65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
OS PRINCIPAIS FATORES DO DESMAME PRECOCE NAS MÃES ASSISTIDAS NO PROGRAMA MÃE CORUJA NO MUNICÍPIO DE TACAIMBÓ-PE
Cynara Nayara Calado Lima - Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO)
Cyntia Kerle Calado Lima Malincônico - Universidade de Pernambuco (UPE)
Liliane Gomes da Silva - Faculdade de Enfermagem de Belo Jardim (FABEJA)
INTRODUÇÃO:
Decidimos estudar sobre a temática, após observações feitas quanto ao aumento do número de mães que abandonaram precocemente a prática do aleitamento materno. Esta percepção foi possível através do acompanhamento destas mulheres durante as consultas puerperais realizadas nas Unidades Básicas de Saúde no município de Tacaimbó-PE.
A problemática que motivou a pesquisa traz ainda mais relevância social ao se considerar dados que apontam para o desmame precoce em Tacaimbó/PE quando existe um Programa, inclusive em nível estadual, que tem como um de seus objetivos acompanhar as gestantes e mães para evitar o desmame precoce.
A interrupção precoce do aleitamento materno é um problema ainda não superado e estudos têm sido realizados com a finalidade de desvelar quais fatores efetivamente têm motivado o desmame precoce e quais fatores favorecem o estabelecimento do aleitamento materno exclusivo (FRANÇA et al, 2007; MENEZES et al 2008; BRITTON et al 2008; PARIZOTO et al 2009; ISSLER et al, 2010 apud Costa, 2012).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores do desmame precoce nas mães atendidas pelo programa Mãe Coruja no município de Tacaimbó-PE, bem como detectar o grau de conhecimento das mesmas acerca da importância do leite materno, destacando as principais dificuldades enfrentadas durante a amamentação.
MÉTODOS:
O referido estudo foi realizado na cidade de Tacaimbó-PE que é um município brasileiro do interior do estado de Pernambuco. Sua localização é na Mesorregião do Agreste Pernambucano com número de 13.438 habitantes (IBGE, 2000).
O presente estudo, do tipo descritivo e longitudinal, foi conduzido com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída pelas mulheres atendidas pelo programa Mãe Coruja no município de Tacaimbó-PE no período de 2010 e 2011.
Utilizaram-se dados secundários fornecidos pelo banco de dados do programa Mãe Coruja deste município, os quais foram analisados por meio de cálculos percentuais sob a forma de figuras e tabelas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos resultados obtidos, verificou-se que as principais causas do desmame precoce foram: mulheres com idade entre 20 a 35 anos, solteiras, com nível fundamental incompleto e renda familiar com menos de um salário mínimo.
Com relação às variáveis associadas à assistência pré-natal, a gravidez não planejada foi constatada em 57% dos casos. No que se refere às varáveis relacionadas ao puerpério, 57% das puérperas tiveram parto normal e 43% delas parto cesáreo.
O aleitamento materno exclusivo (AME) foi aderido por 87% das mulheres como escolha predominante para alimentação dos seus bebês após a alta hospitalar. Quanto ao acompanhamento da criança do 1º ao 3º mês de vida, predominou o AME no 1º mês (64%) e 2º mês (63%) de amamentação e, no 3º mês, destacou-se a amamentação artificial (47%).
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos neste estudo, conclui-se que os índices de desmame precoce encontram-se elevados na cidade, e para que a promoção e incentivo ao aleitamento materno sejam eficazes, cabe, pois, aos profissionais de saúde considerarem alguns aspectos de ensino-aprendizagem de acordo com a população, como: cultura, crenças, hábitos, posição socioeconômica, além de reconhecer a mulher e sua família como protagonistas do processo de aleitamento materno.
Observa-se, ainda, que se faz necessário melhorar e ampliar as ações educativas fornecidas às gestantes, pois só a informação ou educação, não bastam como incentivos para que estas mulheres tenham sucesso em sua experiência de amamentar, ou fiquem motivadas a fazê-lo. É preciso dar condições para que as mães e bebês vivenciem este processo de forma prazerosa e com eficácia e é nisto que se resume uma das finalidades do programa Mãe Coruja.
Palavras-chave: aleitamento materno, educação em saúde, promoção da saúde.