65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
AVALIAÇÃO DA DENSIDADE BÁSICA E RETRATIBILIDADE DE CINCO ESPÉCIES FLORESTAIS COLONIZADAS POR FUNGOS XILÓFILOS NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO, ACRE, BRASIL
Adriana Ferreira Moreira - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Rossicléia Ferreira Campos - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Edivan Lima de Oliveira - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Renato Silva de Lima - Engenharia Florestal, Universidade Federal do Acre.
Nei Sebastião Braga Gomes - Prof.Dr./Orientador-Universidade Federal do Acre.
Sandra Albuquerque Lima Ribeiro - Profa.Ms./Orientadora-Universidade Federal do Acre.
INTRODUÇÃO:
Conhecer as propriedades físicas das madeiras é de grande importância para que se possa definir adequadamente suas aplicações e dimensionar, com segurança, peças que serão utilizadas em uma estrutura. Por ser um material de origem orgânica, a madeira está sujeita ao ataque de organismos deterioradores nas mais variadas condições. Dentre estes organismos, os fungos xilófilos se destacam por está entre os maiores causadores da degradação, afetando diretamente as propriedades físicas e comprometendo sua resistência mecânica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi avaliar a densidade básica e a retratibilidade de cinco espécies florestais colonizadas por fungos xilófilos após exposição em um ambiente de floresta secundária.
MÉTODOS:
Para o presente estudo foram utilizadas madeiras de cinco espécies florestais: Eschweilera odorata (Poepp.) Miers (castanharana), Peltogyne sp. (roxinho), Dinizia excelsa (Ducke) (angelim), Amburana acreana (Ducke) A. C. Sm (cerejeira) e Cedrela odorata L. (cedro). As madeiras foram confeccionadas em corpos de provas com dimensões de 5 x 3 x 2 cm nos planos longitudinal, tangencial e radial respectivamente. Inicialmente foram realizados os ensaios de densidade básica e retratibilidade de acordo com a NBR 7190 (1997). Em seguida os corpos de provas foram dispostos ao acaso em plataformas instaladas em uma área de floresta secundária, com clima do tipo equatorial, quente e úmido, para a colonização dos fungos. Decorrido o período de 120 dias em campo e constatado o ataque dos fungos, foram realizados novamente os ensaios de densidade básica e retratibilidade. Para a comparação das médias foi utilizado o Teste de Tukei a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a análise estatística, houve diferença significativa entre as médias de densidade básica avaliada antes e após a colonização dos fungos apenas para as espécies E. odorata, Peltogyne sp e A.acreana, sendo a perda de massa maior para a espécie A.acreana seguida da E. odorata. A diferença na retração tangencial foi significativa para A. acreana e C. odorata. Já a retração radial diferiu significativamente apenas para D. excelsa e C. odorata. A espécie florestal C. odorata apesar de não ter apresentado perda de massa significativa, sofreu alteração em relação a retração tanto no plano tangencial quanto no radial. A atuação dos fungos xilófilos modificam as propriedades físicas da madeira. Todavia as madeiras apresentam características particulares que são variáveis de espécies para espécies, entre indivíduos de uma mesma espécie e até dentro da mesma árvore. Essas características fazem com que as espécies florestais sofram alterações de maneira diversa em suas resistências e propriedades.
CONCLUSÕES:
A presença dos fungos durante o período de quatro meses interferiu na densidade das madeiras de E. odorata, Peltogyne sp e A.acreana. Também na contração tangencial de A. acreana e C. odorata e na contração radial de D. excelsa e C. odorata.
Palavras-chave: Madeira., Fungos., Propriedades..