65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
Insuficiência da produção de farinha de mandioca no município de Parintins/AM
Odin Barbosa de Oliveira - Depto. de Ciências Sociais - UEA
Ricardo de Melo Katak - licen.Biologia/Colaborador - CESP UEA
Joelson de Melo Katak - Bacha. Administração/Colaborador - UFAM
Lena Andréa Lima Muniz - Profa. Msc./ Orientadora – Depto. de Ciências Sociais - UEA
INTRODUÇÃO:
A cultura agrícola presente em quase todo o país é emblemática quando se fala da região norte, tendo a farinha como um dos principais alimentos da mesa de ribeirinhos e de muitos brasileiros. O cultivo da raiz de mandioca possui realce na região norte e passou a ser produto gerador de renda para pequenos produtores. Percebe-se que, o município de Parintins tem por característica, um ambiente propício a grandes níveis de desenvolvimento agrícola, porém, encontra grandes dificuldades em seus meios de produção por carecer principalmente de estruturas físicas, como máquinas e equipamentos para os produtores. Essas inovações tecnológicas são fundamentais para o processo de produção, contudo, a forma produtiva é basicamente artesanal com exceção de moedores que se utilizam para a trituração da raiz, que podemos afirmar já ser considerado um avanço tecnológico aos olhos dos produtores. Entretanto, anualmente o governo federal injeta recursos para o desenvolvimento do setor, porém, muitos produtores não tem acesso a esses recursos por vários motivos: ingerência de recursos anteriores, capacidade produtiva, falta de iniciativa e de informações dentre outros. Nota-se também que a não estipulação de metas qualitativas e quantitativas pelo próprio produtor recai em uma produção insuficiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho busca demonstrar as principais causas que dificultam a produção de farinha de mandioca no município de Parintins-AM, sendo este um dos principais alimentos do povo amazônida. A pesquisa foi realizada junto aos produtores de farinha residentes nas zonas rurais do município e em parceria com a Cooperativa dos Técnicos e Multiprofissionais em Agropecuária – COOTEMPA.
MÉTODOS:
Foram tomados como público alvo para a realização da pesquisa os produtores de farinha e os Técnicos da COOTEMPA do município de Parintins. Os Dados foram coletados por meio de entrevistas, nas quais, utilizaram-se questionários fechados e abertos aplicados junto aos produtores e Técnicos direcionados a dados quantitativos e qualitativos da produção de farinha de mandioca e as dificuldades enfrentadas pelos produtores para obtenção do produto final. A pesquisa foi realizada nos dias quinze e dezesseis de fevereiro de 2013 entre as 16hs e 18hs, e no dia 20 de fevereiro do mesmo ano foi realizada visita nos respectivos polos de produção pertencentes a Gleba de Vila Amazônia. No total foram entrevistados 30 produtores, seguido por uma entrevista técnica com membros da COOTEMPA (Cooperativa dos Técnicos e Multiprofissionais em Agropecuária), com levantamentos dos índices de produção anual referentes aos produtos agrícolas especificamente a farinha de mandioca, no qual foi aplicado questionário com perguntas referentes a programas de auxílios e projetos direcionados aos agricultores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a pesquisa, o município de Parintins apresentou uma grande decadência na produção de farinha no ano de 2012. Segundo dados técnicos da COOTEMPA, o município possui potencial para abastecer seu próprio mercado, mas é impedido momentaneamente de alcançar seu estopim na produção por três principais fatores: a infertilidade do solo, o enfraquecimento da planta e a falta de iniciativa do pequeno produtor, visto que, o mesmo recebe auxílio e fomento governamental para a maximização e melhoramento de sua produção. Com a “queda” da produção no município em 2012 e 2013, o preço da farinha se elevou em mais de 100% de seu valor normal, “lei da oferta e da demanda onde a produção é pouca e a procura é grande, o preço aumenta”. Com a baixa produção, o município teve que importar o produto do estado do Pará para suprir a demanda. Com o auxílio dos programas de apoio ao produtor rural, a COOTEMPA estima que a reestruturação econômica da produção de farinha de mandioca, poderá suprir a demanda do consumo local em meados do no ano de 2014 (PRONAF 2012). Os principais polos de produção do município estão situados na Gleba de Vila Amazônia onde a produção ainda é de subsistência e gera baixa renda aos produtores assim como em outras localidades do município.
CONCLUSÕES:
A produção de farinha no Município de Parintins, hoje, está muito aquém de sua real potencialidade. A falta de iniciativa do pequeno produtor, a infertilidade do solo e, consequentemente, o enfraquecimento da raiz de mandioca causam uma decadência na produção de farinha e no abastecimento local acarretando na importação do produto. Os produtores são os mais atingidos por toda essa decadência por subsistirem da produção de farinha, mas os danos também atingem a economia local e os consumidores. Observa-se que a produção de farinha pode ser autossuficiente no Município, suprir a demanda local e deixar a dependência de municípios vizinhos exportadores do produto fazendo com que o capital gerado na produção continue circulando no próprio município. Os projetos aplicados pelo governo federal através do PRONAF levam novas oportunidades e melhores condições de produção ao caboclo ribeirinho que, por hora, persiste na esperança de crescimento e desenvolvimento sustentável em seu ‘torrão’.
Palavras-chave: Produção, Farinha de Mandioca, Iniciativa.