65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE PEIXES DA FAMÍLIA PIMELODIDAE (SILURIFORMES) DE OCORRÊNCIA NA BACIA DO RIO ITAPECURU/MA
Daniel Limeira Filho - Curso de Ciências Biológicas – CESC/UEMA
Maria Claudene Barros - Profª Dra./ Co-Orientadora – Depto. de Química e Biologia– CESC/UEMA
Elmary da Costa Fraga - Profº Dr./ Orientador - Depto. de Química e Biologia– CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
Atualmente vários estudos propõem a utilização de sequências do gene mitocondrial Citocromo Oxidase Subunidade I (COI) como um sistema “bioidentificador” universal denominado DNA barcoding. O uso do código de Barras do DNA tem sido bastante utilizado na identificação de espécies como apoio à taxonomia tradicional, especialmente na detecção de espécies crípticas. A família Pimelodidae pertence à ordem Siluriformes e inclui 29 gêneros e 93 espécies conhecidas popularmente como bagres, pintados, surubins e jaús. Os representantes dessa família encontram-se amplamente distribuídos em toda região Neotropical e apresentam como principal característica externa a ausência de escamas, tendo seu corpo coberto apenas por pele. Possuem uma grande diversidade de formas e tamanhos sendo explorados na pesca comercial e na piscicultura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Considerando-se o bom desempenho do DNA barcoding em identificar e discriminar espécies de animais, o presente estudo teve como objetivo identificar molecularmente os peixes da família Pimelodidae (Siluriformes) do rio Itapecuru/MA utilizando sequências do gene COI.
MÉTODOS:
Os espécimes foram obtidos a partir de coletas no rio Itapecuru/MA utilizando redes de arrasto, malhadeiras e tarrafas. A identificação morfológica foi confirmada por especialistas e os testemunhos depositados na coleção Zoológica do Museu de Zoologia da USP/MZUSP. O DNA total foi extraído das amostras de tecido muscular empregando-se o protocolo de fenol-clorofórmio e a amplificação do gene COI foi realizada através da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). O produto da PCR foi sequenciado em sequenciador automático (ABI PRISM 3.500). A edição, alinhamento e análise dos dados foram realizados através dos programas BIOEDIT, DnaSP, MEGA 5 e utilizou-se a plataforma bioinformática BOLD Systems para comparação das sequências geradas. Uma sequência adicional proveniente do Genbank de Corydoras nattereri_JN988821 da família Callichthyidae foi utilizada como grupo externo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Um total de 19 espécimes pertencentes a quatro espécies da família Pimelodidae foram sequenciados: Pimelodus ornatus (Kner, 1857), Pimelodus blochii (Valenciennes, 1840), Pseudoplatystoma cf. punctifer (Castelnau, 1855) e Sorubim lima (Bloch & Schneider, 1801). Um fragmento de 660 pb do gene COI foi obtido para os espécimes estudados, revelando 504 sítios conservados e 156 variáveis. A composição média de nucleotídeos foi de 45,6% para C+G e 54,4% para A+T, percentual similar foi encontrado no trabalho de Henriques (2010). A árvore filogenética baseada no método de agrupamento de vizinhos (NJ), utilizando o modelo K2P, revelou a formação de clados fortemente suportados para cada táxon (100% de bootstrap). A divergência intraespecífica foi de 0%, a maior divergência interespecífica foi de 20% entre S. lima e P. ornatus e os menores variaram de 12 a 13% entre S. lima e P. cf. punctifer. Segundo Hebert et al. (2003) a divergência interespecífica é mais elevada que a intraespecífica. A comparação dos dados na plataforma BOLD Systems mostrou um percentual de similaridade de: 86,51% para P. maculatus, 97,61% para P. blochii, 98,87% para P. fasciatum e 90,21% para P. corruscans respectivamente.
CONCLUSÕES:
Os valores de similaridade encontrados na comparação das sequências confirmaram a identificação morfológica do táxon P. blochii e revela que P. cf. punctifer pertence à espécie P. fasciatum.
Palavras-chave: DNA Mitocondrial, Barcode, Bagres.