65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
Estudo e caracterização do início e fim da estação chuvosa no Distrito Federal
Lucas Lima Coelho - Depto. de Geografia - UnB
Ercília Torres Steinke - Prof. Dra./Orientadora - Depto. de Geografia - UnB
INTRODUÇÃO:
Ultimamente, os eventos climáticos tem ganhado cada vez mais destaque na mídia. É comum as pessoas citarem nos telejornais que o clima do Distrito Federal está mudando a ponto de na época de seca chegarmos ao clima desértico devido à falta de chuvas e à baixa umidade. Cientificamente nada mudou; entretanto, há uma lacuna de publicações que abordem o clima local levando em consideração o início e fim da estação chuvosa, que consequentemente vai determinar o período de estiagem. Os sistemas de circulação atmosférica que atuam no Centro-Oeste permitem observar dois períodos marcantes: um e outro úmido Isso ocorre pela ação da Massa de Ar Polar Atlântica (MPA), da Massa de Ar Tropical Atlântica (MTA), da Massa de Ar Tropical Continental (MTC) e da Massa de Ar Equatorial Continental (MEC). Além disso, observam-se dois períodos de transição os quais apresentam cerca de 25% da precipitação anual.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo principal realizar uma análise preliminar do início e fim da estação chuvosa no Distrito Federal visando um melhor conhecimento do comportamento do clima.
MÉTODOS:
Várias metodologias foram utilizadas para o estudo do início e término da estação chuvosa. A utilização de ROL tem como limitação a questão de que as nuvens altas não provocam chuva. Assim, esse método leva a uma super-estimativa da precipitação, conforme comprovou Barbieri (2005). Por outro lado, alguns estudos utilizam dados de estações de superfície para determinar o início e fim da estação chuvosa como mostra Cavalcanti et. al. (2001). O presente trabalho teve como objetivo principal realizar uma análise preliminar do início e fim da estação chuvosa no Distrito Federal com base na observação da precipitação diária, utilizando o método de análise espacial proposto por Silveira et al. (2006), observando algumas características dos períodos de transição entre as estações seca e chuvosa, a partir de uma análise da série temporal de 1970 a 2010.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para este estudo foram utilizados dados diários de precipitação para o período de 1990 à 2008 provenientes de 29 postos pluviométricos em operação da CAESB. O método escolhido consistiu inicialmente, na comparação da precipitação média acumulada em 5 dias, com o valor médio da precipitação acumulada durante 5 dias caso a precipitação seja distribuída uniformemente durante todo o ano. Foi calculado, para cada posto meteorológico a ser considerado, o valor médio da precipitação acumulada anualmente para o período. Iniciando–se em 1° de janeiro, foi calculada a chuva acumulada em cada posto meteorológico, para cada intervalo de 5 dias, para cada ano.
CONCLUSÕES:
Verificou-se que ocorrem chuvas irregulares entre final de setembro e início de novembro, devido ao período de transição entre estação seca e chuvosa. No período de transição entre a estação chuvosa e a seca, o indicativo mostrou as chuvas irregulares de início de abril a início de maio.
Palavras-chave: Clima, Chuva, Distrito Federal.