65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
HORTA ESCOLAR UTILIZANDO GALÃO DE AGÚA MINERAL (20 LITROS) DE POLIPROPILENO (PP) E ACRILICO NO PLANTIO DE HORTALIÇAS E ERVAS MEDICINAIS NO ESTADO DE ALAGOAS.
Maria Célia Aroucha Santos - Graduada em Licenciatura em Biologia – Profª. Ma./Pesquisadora – LCN/CECITE
INTRODUÇÃO:
A construção de hortas nas escolas do estado de Alagoas, fez-se necessário devido a preocupação com a alimentação das crianças no momento do lanche escolar e na residencia, este trabalho possibilitará um estudo mais aprimorado das propriedades e benefícios das hortaliças e ervas medicinal, como também a questaõ ambiental nos bairros da capital alagoana. A ideia do reaproveitamento, da reciclagem tomou aspecto mais relevante após a Segunda Guerra, quando muitos países se viram em destroços, sem moradia, sem alimento e seus habitantes, no espírito de sobrevivência, adotaram a reutilização ou a transformação de materiais. (HEIDEN, 2008). Os botijões de água mineral de 20 litros com validade vencida são de dois tipos sendo constituídos por polímeros sintéticos chamado de polipropileno (PP) e Acrílico ou polimetil-metacrilato (PMMA) ambos chamados de termoplásticos. O lixo tem causado graves problemas contemporâneos, daí a necessidade da reutilização dos galões de água na implantação de hortas, colaborando com o desenvolvimento sustentável do planeta, proporcionando a capital alagoana, à redução de lixo no ambiente. Os estudantes precisam de saúde para assimilarem aprendizagem, sendo pertinente à implantação da horta na escola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar aos alunos das Séries Iniciais até o Ensino Médio manuseio com a terra através do manejo adequado; Promover aos alunos o conhecimento das propriedades e benefícios das hortaliças e ervas medicinal ao bem estar; Reutilizar galões de água mineral de 20 litros com validade vencida sem destinos; Envolver os professores de disciplinas afins no projeto horta escolar.
MÉTODOS:
A horta foi implantada em terreno da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, localizada no Bairro João Sampaio em Maceió – Al, com uma área de 45 metros quadrados sendo à área dividida em blocos, levando em consideração a posição dos galões de água mineral obedecendo assim o espaçamento para cada espécie. Aplicaram-se questionários de entrevistas através de visitas aos moradores da comunidade permitindo um breve levantamento das plantas utilizadas para fins terapêutico e consumo de hortaliças. Todos os cuidados foram acompanhados criteriosamente ao implantar esta horta, partindo da germinação, plantio, adubação e irrigação do canteiro, manteve-se os tratos culturais e controle fitossanitário para preservar o seu bom desenvolvimento. Ainda mais preservando o meio ambiente limpo ao reutilizar galões de água mineral de 20 litros com validade vencida que levam de 300 a 450 anos para deteriorar no ambiente, a capital alagoana - estará em plena harmonia pela diminuição da quantidade de lixo no ambiente. Os galões foram adquiridos por meio de doações de microempresários de mercadinhos na capital e também pelo Centro de Ciências Agrárias (CECA) unidade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), material este jogados nos depósitos sem utilização por anos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante do resultado amostral de questionários aplicados aos moradores, indicou que 90% dos entrevistados consomem hortaliças na alimentação, e que 10% não fazem uso. Quando considerado quais hortaliças utilizavam, constatou-se que 45% consomem todos os tipos de hortaliças e 20% consomem couve na alimentação, 35% consomem coentro, cebolinha, pepino, cenoura, alface e pimentão. Em relação espécie plantadas nas residencia, 60% não plantam e 40% plantam hortaliças diversas. Quando abordados sobre os benefícios das hortaliças a saúde, 95% não sabem e 5% conhecem parcialmente. Com relação ao questionário sobre a justificativa do uso de ervas medicinais, 40% usam no combate as dores intestinais, 30% ausência de doença e 30% usam por diversos sintomas, e quais ervas usam em chás, 40% chá de cidreira, 20% chá de camomila, 16% chá de boldo, 13% chá de capim santo, 10% chá de erva doce e 1% chá de hortelã. Diante desta análise permitiu-se o plantio de espécie de hortaliças, ervas medicinais e o conhecimento das propriedades e benefícios da mesma. Os professores levam os alunos para visitarem a horta ambos aprendem as propriedades, benefícios das plantas, primando pela alimentação natural e saudável, esta ação torna-se relevante no ambiente escolar e também os cuidados com o meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Os estudantes se empenharam nas atividades da montagem da horta, pois, estavam sempre dispostos e compromissados neste projeto. Este projeto proporciona excelente desenvolvimento ao aprendizado dos estudantes e comunidade escolar. Os discentes, docentes e comunidade tem oportunidade de conhecimento técnico e científico sobre as propriedades e benefícios das espécies de hortaliças e medicinais. A alimentação adequada através de vegetais traz um bem estar ao corpo de maneira espetacular, pois promovem defesa e prevenção contra as doenças ao nosso organismo. O conhecimento das propriedades de todas as hortaliças será de suma importância na promoção de uma alimentação saudável e adequada. Sendo assim teremos uma população menos doentia e uma sociedade mais saudável. Os estudantes precisam estar bem para assimilarem aprendizagem, estes são multiplicadores de tais conhecimentos adquiridos no ambiente escolar, por isso é pertinente à implantação da horta na escola. Os mesmos precisam se reiterar no movimento mundial com os cuidados aomeio ambiente, por isso a utilização dos galões de água mineral proporcionará a capital alagoana, à diminuição da quantidade de lixo no ambiente.
Palavras-chave: Horta, Educação Ambiental, Ervas.