65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
MELHORIA DE PROCESSO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EMBARCADO
Ramy Silva Alcântara - FGA/UNB - Faculdade do Gama / Universidade de Brasília
Cristiane Soares Ramos - FGA/UNB - Faculdade do Gama / Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
A evolução da eletrônica, gerado pelo surgimento de novos materiais e uma melhor compreensão dos processos quânticos, propiciou o surgimento de novas tecnologias, expandindo assim a importância desta, na indústria e na sociedade. Esse grande desenvolvimento pode ser observado nos processadores e nas memórias dos computadores que possuem cada vez mais potenciais de processamento e armazenamento.
Os equipamentos eletrônicos inteligentes tem ganhado cada vez mais espaço na nossa sociedade (telemóveis, automóveis entre outros) que além da componente eletrônica apresentam como ponto comum o software em sua estrutura.Surgindo assim os Sistemas Embarcados.
Com o aumento da utilização de sistemas embarcados, as técnicas de desenvolvimentos desses dispositivos não acompanhou o mesmo ritmo, gerando assim problemas na segurança e qualidade da produção de sistemas embarcados. Muitas são as ferramentas de software usadas no desenvolvimento de sistemas embarcados, no entanto o processo de desenvolvimento ainda apresenta muitas falhas. Assim, torna-se necessário a pesquisa para a melhoria do processo de produção de sistemas embarcados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é o de propor um modelo de desenvolvimento de sistemas embarcados que se abrangem tópicos como segurança, qualidade e baixo, custo. Assim compararam-se modelos diferentes, para que no fim fosse elaborado um método baseado em ciclo de vida Espiral e métricas, ligadas á aspectos correspondentes a qualidade e segurança.
MÉTODOS:
A pesquisa do trabalha foi exploratória, para obter-se um conhecimento sistematico do assunto. Assim os meios utilizados foram à pesquisa bibliográfica. Assim a bibliografia foi empregada para explorar o assunto e delimitar o trabalho.
A metodologia de desenvolvimento do trabalho seguiu a abordagem de melhoria de qualidade: o modelo PDCA-Plan-Do-Control-Act. As etapas do ciclo PDCA foram realizadas para obterem-se os objetivos especificos de forma evoluida e continua, com o planejamento, realização, verificação dos resultados e a ação (correção).
Assim iniciou-se o trabalho com a revisão bibliográfica, e em uma segunda etapa caracterizou-se o processo de desenvolvimento de software embarcado, em uma terceira etapa selecionou-se e definiram-se as métricas de software, em uma quarta etapa selecionou-se e abordaram-se métodos sistematicos de engenharia de software aplicáveis ao contexto da engenharia eletrônica, e em uma quinta etapa foi proposto uma adaptação das abordagens selecionadas e por último elaborou-se o relatório final com os resultados obtidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisando-se modelos de ciclo de vida para software de aplicativo, percebe-se que o modelo de espiral pode ser adaptado para o desenvolvimento de software embarcado. O modelo Espiral auxilia no controle de risco do projeto, o que permite no final de cada interação uma verificação, permitindo um melhor controle gerencial.
O Modelo Espiral foi dividido em 5 partes: Comunicação com o cliente;Planejamento;Análise de riscos; Construção e evolução; e avaliação do cliente. O desenvolvimento do software muitas vezes é feito em conjunto com a construção do hardware, deste modo tanto o circuito quanto o software estariam dentro do Modelo de Espiral, isso facilitaria a identificação de possíveis problemas, antes mesmo que eles surgissem em uma etapa que poderia comprometer o projeto. O Modelo Espiral permite que em cada etapa possa ser usado outro modelo de ciclo de vida, direcionando assim o desenvolvimento de cada etapa do projeto segundo a necessidade.
Com o intuito de propor a implementação de um conjunto de métricas, para serem aplicadas junto ao modelo de ciclo de vida espira, comparou-se dois conjuntos de métricas que possuem focos distintos: Um tem o foco no software e o outro na interconexão entre hardware/softwares(coesão, acoplamento e complexidade de software) sendo que ambos tem o foco na qualidade e reutilização do software.
Deste modo foi proposto um modelo que possui 4 elementos, onde esses elementos são características, sub-características, atributos e métricas.
CONCLUSÕES:
Este trabalho apresentou as principais características do software embarcado, uma adaptação do ciclo de vida Espiral ao desenvolvimento de embarcados e métricas para apoiar a avaliação da qualidade do produto no contexto de embarcados.
Vários são os mecanismos de desenvolvimento de software usados no desenvolvimento de sistemas embarcados, apesar desse esforço o processo de desenvolvimento de embarcados é visto ainda com muitas falhas. Por conta disso analisaram-se modelos e ciclos de vida diferentes, com o intuito de propor um modelo que fizesse a conexão entre teste, segurança, qualidade e custo, Propondo um modelo para o desenvolvimento de sistemas embarcados.
Percebeu-se no decorrer do artigo contribuições no desenvolvimento de software embarcado direcionados para a área médica que poderão ser explorado e aplicados em trabalhos futuros.
Palavras-chave: Software embarcado, Modelo Espiral, métricas.