65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
ECOLOGIA DO GÊNERO Cecropia sp. NA FAZENDA RANCHO FUNDO, PARAGOMINAS, PA
Rita de Oliveira Braga - Discente de Eng. Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
Jhulia Melo Nobrega - Discente de Eng. Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
José Rodrigo Mendes e Chagas - Discente de Eng. Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
Paula Francyneth Nascimento Silva - Discente de Eng. Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
Thais Matias de Oliveira - Discente de Eng. Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
Luciana Maria de Barros Francez - Eng.ª Florestal Professora M.Sc. - Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
INTRODUÇÃO:
As florestas da Amazônia têm sido exploradas de forma não sustentável, sem aplicação dos critérios relativos ao manejo florestal exigidos por lei. Qualquer intervenção deve ser planejada a fim de utilizar os produtos oriundos da floresta de forma sustentável. Para isto a realização de um inventário detalhado, que estime parâmetros como, diversidade, frequência, densidade, dominância, valores econômico e social das espécies é importante (SOUZA et al. 2006). A dificuldade da regeneração natural de espécies comerciais após a exploração e a competição dos indivíduos remanescentes com espécies sem valor comercial são alguns dos problemas que põem em risco a manutenção do estoque comercial em florestas tropicais. Pesquisas florísticas e fitossociológicas de florestas de terra firme têm fornecido informações importantes no sentido de explicar a distribuição dessas espécies (OLIVEIRA et al., 2006). As espécies do gênero Cecropia sp. são consideradas pioneiras, ocorrendo, principalmente, em borda da mata ou em matas secundárias (GODOI e TAKAKI, 2005), típicas de áreas abertas e consideradas como não comerciais. Estudos relativos a florística e fitossociologia do gênero Cecropia sp., são importantes, uma vez que as espécies florestais deste gênero são indicativo de áreas alteradas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a florística e fitossociologia de espécies do gênero Cecropia sp. após 13 anos da exploração florestal na Fazenda Rancho Fundo, Paragominas, PA.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado na Fazenda Rancho Fundo, com 1.078,78ha (479,26ha de área de floresta total remanescente com área de preservação permanente), localizada na PA 256 Km 6, município de Paragominas, Pará. O clima predominante da região é do tipo “Aw”, com precipitação pluviométrica e temperatura média anuais de 1.800mm e 26,3oC, respectivamente. Latossolos Amarelos constitui uma das principais classes de solo encontrada na área de estudo. A vegetação foi caracterizada como Floresta Ombrófila Densa de Terra Firme. Todos os indivíduos com Circunferência, a 1,30m do solo, >= 35cm foram mensurados, em uma parcela de 25m x 100m (subdividida em 10 sub-parcelas de 25m x 10m), em área de floresta explorada. Os dados foram coletados 13 anos após a exploração florestal. Foram avaliados os valores relativos dos parâmetros fitossociológicos (abundância (AR), frequência (FR), dominância (DR) e índice de valor de importância (IVI)) e os Índices de Shannon Wiever e Equabilidade. Estes parâmetros foram calculados com o uso do Microsoft Office Excel. Este estudo foi realizado como pré-requisito de avaliação da disciplina de Dendrometria do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia / Campus Paragominas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram registrados 121 indivíduos distribuídos em 44 espécies, 32 gêneros e 19 famílias. O Índice de diversidade Shannon (H’) foi de 3,38 com 0,70 de Equabilidade (E). Este valor está abaixo dos valores esperados para florestas tropicais, que é de 3,83 a 5,85 (KNIGHT, 1975). O gênero Cecropia sp. apresentou 27 indivíduos distribuídos em três espécies somando 15,75% do IVI. C. distachya (Número de indivíduos (NI): 17; AR: 14,05; FR 4,65; DR: 7,46; IVI: 8,72) foi a mais importante ecologicamente do gênero, apresentando os maiores valores de abundância e dominância. Entretanto, a espécie não foi a mais frequente nem a mais dominante quando comparada com as outras espécies da comunidade. C. palmata (NI: 8; AR: 6,61; FR 4,65; DR: 2,75; IVI: 4,67) foi a segunda mais importante, entre o gênero, ocupando a sexta posição de IVI em relação ao total de espécies (44). C. distachya e C. palmata ficaram entre as mais frequentes da população ocupando a segunda posição de FR. C. sciadophylla ((NI): 2; AR: 1,65; FR 2,33; DR: 3,10; IVI: 2,36), foi a 17a com maior IVI, ocupando a quarta posição de FR em relação à comunidade. C. sciadophylla apesar de apresentar menor abundância quando comparada a C. palmata apresentou maior dominância em virtude do maior porte arbóreo de seus indivíduos.
CONCLUSÕES:
As espécies do gênero Cecropia sp. apresentaram valores de IVI’s superiores às espécies consideradas como comerciais (Pseudopiptadenia suaveolens (Timborana), Tachigali paniculata (Taxi-vermelho), Tachigali glauca (Taxi-branco), Schefflera morototonii (Morototó), Cordia scabrifolia (Freijó-branco), Buchenavia grandis (Tanimbuca-vermelha), Eschweilera grandiflora (Matamatá-vermelho), Eschweilera coriácea (Matamatá-branco) e Virola michelii (Ucuúba-preta)). A baixa diversidade pode ser explicada em função da exploração florestal e/ou ao tamanho da amostragem. Estes resultados são um indicativo de que a área foi bastante alterada pela exploração florestal. Desta forma sugere-se a realização de enriquecimento com as espécies comerciais que ocorrem na área de estudo, assim como a realização de estudos quanto à aplicação de tratos silviculturais a fim de favorecer o crescimento e desenvolvimento das espécies de valor comercial.
Palavras-chave: Fitossociologia, Embaúba vermelha, Diversidade.