65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
SISTEMA DE GERENCIAMENTO ZOOTÉCNICO DE BOVINOS DESENVOLVIDOS POR ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS.
David Brito Ramos - Prof./ Orientador -Depto.de Ensino – IFAM/PARINTINS
Ilmara Monteverde Martins - Profa. Esp./ Coorientadora -Depto.de Ensino – IFAM/PARINTINS
Érika Cristina Dias de Oliveira - Profa. MSc./ Coorientadora -Depto.de Ensino – IFAM/PARINTINS
Patrícia Xavier Viana - Curso Técnico em Informática - IFAM/PARINTINS
Ramon Lima Azevedo - Curso Técnico em Informática - IFAM/PARINTINS
Yan Lima Albuquerque - Curso Técnico em Informática - IFAM/PARINTINS
INTRODUÇÃO:
O agronegócio é uma atividade econômico-financeira relevante no país, pois o empreendimento rural deve ser gerenciado adequadamente para atingir resultados satisfatórios. De acordo com Campos, Quintairos e Santos (2012) “a informação tornou-se uma ferramenta de extremo valor para as empresas, o que melhora a sua gestão e a otimização das atividades internas, além de ser útil como recursos para vantagem competitiva no mercado de trabalho.” Para tanto, deve-se levar em consideração que a maioria das atividades vem dos pequenos e médios produtores, com isso, é de suma importância apoiar esta parcela produtora do negócio, fornecendo incentivos e facilitando o desenvolvimento produtivo através de ferramentas que auxiliem na maximização da produção. É neste ponto que a informatização da produção destaca-se como ferramenta indissociável da boa prática de gerenciamento empresarial. Tal cenário, associado à dificuldade de se obter ferramentas especializadas voltadas para a problemática da localidade, que dificulta o gerenciamento do rebanho. Diante deste cenário que se idealizou o desenvolvimento de um sistema web, com banco de dados, projetado para trabalhar com transações, disponibilizando ao produtor uma alternativa de baixo custo para viabilizar o controle do rebanho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propor a utilização de software para controle zootécnico de bovinos a pequeno e médio produtores no município de Parintins, Amazonas.
MÉTODOS:
Este projeto foi desenvolvido por alunos dos cursos técnicos em agropecuária e informática. Os alunos do curso de agropecuária, devidamente orientados por profissional da área, coletaram as informações necessárias para fomentar a produção do software. As informações necessárias para fomento do software foram obtidas através de pesquisas bibliográficas, consulta a especialistas, consulta aos produtores através de formulários específicos, visando à satisfação das características regionais de produção. Com a apresentação das necessidades para o programa, estes serão implementados pelos alunos do curso técnico em informática e a metodologia utilizada para a implementação seguiu Martins et al. (2012).
Com base nas análises dos dados obtidos no levantamento foi criado um documento para registro dos requisitos a serem cumpridos pelo software. A partir deste documento será desenvolvido o software utilizando-se linguagens de programação adequadas. A fase de aceitação do sistema junto ao cliente terá início com a turma do curso técnico em agropecuária e especialista na área, procedendo-se, dessa forma, a entrega do software para a apreciação pelo IFAM e, posteriormente, pelos produtores de bovinos do município.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O software foi projetado para apresentar suas funcionalidades de forma intuitiva e agradável ao usuário, uma vez que foi pensado não apenas o que poderia ser feito, mas também que o público alvo seriam pessoas com pouca experiência no uso de sistemas de computador. Como diferencial, o sistema registra o tipo de terreno, sendo as opções várzea e terra firme, características comuns às fazendas da região. Com o sistema é possível cadastrar mais de uma fazenda, cadastrar os funcionários e associá-los às fazendas que operam, também é possível manipular dados sobre vacinas e sêmen, por fim, é possível manipular dados do animal, inclusive registrando origem genética, se o fazendeiro tiver este conhecimento, o sistema também faz outros registros como a finalidade da criação (corte ou produção de leite), peso, raça, pelagem, data de nascimento, sexo, código de identificação, nome, fazenda onde será criado e um campo de anotações adicionais.
CONCLUSÕES:
Este trabalho possibilitou a criação de um software de apoio ao pequeno e médio produtor e também ao curso de agropecuária do IFAM – Campus Parintins, permitindo um gerenciamento simples, porém organizado e com uma coleta de dados consistentes. Isto permite que o usuário possa definir melhor as tarefas da fazenda. A resposta ao software foi positiva, desta forma, pretende-se mantê-lo e ampliar a quantidade de funcionalidades disponíveis a serem implementados em trabalhos futuros.
Palavras-chave: Bovinocultura, Software, Parintins-AM.