65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
OCORRÊNCIA DE LARVAS TRICHOPTERA EM UM TRIBUTÁRIO DE TERCEIRA ORDEM NO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO
Poliane Rocha de Oliveira - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC / UEMA
Gleison Robson Desidério Gomes - Graduado em Ciências Biológicas. Bolsista Apoio Técnico FAPEMA do CESC / UEMA
Lázaro Carlos Medeiros-França - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC / UEMA
Maria Aparecida de Gois Almeida - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC / UEMA
Stênio Raniery de Sousa Nascimento - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC / UEMA
Carlos Augusto Silva de Azevedo - Prof.Dr. / Orientador - Curso de Ciências Biológicas – CESC / UEMA
INTRODUÇÃO:
Trichoptera são insetos holometábolos, os estágios imaturos são aquáticos dulcícolas. Possuem larga diversidade ecológica, vivem em diferentes habitats dulcícolas e com amplo potencial bioindicador, devido sua grande sensibilidade aos poluentes. As larvas são campodeiformes ou eruciformes, constroem abrigos fixos ou moveis, para sua construção utilizam glândulas de seda, areia, pedregulhos, ou porções vegetais. A distribuição de Trichoptera no ambiente aquático pode ser influenciada por fatores ambientais e físico-químicos. Atualmente 13500 espécies são registradas no mundo, 2562 espécies na Região Neotropical. Para o Brasil ocorrem cerca de 580 espécies distribuídas em 16 famílias. Recentemente foram registrados 18 gêneros em sete famílias para o Município de Caxias, Estado do Maranhão. Este estudo é de grande relevância, pois vem a ampliar conhecimento taxonômico e ecológico sobre o táxon para a região, pois os trabalhos realizados ate o momento são restritos apenas a uma área de estudo, sendo que o Município possui uma rica rede hídrica, ainda pouco explorada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo teve como objetivo verificar diversidade de larvas de Trichoptera ocorrentes no igarapé Riachão, tributário de terceira ordem, além de ampliar o número de gêneros ocorrentes para Município de Caxias, Estado do Maranhão.
MÉTODOS:
As coletas foram realizadas no Igarapé Riachão, localizado no Município de Caxias – Maranhão entre as coordenadas 4°56'9.25"S / 43°21'26.30"W, à margem direita da MA - 034 sentido Caxias – Matões. Este igarapé considerado de 3º ordem deságua no Rio Itapecuru. Ao longo de suas margens apresenta mata ciliar e mata de galeria como tipos fitofisionômico predominantes, formando corredores fechados sobre o curso d água. Foram realizadas duas coletas, nos dias 15 e 17 de junho de 2012, correspondentes ao período de seca, sendo que para a coleta das larvas foi levado em consideração à proximidade dos ramais e trilhas de acesso. No igarapé foi amostrada uma seção de 50 m, divididas em cinco pontos, cada um contendo 10 m. Os espécimes foram coletados com auxilio de rede entomológica em D (rapiché), e por catação manual nos substratos: folhas, troncos e raízes submersas na correnteza, embaixo de rochas, pedras, pedregulhos e macrófitas em áreas de correnteza e remanso. Os substratos foram removidos da jusante para montante para não interferir nas características do curso d’água. O material coletado foi fixado em álcool etílico a 80%, e transportado ao Laboratório de Entomologia Aquática (LEAq) do CESC / UEMA, onde foram identificados ao nível de gênero com o auxilio de chaves dicotômicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram coletados 582 indivíduos de Trichoptera na área de estudo, distribuídos em cinco famílias e sete gêneros: Helicopsychidae (Helicopsyche); Hydropsychidae (Smicridea, Macronema); Hydroptilidae (Hydroptila, Neotrichia); Philopotamidae (Chimarra) e Glossosomatidae (Itaura). Os gêneros Smicridea e Chimarra com 198 e 360 espécimes, respectivamente, representaram 95,87% da abundancia total. Estes gêneros pertencem ao grupo alimentar dos coletores, o que explica a alta representatividade neste igarapé, pois indivíduos pertencentes a esta categoria extraem de ambientes correntes alimento e oxigênio, através das redes de captura que constroem. Itaura e sua respectiva família vêm a contemplar o primeiro registro
para o Município de Caxias e Estado do Maranhão, juntamente com Macronema e Neotrichia obtiveram apenas um espécime no igarapé Riachão, o que provavelmente pode ser explicado devido a restrições a fatores ambientais ou à baixa capacidade de colonização destes táxons, tornando-os bastante vulneráveis à perturbação antrópica que sofrendo este igarapé, como queima da vegetação ripária e despejo de lixo doméstico.
CONCLUSÕES:
Este estudo vem a ampliar o número de famílias e gêneros da ordem Trichoptera para o Município de Caxias e Estado do Maranhão, permitindo um maior conhecimento da diversidade desta ordem. Com a realização deste estudo aumentou de sete para oito famílias e de 18 para 19 gêneros e com a exploração de outras áreas de estudo no Município estes números pode aumentar substancialmente. Porem este igarapé vem sofrendo forte alteração antrópica, o que pode está limitando a dispersão de alguns táxons ao longo do curso d’água. Partindo deste pressuposto, medidas conservacionistas são essências para manter a preservação deste igarapé integra. Estas medidas devem ser apresentadas às autoridades para que ocorra uma fiscalização mais rígida para impedir a degradação da área estudada.
Palavras-chave: Glossosomatidae, Entomologia Aquática, Igarapé Riachão.