65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
EFEITOS DO LASER ASSOCIADO A EXERCÍCIOS EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Daniela de Mello Perez - Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo - PUCSP
Patricia Pereira Alfredo - Profa. Dra./Orientadora- Faculdade de ciências humanas e da saúde - PUCSP
INTRODUÇÃO:
A osteoartrite (OA) é uma doença crônica e degenerativa ca¬racterizada por dor e perda gradual da cartilagem articular.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do laser de baixa potência associado a um programa de exercícios na melhora da dor, funcionalidade, amplitude de movimento, força muscular e qualidade de vida de pacientes com osteoartrite de joelhos.
MÉTODOS:
Dezoito indivíduos, ambos os sexos, 50 a 75 anos, graus 2-4 de OA, foram randomizados em dois grupos: Laser (dose de 3J + exercícios) e Placebo (dose de 3J + exercícios). Foram avaliados quanto a dor, ADM, FM, funcionalidade, mobilidade e QV antes de iniciar o tratamento (AV1), três semanas após o tratamento com o laser (AV2), oito semanas após o tratamento com laser associado a exercícios (AV3). A intervenção foi realizada três vezes por semana durante 11 semanas (nas três primeiras foi aplicado o laser e nas demais, laser e exercícios). As análises intragrupos e intergrupos foram realizadas pelo teste two-way Anova seguido pelo de Tukey-Kramer.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nas análises intergrupos não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os tempos (p>0,05) em nenhuma das variáveis. Nas análises intragrupos, o Grupo Laser apresentou diminuição mais significativa da dor quando comparado ao grupo placebo e ambos os grupos apresentaram melhora na funcionalidade, amplitude de movimento, força e qualidade de vida.
CONCLUSÕES:
Os achados sugerem que a laserterapia de baixa intensidade quando associada a exercícios é eficaz no alívio da dor, melhora da funcionalidade, amplitude de movimento, força muscular e qualidade de vida de pacientes com osteoartrite de joelhos
Palavras-chave: Osteoartrite do Joelho, Terapia a Laser de Baixa Intensidade, Terapia por Exercício.