65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
UTILIZAÇÃO DA RECICLAGEM DE PAPEL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO REALIZADO NA U. E. SANTA INÊS EM TERESINA – PI.
Wallace Baldez Oliveira - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Edmilson de Freitas Marques Filho - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Kitawann Tayrone de Sousa Nunes Cardoso - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Luma Ruana das Neves Braga - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Francisco das Chagas Moura - Prof. Me./Orientador - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Elineide Bezerra de Sousa - Prof. /Supervisora - U.E.S.I
INTRODUÇÃO:
O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano dos alunos e foi observado que muitos deles desperdiçavam e consumiam inadequadamente, com isso surgiu à ideia de reflexão para o reaproveitamento do papel utilizado. Quando não esta sendo mais utilizado, o papel pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. Nas escolas como formadora de opiniões deve abordar como um assunto para uma maior participação, comprometimento e mudanças de atitude.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Explanar o princípio de funcionamento de um processo de reciclagem; Visar um processo de construção crítica e ambiental direcionado ao público infantil, enquanto coletivo, através de elementos encontrados no cotidiano das crianças tanto em suas casas como na escola.
MÉTODOS:
A atividade aconteceu na Unidade escolar santa Inês, com a turma do 7ª ano “B”, com a presença de 25 alunos e o trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, os alunos foram dispostos na sala de vídeo da escola e receberam informações referentes à importância e situação da reciclagem dentro do contexto socioambiental atual, com ênfase nos sistemas e processos de reutilização de papel. Na segunda, foi feita a coleta de papéis descartados nos vários setores da escola e assim executaram a reciclagem, que passa por selecionar o material, picar, colocar de molho, bater (em liquidificador), adicionar água e secar. Depois, o papel estará pronto a ser usado na confecção dos diferentes fins. No final da atividade os alunos receberam um questionário avaliativo da pratica realizada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve uma percepção da importância da reciclagem, incentivo, respeito e valorização da natureza como um todo. De acordo com o questionário destinado aos alunos para avaliar a prática, todos gostaram da atividade, onde diziam que foi uma forma divertida de aprender o assunto colocado, e que eles poderiam fazer a reciclagem em casa com a ajuda da família.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, que a aula prática contribuiu para o aprimoramento da visão ecológica, do conhecimento a respeito da reciclagem de papel e habilidade dos estudantes considerando a articulação entre teoria e prática. A atividade teve fins bem gratificantes, uma vez que os alunos mostraram-se muito interessados pelo tema e sempre questionavam o que estava sendo passado. As crianças, talvez por ser um tema intimamente relacionado com o dia a dia, ficaram bem motivadas a fazer a reciclagem em casa com o auxílio da família.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Reaproveitamento, Educação ambiental.