65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
ESTIMATIVA DE BIOMASSA E CARBONO DE ESPÉCIES ARBÓREAS EXISTENTES EM UM FRAGMENTO FLORESTAL EM REGENERAÇÃO DA APA ‘IGARAPÉ SÃO FRANCISCO’, EM RIO BRANCO, ACRE.
Antonio Ferreira de Lima - Bolsista de Iniciação Científica/Núcleo de Pesquisa do INPA-ACRE
Samária Santos da Silva - Herbário do Parque Zoobotânico da UFAC/Núcleo de Pesquisa do INPA-ACRE
Ednéia Araújo dos Santos - Engenheira Florestal, Mestranda em Botânica/INPA
Cleison Cavalcante de Mendonça - Herbário do Parque Zoobotânico da UFAC/Núcleo de Pesquisa do INPA-ACRE
João Bosco Nogueira de Queiroz - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Núcleo de Pesquisa do Acre
Evandro José Linhares Ferreira - Dr./Orientador/Núcleo de Pesquisa do INPA no Acre
INTRODUÇÃO:
O incremento dos níveis de CO2 na atmosfera verificado nos últimos anos é resultado do aumento na queima de combustíveis fósseis, carbonização de matéria orgânica e desmatamentos que promovem uma redução da massa fotossintética viva. Para diminuir a quantidade de CO2 na atmosfera é preciso diminuir a emissão desse gás e seqüestrar o seu excesso. A regeneração ou plantios de florestas contribui para diminuir o nível de CO2 na atmosfera porque as árvores são reconhecidas como o mecanismo vivo mais eficiente para o seqüestro desse gás.
Nesse contexto, os fragmentos florestais em regeneração da Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé São Francisco, localizada nas cercanias da cidade de Rio Branco, Acre, tem grande potencial de seqüestro de carbono. Para isso, entretanto, é preciso estimar de forma precisa a biomassa desses fragmentos, pois ela fornece estimativas dos reservatórios florestais de carbono.

A determinação do estoque de carbono desses fragmentos florestais pode ajudar a preservá-los porque o carbono é uma commodity com valor de mercado e sua comercialização via projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) é possível na atualidade. Como se sabe, áreas florestais com valor econômico definido ou presumido tem maiores chances de serem preservadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimar os estoques de biomassa e carbono de espécies arbóreas existentes em um fragmento de floresta secundária da APA Igarapé São Francisco, nas cercanias de Rio Branco, Acre.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado em um fragmento florestal secundário da Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé São Francisco com idade estimada entre 25-30 anos, área aproximada de 70 hectares, localizado a cerca de 30 km da cidade de Rio Branco, Acre (9º54’05.07”S; 67º54’ 57.17”W). Para amostrar os indivíduos arbóreos, foram marcados, identificados e medidos todos os indivíduos com DAP igual ou superior a 10 cm em 20 parcelas de 20 x 25 m (área amostral=10.000 m2). Para cada um deles as seguintes informações foram colhidas: identificação vernacular e científica, família botânica, DAP, altura comercial e total, qualidade do fuste e infestação de cipós.
Através destes dados foi possível quantificar o valor da biomassa aérea, utilizando a equação alométrica proposta por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA em 1998 (Higuchi e outros):
ln PF = -1,497 + 2,548 ln D
Onde,
PF = Peso Fresco (kg)
D = Diâmetro a altura do peito (cm)
A estimativa do valor de carbono foi feita aplicando-se um fator de conversão onde se considera que do valor do peso fresco de uma árvore, 60% refere-se ao peso seco, dos quais 48% referem-se ao carbono.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O número total de indivíduos com DAP≥10 cm inventariados no fragmento florestal estudado na APA Igarapé São Francisco foi de 339, classificados em 113 espécies, 94 gêneros e 41 famílias botânicas. A biomassa total média das árvores foi estimada em 511,17 kg.árvore -1, o que representa 173,28 t ha-1, sendo que o carbono médio estocado na vegetação foi 51,98 t. ha-1. As espécies que apresentaram maior estoque de biomassa e carbono estocados foram: samaúma (Ceiba pentandra) com valores médios de 5.913,47 e 1.774 kg.árvore-1; seringueira (Hevea brasiliensis), com 1.738,80 e 521,66 kg.árvore-1; e mulungu (Erythrina verna), com 1.544,11 e 463,23 kg.árvore-1. No que tange as famílias, as que apresentaram maior estoque de biomassa e carbono foram Bombacaceae com 2.702,86 e 810,85 kg.árvore-1; Fabaceae, com 1.344,83 e 403,44 kg.árvore-1; e Moraceae, com 841,89 e 252,53 kg.árvore-1.
Estudos prévios realizados no Acre indicam que a biomassa estocada acima do solo na vegetação acreana varia entre 36 e 424 t ha-1, com o valor de carbono estocado representando pelo menos 50% da biomassa (entre 18 e 212 t.ha-1).
CONCLUSÕES:
O valor estimado de biomassa e carbono encontrado na parte aéreas dos indivíduos arbóreos do fragmento florestal avaliado na APA Igarapé São Francisco não é elevado, se considerarmos os valores estimados para o Acre. Uma possível explicação para esse resultado pode ser a idade recente do fragmento avaliado.
Palavras-chave: Carbono, Biomassa, Acre.