionam é fundamental para o entendimento dos fenômenos biológicos em que participam. Estudos têm demonstrado que, quando o professor toma uma postura metodologia puramente conceitual os alunos tem mais dificuldades em compreender os processos biológicos. Nesse contexto, foi desenvolvido este trabalho objetivando avaliar a influência da metodologia lúdica e materiais concretos na assimilação dos conteúdos de genética básica. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Promover a difusão e popularização da Genética através de uma metodologia de ensino alternativa a fim de maximizar a aprendizagem no campo da genética. |
MÉTODOS: |
Este trabalho foi desenvolvido com a participação de 18 alunos do 3º ano do Centro de Ensino Aluízio Azevedo, durante o segundo semestre de 2012, através de encontros nas quintas consecutivas no laboratório da escola. Como primeira atividade os alunos responderam a um questionário que teve como objetivo verificar o nível de conhecimento destes em referencia aos temas básicos de genética. Para análise dos dados utilizou-se o seguinte critério: alunos que tiveram acertos a partir de 50% foram avaliados como bom desempenho e abaixo de 50% foram considerados com desempenho insuficiente. Foram realizadas diversas atividades a fim de maximizar o processo ensino aprendizagem na área de genética, entre elas: 1° e 2° Lei de Mendel com a utilização de um jogo com o quadro de punnett; Ciclo Celular utilizando massa de modelar; Estrutura dos cromossomos, utilizando canudos para evidenciar os locus gênicos e cartas de baralhos para evidenciar o crossing over; Estrutura do DNA com o uso de jujubas; show do milhão através de um jogo no computador; Extração do DNA do morango, visita dos alunos ao laboratório de Genética e Biologia Molecular – GENBIMOL do CES/UEMA. Ao final do semestre os alunos foram ressubmetidos ao questionário utilizando o mesmo critério avaliativo. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
O questionário aplicado na etapa inicial do projeto, antes do desenvolvimento das atividades práticas envolvendo a metodologia lúdica e materiais concretos, revelou que a maior parte dos alunos (66,67%) obteve um desempenho abaixo da média esperada (50% do questionário). Por outro lado o questionário aplicado no final do semestre, após as atividades, mostrou que 87,5% acertaram acima de 50%, com isso verifica-se a eficácia da metodologia alternativa para o processo ensino aprendizagem, esse dados estão de acordo com vários autores que realizaram também estudos utilizando o lúdico como ferramenta de ensino e jogos como elementos motivadores e facilitadores do processo ensino e aprendizagem. Foi observado ainda que a aplicação de atividades lúdicas levou a uma interação e cooperação proporcionando com isso o estreitamento de laços tanto na relação aluno-aluno como aluno-professor. |
CONCLUSÕES: |
O desenvolvimento das atividades lúdicas funcionou como ação facilitadora do processo ensino-aprendizagem de genética em escola do ensino médio em Caxias/MA. A partir dessas atividades os alunos conseguiram, de maneira participativa, compreender conceitos básicos de genética. |
Palavras-chave: Atividades Lúdicas, Ensino, Genética. |