65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
Monitoramento do Furacão Sandy a partir da estação de recepção de imagens RRS
Allysson Moura da Silva - Depto. de Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança - IFPE
Clériston Silva dos Anjos - Depto. de Tecnologia Rural - UFRPE
Arthur Lourenço de Melo - Depto. de Tecnologia Rural - UFRPE
Daniel Melo Andrade - Depto. de Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança - IFPE
Cássia Albuquerque Bernardo - Depto. de Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança - IFPE
Hernande Pereira da Silva - Prof. D. Sc./Depto. de Tecnologia Rural - UFRPE/ IFPE
INTRODUÇÃO:
Por meio do Sensoriamento Remoto é possível realizar estudos climáticos, monitorar desastres naturais, realizar cálculos de índices de vegetação, identificar pontos de desertificação, realizar monitoramentos da seca, obter a identificação e mapeamento de áreas degradadas e desastres naturais, do uso e ocupação do solo, biodiversidade e unidades de conservação, incêndios florestais, manejo florestal, zoneamento e acompanhamento da zona econômica exclusiva (ZEE), monitoramento da poluição e gases do efeito estufa, hidrologia e oceanografia, gerar cartas da temperatura da superfície do ar, do vigor da vegetação, da instabilidade atmosférica e da quantidade de emissão de aerossóis, além de outros gases poluentes (Pereira da Silva, 2009).
Com os avanços tecnológicos, a European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT) e a Agência Espacial Europeia (ESA) iniciaram em 2002 o lançamento da segunda geração de satélites, entre eles o METEOSAT 8. Este satélite geoestacionário possui dois sensores: SEVIRI - (Spinning Enhanced Visible and Infrared Imager) e GERB - (Geoestacionary Earth Radiation Budget), e abrange a porção tropical e equatorial do Atlântico Sul. Com isso, foi possível registrar em tempo real a passagem do Furacão Sandy antes de atingir a costa leste dos Estados Unidos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho visa apresentar as imagens do Furacão Sandy captadas pelo Satélite METEOSAT 8, na Estação de Recepção de Imagens (RRS) do GEOSERE/UFRPE, além das funções e aplicabilidades do satélite
MÉTODOS:
O SEVIRI opera em 12 canais espectrais, nas regiões do visível, infravermelho próximo e infravermelho termal. É capaz de obter imagens meteorológicas a cada 15 minutos em modo nominal ou em 5 minutos em modo rápido, além de oferecer dados com maior precisão para alimentar os modelos numéricos de previsão do tempo, quando comparado ao seu antecessor (MVIRI) que possuía uma resolução espectral de 30 minutos. Com isso, é possível a aquisição de até 96 imagens por dia. Seu outro sensor, o GERB, possui aplicação na área de climatologia, na área de balanço de radiação. Oferece dados da radiação solar refletida e radiação termal emitida pela terra e atmosfera.
As imagens foram obtidas pelo Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GEOSERE), na Recife Receiving Station (RRS), no Departamento de Tecnologia Rural (DTR) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o qual tem parceria com a Agência Aeroespacial Alemã, DLR, que possui uma larga experiência em estações de recepção de dados via satélite, avaliação e geração de produtos, enviando técnicos na área para concluir a instalação da antena receptora de imagens do Satélite, que possui 2,4 metros de altura, instalada a uma angulação de 78,9°.
O sistema de recepção de dados da RRS faz uso do serviço EUMETCast. O software de recepção é o Tellicast Client,que gerencia o armazenamento em disco rígido. Em seguida, os dados são tratados em OpenEV.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Mesmo ocorrendo no hemisfério Norte, entre os dias 22 a 31 do mês de Outubro de 2012, foi possível obter dados e imagens do fenômeno atmosférico denominado Furacão Sandy que atingiu a região do Caribe, e posteriormente, a costa leste dos Estados Unidos. As consequências desse fenômeno foram catastróficas, entre elas, alagamentos, cortes de energia, cancelamentos de voos, destruição de milhares de residências, e principalmente perdas de vidas humanas. Utilizando imagens do Satélite METEOSAT-8, foi possível identificar tal fenômeno em tempo real, como mostram as imagens:
CONCLUSÕES:
Dessa forma foi possível avaliar a qualidade dos dados adquiridos em tempo real e considerar a viável utilização desse sistema para monitoramento de eventos climáticos. Os resultados obtidos com as imagens revelam a importância da utilização desse sistema como ferramenta essencial no monitoramento de fenômenos climáticos e desastres naturais na região Nordeste.
O sistema apresentou resultados de boa qualidade para serem utilizados pela comunidade científica, entretanto um aspecto ainda preocupante para a instituição é a quantidade de dados a armazenar. Pois são gerados, diariamente, mais de 38 Gb em arquivos de imagens e produtos.
Palavras-chave: Sensoriamento Remoto, Furacão Sandy, Satélite METEOSAT 8.