65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A Horta escolar em escolas municipais de Arapiraca-AL
MARIA VALDIRA MONTEIRO DE LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAPIRACA-AL
RUBENS PESSOA DE BARROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAPIRACA-AL
THYERES HAMILTON LEÃO BARBOSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE ARAPIRACA-AL
MARIA LUCIA DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAPIRACA-AL
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo entender o processo de implantação das hortas em escolas do município de Arapiraca – AL, de poder verificar in loco a real situação das hortas, relatar se houve dificuldades para a implantação das hortas e listar as hortaliças mais cultivadas e apreciadas pelos alunos das escolas onde as hortas foram implantadas. A proposta do trabalho com as hortas escolares vem sugerir ainda, práticas ambientais e um modelo de desenvolvimento sustentáveis para serem aplicadas nas escolas como também trabalhar ações individuais e coletivas nas comunidades em geral. Em Arapiraca o referido projeto foi implantado como uma estratégia de ações para possibilitar o desenvolvimento intelectual do alunado, com relação à leitura e escrita, além de incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis, visando uma melhor qualidade de vida para todos. Através do trabalho pedagógico com as hortas escolares, já é possível perceber pratica de ações positivas em sala de aula, e também nas atividades coletivas com as hortas. Atividades ambientais também estão presentes no dia-a-dia, além de proporcionar um ambiente limpo, saudável e mais atraente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo entender o processo de implantação das hortas em escolas do município de Arapiraca – AL, de poder verificar in loco a real situação das hortas, relatar se houve dificuldades para a implantação das hortas e listar as hortaliças mais cultivadas e apreciadas pelos alunos das escolas onde as hortas foram implantadas
MÉTODOS:
O estudo foi realizado em 09 (nove) escolas do Município de Arapiraca-AL, que possui aproximadamente 214.006 habitantes, distribuídos em uma área territorial de 356,179 km² e com uma densidade demográfica de 600,84 habitantes por km² (IBGE, 2012). É o segundo maior município de Alagoas e destaca-se como importante centro comercial da região agreste atendendo comercialmente não só ao Agreste, mas ao Sertão e ao Baixo São Francisco (IBGE, 2012).
O Município de Arapiraca foi contemplado com o Projeto Educando com a Horta Escolar - PEHE, em maio de 2009, através da Secretaria Municipal de Educação, o referido projeto conta com a parceria das secretarias de Agricultura, de Saúde e de Meio Ambiente, das quais foi formada uma equipe de dez membros para então poder implantar o PEHE. A equipe foi composta por uma coordenação geral e uma coordenação pedagógica; uma coordenação em nutrição e uma enfermeira, da Secretaria de Saúde; um coordenador na área de Meio Ambiente e Horta e um técnico em Agropecuária, e um membro da Secretaria de Meio Ambiente. (SME-ARAPIRACA, 2012).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em abril de 2010, na Escola em Tempo Integral Benildo Barbosa de Medeiros, foi realizado o primeiro momento de Formação em horta escolar para os educadores das escolas selecionadas. Houve a participação de Secretária de Educação, da Secretária de Saúde e dos Secretários de Agricultura de Meio Ambiente, juntamente com toda a equipe do projeto, diretores, coordenadores, professores e merendeiras (SME-ARAPIRACA, 2012).
Após a Formação iniciou-se o processo de implantação das hortas em julho de 2010, que aconteceu com a participação dos coordenadores do projeto, equipe da escola, diretores Coordenadores e professores juntamente com os alunos cada turma por vez, com seus respectivos professores. Foram implantadas as hortas, da escola Zélia Barbosa Rocha, escola Manoel João da Silva e escola João Batista Pereira da Silva. As hortaliças que foram plantadas: couve, pimentão, cenoura, beterraba, coentro, tomate e alface (SME-ARAPIRACA, 2012).
O segundo momento de Formação em horta escolar aconteceu em julho de 2011 na escola em tempo integral Zélia Barbosa Rocha. Creche Pontes de Miranda; Escola Pedro Arestides da Silva; Escola Laury Capistrano da Silva; Escola Benjamin Felisberto da Silva, Escola Lindinalva Eulália de Farias; Escola João Lucio da Silva (SME-ARAPIRACA, 2012).
CONCLUSÕES:
Com a implantação das hortas no município de Arapiraca-AL, é possível perceber que houve uma mudança e aprendizado dos alunos. Em registros constam as produções em parodias, musicas, e textos elaborados por eles. Os professores relataram que a produção das hortaliças serviu bastante para diversificar o cardápio diário e que os vegetais produzidos estão tendo uma aceitação muito boa.
A parceria da Secretaria de Agricultura, contribui com o processo de implantação e implementação das hortas escolares em Arapiraca, e a participação dos técnicos e agrônomos é fundamental neste processo. As Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, também são parceiras nas atividades relacionadas ao meio ambiente, nutrição e saúde, juntamente com a Secretaria de Educação, RUSCHEINSKY (2002), discute sobre as parcerias serem necessárias para a implantação de projetos em Educação Ambiental.
Conclui-se que apesar das dificuldades, as hortas escolares em Arapiraca estão tendo resultados positivos. E segundo fontes da Secretaria de Educação, novas escolas estão solicitando a implantação da horta em suas comunidades, Morgado (2006), afirma que trabalhos voltados ao meio ambiente preparam os alunos e professores para enfrentar a realidade local.
Palavras-chave: Hortas escolares., Práticas alimentares., Atividades ambientai.