65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
INVENTÁRIO DAS PLANTAS AQUÁTICAS OCORRENTES NO MUNICIPIO DE OEIRAS, PIAUÍ
AMALIA IBIAPINO MOURA - Curso de Ciências Biológicas UFPI/CSHNB
ANA PATRÍCIA DE JESUS SILVA - Curso de Ciências Biológicas UFPI/CSHNB
MARIA CAROLINA DE ABREU - Profª. Drª./ Orientadora - Curso de Ciências Biológicas UFPI/CSHNB
INTRODUÇÃO:
As macrófitas aquáticas são um grupo não natural formado por diversos grupos vegetais desde algas à plantas vasculares. Ocorrem em ambientes alagados, brejos, lagos, lagoas e rios. Quanto a sua forma de vida estes organismos aquáticos podem ser classificados em emergentes, flutuantes fixas ou livres, submersas fixas ou livres e ainda epífitas. São um grupo cuja importância taxonômica e ecológica é indiscutível. Podem está diretamente associadas com o processo de eutrofização das águas, sendo bioindicadoras de poluição e em algumas circunstâncias podem participar da retenção de agentes poluentes. São peças principais no ciclo de nutrientes em ambientes aquáticos ou alagados. As macrófitas também são responsáveis pela preservação das margens de ambientes aquáticos, outro benefício é fazerem parte da base da cadeia alimentar servindo de alimento para consumidores primários e animais detritívoros. Porém alguns dos principais problemas do aumento exacerbado das macrófitas, seja em ambientes lênticos ou lóticos, é favorecer o crescimento de espécies de consumidores primários causando um desequilíbrio na cadeia alimentar, assim como provocar prejuízos na área náutica e em usinas hidrelétricas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar o levantamento da diversidade de espécies de macrófitas aquáticas ocorrentes no perímetro urbano do Rio Canindé, município de Oeiras-PI.
MÉTODOS:
As coletas das macrófitas aquáticas realizaram-se no período de janeiro a março de 2013, na porção urbana do Rio Canindé, o qual banha o município de Oeiras no centro-sul do Estado do Piauí. Foram coletados indivíduos inteiros ou amostras de ramos floridos e/ ou frutificados dependendo da divisão taxonômica à qual a espécie fizesse parte. As macrófitas foram coletadas com auxílio de tesoura de poda para confecção de exsicatas. As informações sobre os indivíduos foram devidamente anotadas em cadernetas de campo dando ênfase a dados como coloração de partes florais e frutos, formas de vida (anfíbia, emergente, flutuante fixa, flutuante livre, submersa fixa, submersa livre e epífita) e habitat. A obtenção do registro fotográfico foi fundamental no campo, a fim de registrar os exemplares vivos e em seu ambiente natural. A identificação das espécies foi fundamentada em bibliografias especializadas, além de comparação dos espécimes com os acervos dos herbários Graziela Barroso (TEPB-UFPI) e Dárdano de Andrade Lima – Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A diversidade das macrófitas aquáticas em Oeiras esta representada por 20 espécies distribuídas em 17 gêneros e 12 famílias. Dentre as 20 espécies registradas, 60% pertencem à classe Magnoliopsida, 25% à classe Liliopsida ambas da Divisão Magnoliophyta, 10% pertencem à Divisão Pteridophyta e 5% pertencem à Divisão Chlorophyta. Observando-se as formas biológicas 70% das espécies coletadas enquadraram-se como anfíbias, 20% flutuantes livres, 5% submersas fixas e 5% espécies emergentes. As famílias Salvinaceae, Cyperaceae, Fabaceae, Euphorbiaceae e Malvaceae foram as mais representativas, apresentando duas espécies cada. Dentre as espécies coletadas Azzola caroliniana Willd., Salvinia auriculata Auble, pertencentes à família Salvinaceae, Pistia stratiotesL. (Araceae), Ludwigia helminthorrhiza (Mart.) H. Hara (Onagraceae) e Polygonum ferrugineum Wedd. (Polygonaceae) destacam-se como as espécies de macrófitas aquáticas que são mais registradas em levantamentos deste grupo de plantas no Brasil.
CONCLUSÕES:
Foi possível constatar que a diversidade de plantas aquáticas ocorrentes na porção urbana do Rio Canindé na região do município de Oeiras é mais representada por plantas pertencentes à divisão Magnoliophyta, apresentando uma variação nas formas biológicas encontradas. No entanto a forma biológica anfíbia foi a mais representativa. Este levantamento é pioneiro e de grande importância para o conhecimento da diversidade deste grupo de plantas nesta região do Estado do Piauí.
Palavras-chave: macrofitas aquáticas, diversidade vegetal, rios.