65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
Fungicidas alternativos para o controle do oídio (Oidium sp.) em feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp.)
Ludmilla Ferreira Cajuhi Araújo - Graduanda do curso de Ciências Biológicas UPE/FFPP, Petrolina, PE.
Giselle Pinheiro Souza - Graduanda do curso de Ciências Biológicas UPE/FFPP, Petrolina, PE.
Jóselia Santana Gonçalves - Graduanda do curso de Ciências Biológicas UPE/FFPP, Petrolina, PE.
Carliana Pereira Araújo - Pós Graduanda em Horticultura Irrigada Pela UNEB. Juazeiro, BA.
Sirano Lima Seido - Bolsista FACEPE. Petrolina, PE.
Carlos Alberto Tuão Gava - Dr. Proteção de Plantas- Pesquisador da Embrapa Semiárido
INTRODUÇÃO:
O caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) é uma das principais culturas de subsistência no semiárido brasileiro (TEIXEIRA et al., 1988) e a principal fonte de proteínas para as populações das regiões do Norte e Nordeste do Brasil. As doenças representam um dos principais fatores que limitam a produção do caupi no Brasil. Certamente os vírus e os fungos agrupam os maiores números de patógenos importantes para a cultura (ARAÚJO, 1989).
O oídio, causado pelo fungo Oidium sp, pode afetar toda a parte aérea do feijoeiro. A infecção pode assumir importância econômica quando ocorrer antes do florescimento; e os danos podem ser ainda mais severos se acontecer no início do ciclo da cultura (Kimati, H. et al, 2005). Os primeiros sintomas observados são manchas pulverulentas, que corresponde à esporulação do fungo sobre folhas, caule e pecíolos das plantas, podendo ainda também ser observadas nas vagens. O oídio pode ser controlado com a aplicação de fungicidas. No entanto, o uso indiscriminado desses produtos pode trazer problemas ao homem e ao meio ambiente. Por outro lado, tem se buscado alternativas para o controle de Oídio em feijão caupi.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de produtos alternativos em novas formulações inorgânicas, novas formulações de enxofre e produtos biológicos, para a aplicação no manejo integrado do oídio do feijão-caupi.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado em casa de vegetação com circulação forçada, localizada na Embrapa Semiárido (Petrolina - PE). Quatro sementes de feijão-caupi BRS Carijó foram semeadas em vasos plásticos, seguido de desbaste para se obter homogeneidade do estande.
Foram pulverizados quatro grupos de produtos alternativos para o controle de Oídio. O primeiro grupo composto por diferentes sais: Bicarbonato de potássio. O segundo por formulações de enxofre: Enxofre 10 mL. L-1; Fortaleza 5 mL. L-1; Reforce 2,5 mL. L-1 e Kumulos 5 g.L-1, este último o tratamento controle positivo; o terceiro grupo composto por produtos biológicos: Sacharomyces cerevisiae 10 ml.L-1; B. pumilis 10 ml.L-1 e Bacillus subtilis 10 ml.L-1; e o controle absoluto que foi pulverizado com água destilada.
Após a pulverização as plantas foram distribuídas em blocos ao acaso e foram introduzidas duas plantas com elevada incidência de Oídio por bloco. As plantas foram avaliadas diariamente quanto à incidência e severidade da doença. Os dados de severidade foram ajustados a uma curva de progresso da doença, utilizando o modelo de Gompertz e se estimou a área abaixo da curva de doença. A eficiência de controle dos produtos foi avaliada tomando-se o tratamento testemunha como padrão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve redução da severidade do oídio em feijão caupi nos tratamentos utilizando produtos derivados de extrato cítrico. O Ecolife apresentou maior eficiência de controle, com redução de 93,6% na severidade da doença. Bioace e Oroagri apresentaram eficiência intermediaria. Os extratos cítricos têm no limoneno e flavonoides o principal componente com atividades microbiana (TOLFANO, 2010).Entre os sais inorgânicos, as formulações de fosfito apresentaram maior redução da severidade do oídio, seguido do bicarbonato de potássio. Contudo, este último apresentou fitotoxidez nas doses utilizadas. Como esperado, os produtos a base de enxofre apresentaram a maior redução da severidade do Oídio. Entre os produtos biológicos, o Serenade apresentou a mais forte redução da severidade do Oídio.
Os tratamentos com formulações de enxofre apresentaram a menor incidência de Oídio. A eficiência de controle destas formulações foi similar ao tratamento padrão, o enxofre granulado (Kumulos), pelo teste de Scott-Knott (p<0,05). Além desses, o Reforce e Serenade destacaram-se com eficiência de controle superior a 90%. Entre os demais produtos, Oroagri, Bioace e Fortaleza apresentaram eficiência de controle em torno de 40%.
CONCLUSÕES:
Entre as formulações de enxofre apresentaram o melhor controle de Oídio em feijão caupi nas doses utilizadas, enquanto Ecolife e Serenade apresentaram eficiência de controle superior a 90% nas condições experimentais.
Palavras-chave: Fungicida, Oidium sp, Produtos alternativos.