65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CRESCIMENTO DE MUDAS DE MAMÃO CALIMOSA (Carica papaya L.) COM BIOFERTILIZANTE LÍQUIDO FOLIAR
Flávia Michele da Silva - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
Jairton Fraga Araújo - Prof. Dr./Orientador - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Itala Laiane Silva Gomes - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
Natali Moura Costa e Silva - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
Gilmario Noberto de Souza - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
INTRODUÇÃO:
O Brasil desponta como maior produtor mundial de mamão, sendo responsável por cerca de 25% da produção mundial, ocupa o 3º lugar nas exportações mundiais, e apresenta-se como a terceira frutífera mais cultivada no país (SILVA, 2004; FERNANDES, 2006).
O Caliman 01 é um híbrido obtido do cruzamento entre um progenitor do grupo Formosa e um do grupo Solo, apresenta características fenotípicas do grupo Formosa. A produção de mudas de alta qualidade é um fator determinante para tornar a produção vegetal mais competitiva (CALVETE; SANTI, 2000).
O uso indiscriminado de fertilizantes minerais e de defensivos sintéticos na agricultura brasileira contribui para o aumento do custo de produção e da contaminação do meio ambiente, a substituição dos agroquímicos por produtos alternativos, como os biofertilizantes, vem crescendo, possibilitando o desenvolvimento de uma agricultura menos dependente de produtos industrializados (DIAS et al., 2003).
Os biofertilizantes por serem complexos nutricionais completos podem atender adequadamente o requerimento de nutrientes, sendo uma importante estratégia na formação e desenvolvimento de mudas, especialmente por poderem ser fornecidos parceladamente, apresentarem baixo custo e poderem ser produzidos pelos próprios agricultores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou avaliar o crescimento das mudas de mamão calimosa, produzidas com uso de biofertilizante líquido aplicado por meio de pulverização foliar em substituição total aos fertilizantes sintéticos.
MÉTODOS:
O experimento foi instalado em viveiro telado de produção de mudas situado na área experimental do DTCS-III/UNEB, de agosto a dezembro de 2012, utilizando-se como substrato o solo LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO Eutrófico.
O delineamento experimental utilizado foi inteiramente cazualizado com 6 repetições em esquema fatorial 5 x 5, sendo cinco tratamentos com biofertilizante líquido via foliar e cinco semanas de analise. Os tratamentos consistiram de doses de nitrogênio fornecido por meio de biofertilizante líquido via pulverização foliar. As adubações foram com repetições a cada oito dias, somando cinco aplicações, com as respectivas concentrações: T1 – 0 % (Testemunha); T2 – 5 %; T3 – 10 %; T4 – 20 %; T5 – 40 %. Avaliaram-se as seguintes características: altura linear da parte aérea obtida medindo-se do colo ao ápice com régua graduada em centímetros; diâmetro do caule obtido com uso de paquímetro digital de precisão em milímetros; e índice relativo de clorofila obtido com uso de clorofilômetro digital, marca clorofiLOG (índices ICF).
Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade para testar a significância das diferenças, com uso do programa ASISTAT.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para altura, os tratamentos com biofertlizante líquido não demonstraram diferença significativa em todas as semanas de avaliação. Quanto ao fator semanas todos os tratamentos apresentaram diferença significativa, sendo o de 20% na 5ª semana o de melhor resultado, 8.00 cm de altura, tendo um desenvolvimento de 46,5% em relação à 1ª semana de aplicação de biofertilizante líquido foliar.
No diâmetro do caule o uso do biofertilizante líquido não foi significativo entre os tratamentos durante todas as 5 semanas de avaliação. Enquanto que nas semanas houve diferença significativa em todos os tratamentos, tendo a 5ª semana os maiores diâmetros de caule, sendo o tratamento de 10% o de melhor valor com 3.00 mm.
Não houve diferença significativa no teor clorofila entre os tratamentos com biofertilizante líquido em todas as semanas de avaliação. Em trabalho realizado por Araújo et al. (2012), utilizando biofertilizante líquido foliar em maracujá amarelo, também não foi observado diferença significativa para teor de clorofila. As concentrações de 5, 10, 20, 40% apresentaram diferença significativa quanto às semanas, sendo a 5ª semana com as melhores médias de clorofila, e a concentração de 20% obteve o maior valor médio, com 46.43 ICF, tendo um aumento de 60,8% em comparação com a 1ª semana.
CONCLUSÕES:
Os tratamentos com biofertilizante foliar não influenciaram o crescimento das mudas de mamão calimosa, já o fator semanas foi significativo para o desenvolvimento das mudas.
Os resultados obtidos com o uso do biofertilizante líquido aplicado via pulverização foliar necessitam de mais estudos conclusivos sobre o real potencial e desempenho na produção de mudas de mamão calimosa.
Palavras-chave: Carica papaya L., Pulverização foliar, mudas de mamão.