65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
CITOTOXICIDADE DO FRUTO DE Morinda citrifolia L. SOBRE AS CÉLULAS MERISTEMÁTICAS DE Allium cepa L.
Gleuvania Marques Santana - Aluna Depto. de Ciências Biológicas - – UFPI/CSHNB
Ellifran Bezerra Siqueira Dantas - Aluno Depto. de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB.
Pollyana Araújo Alves Bacelar - aluna Depto. de Pós-graduação em Genética em Melhoramento – PPGM/UFPI
Maria do Socorro Meireles de Deus - Profa. Me Depto. de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
Ana Paula Peron - Profa Dra/Orientadora – Depto. de Ciências Biológicas – UFPI/CSHNB
INTRODUÇÃO:
A utilização de plantas como recurso terapêutico é uma prática generalizada na medicina popular e tem aumentado acentuadamente nas últimas décadas. Apesar da ampla utilização destes fitomedicamentos ainda são consideradas poucas as informações sobre os seus constituintes químicos. O suco produzido a partir do fruto de Morinda citrifolia (noni) é conhecido por prevenir e curar várias doenças tais como diabetes, diarréia, hipertensão, artrite, estresse e câncer. Mais de 160 constituintes químicos já foram identificados no noni, entre eles estão asperulosido, escopoletina e antraquinonas, além de vitaminas e vários aminoácidos. No entanto, os efeitos tóxicos do noni necessitam ser mais bem estudados. As células meristemáticas de raízes de Allium cepa é um ensaio importante na avaliação de citotoxicidade de extratos aquosos de plantas medicinais por suas propriedades cinéticas de proliferação e por possuir cromossomos grandes e em número reduzido (2n=16). Este organismo de prova também demonstra similaridade satisfatória aos resultados obtidos em outros bioensaios, como os com animais e em cultura de células, sendo frequentemente usado para alertar a população sobre o consumo de fitoterápicos
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a ação do suco de noni sobre o ciclo celular de raízes de Allium cepa em duas concentrações e em três tempos de exposição.
MÉTODOS:
Polpas de fruto noni foram trituradas em água até a produção de um suco, e em seguida estabeleceu-se 02 concentrações (tratamentos): 0,18 e 0,36g/mL. Os bulbos de Allium cepa foram colocados para enraizar em frascos com água destilada, à temperatura ambiente e aerados constantemente, até a obtenção de raízes com cerca de 1,0cm de comprimento. Para análise de cada concentração estipulou-se um grupo experimental com cinco bulbos de cebolas. Antes de se colocar em contato com as suas respectivas concentrações, algumas raízes foram coletadas e fixadas para servirem de controle do próprio bulbo. Em seguida, as raízes restantes foram colocadas em suas respectivas concentrações, por 24 horas, 48 horas e 07 dias. Após estes tempos de exposição foram retiradas algumas raízes e fixadas. As lâminas foram feitas seguindo-se pelo método de esmagamento. Para cada bulbo analisou-se 1.000 células, totalizando 5.000 células para cada controle e concentração. Durante a análise observou-se células em interfase, prófase, metáfase, anáfase e telófase, e calculou-se o índice mitótico. A análise estatística dos dados foi realizada pelo teste Qui-quadrado (p< 0,05).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que as duas concentrações testadas aumentou de forma significativa o índice de divisão celular das células meristemáticas de raiz de Allium cepa nos três tempos de exposição. Os valores obtidos de índice mitótico para os tempos de exposições de cada tratamento não foram significativos entre si. Não foram observados distúrbios na divisão celular e micronúcleos em nenhum dos tratamentos.
CONCLUSÕES:
Assim, nas condições estabelecidas para este trabalho, as duas concentrações analisadas tiveram ação tóxica às células do sistema teste utilizado.
Palavras-chave: planta medicinal, noni, Allium cepa L..