65ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
A UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE COM ORIENTADOR |
Marcos César D. Ferreira - Prof. Orientador - Laboratório de Usinagem e Soldagem – IFBA Santo Amaro Élvio Prado da Silva - Prof. Coorientador - Laboratório de Usinagem e Soldagem – IFBA Santo Amaro Jéssica Daniele Santos da Silva - Laboratório de Usinagem e Soldagem – IFBA Santo Amaro Franciely Souza de Jesus Teixeira - Laboratório de Usinagem e Soldagem – IFBA Santo Amaro |
INTRODUÇÃO: |
A comunidade acadêmica incessantemente vem buscando novas metodologias e inovações pedagógicas para adotar em suas disciplinas de modo que os alunos apreendam o conteúdo. Com respeito ao ensino-aprendizagem, é sabido que o trabalho em grupo promove no indivíduo o desenvolvimento de habilidades e estratégias para a solução de problemas, o que é de extrema importância à construção do conhecimento nesse domínio [4]. Do ponto de vista da indústria, a demanda crescente por produtos e serviços tem levado à competição exacerbada, forçando as empresas a buscarem convergência em suas atividades, de forma que evitem a duplicação de esforços para a mesma tarefa, priorizando assim a colaboração entre os vários grupos de trabalho [2]. Pedagogicamente, ao colaborarem, os alunos podem ver o ponto de vista de seus pares e juntos construírem uma solução para o problema proposto. O efeito das contribuições proporcionado pela colaboração é facilmente percebido ao se acompanhar uma tarefa em andamento, onde se podem analisar diferenças substanciais no refinamento das soluções registradas [1]. Portanto, o trabalho em grupo tem se mostrado ser uma necessidade, tanto no mercado de trabalho como na educação contribuindo para melhorar a interação em relação às aulas tradicionais. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O objetivo deste estudo de caso é mostrar a importância em realizar atividades práticas onde os alunos tenham a experiência no desenvolvimento de tarefas e soluções para problemas através do desenvolvimento de atividades propostas em grupo no laboratório. Assim identificar as dificuldades na aprendizagem em grupo. |
MÉTODOS: |
O procedimento para a comunicação entre aluno e professor ocorre da seguinte maneira: 1) Os alunos formam os grupos com pessoas que tenham melhor afinidade de modo que os grupos tenham um número balanceado de componentes; 2) O professor informa aos grupos a tarefa, juntamente com uma breve descrição do objetivo esperado, de cada etapa e do prazo para conclusão da tarefa; 3) O professor acompanha a execução das tarefas elaboradas pelos grupos, respondendo as perguntas quando consultado para a resolução dos problemas encontrados, dando ao professor o controle dos alunos. O professor também tem a possibilidade de dar informações que permitem a resolução dos problemas. 4) Durante a execução da tarefa e fornecendo informações, o professor tem a possibilidade de aferir a tarefa (desfecho, modo de execução, plano de trabalho, procedimento, etc.) para garantir a solução. 5) As informações dadas pelo professor, então, é “armazenada” pelo grupo para seu posterior tratamento e gestão. 6) O professor pode validar as novas soluções elaboradas, modificá-las ou alterar os aspectos de sua apresentação para fazê-las acessíveis. 7) Realização de questionário avaliativo sobre as aulas de laboratório |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Após análise dos questionários foi observado que 100% dos participantes aprovaram a realização de atividades em laboratório. Notamos que 80% afirmaram que o comportamento de alguns alunos poderia ser melhor, 78% que o espaço físico e a organização apresentadas aos grupos poderiam ser melhores e 74% que o planejamento das atividade poderiam ser melhores. Todavia, 56% dos participantes indicaram que deveria haver uma maior participação de alguns membros do grupo. Este fato está relacionado à quantidade de equipamentos disponíveis para realização das atividades práticas, com isto, há uma concentração em demasia de alunos por equipamento somado com o mal comportamento de alguns alunos no laboratório durante as atividades, ocasionando estatisticamente pontos negativos. Outro ponto negativo (52%), foi referente a assistência insuficiente aos alunos, que pode estar relacionado na concentração em demasia de alunos por equipamento no laboratório. Verificamos que 52% dos participantes tiveram suas expectativas atendidas, melhorando o aprendizado, superando as expectativas. Estes resultados são sinalizadores de melhoramento das aulas de laboratório futuras. Entretanto, 64% dos estudantes declararam um conceito ótimo para o item tempo no laboratório. |
CONCLUSÕES: |
Concluímos que: “é necessário se trabalhar em grupo e há uma demanda por compromisso, esforço e acordo dos participantes. As atividades propostas foram benéficas e representou uma boa oportunidade de pôr em prática o conhecimento teórico até então adquirido por todos”. Os grupos experimentaram muitas dificuldades relacionados ao comportamento exigido, e com o planejamento da solução de problemas, já que esta habilidade depende de coordenação e interação, as principais dificuldades relatadas foram as relacionadas ao espaço físico do laboratório, necessário para a acomodação de equipamentos e alunos, a organização e planejamento das atividades. A maioria dos grupos relatou que a experiência de desenvolver uma atividade em grupo foi positiva, pois contribuíram para o conhecimento do indivíduo e que tão importante quanto a formação dos grupos é o desenvolvimento da própria tarefa, com a participação efetiva de cada membro do grupo. Planejamos melhorar as condições nos laboratórios e o aumento do espaço físico do ambiente. Estas ações se traduzem na utilização de uma metodologia de ensino-aprendizagem com inovação pedagógica para ser adotada independentemente da área considerada ou disciplina de modo que os alunos apreendam o conteúdo. |
Palavras-chave: laboratório, lúdica, grupo. |