65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
RELAÇÃO BIOMÉTRICA DA POLPA E DO ENDOCARPO DE NIM NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO – PA.
Maria Geisiane Ávila Bezerra - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia
Francisca Antônia Xavier Bezerra - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia
Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia
Josué Valente Lima - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia
Lucilene Rodrigues dos Santos - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia
Euzanyr Gomes da Silva - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia
INTRODUÇÃO:
O Nim (Azadirachta indica) é uma planta tropical que apresenta grande utilização no campo da saúde e que quando empregada com critério, não produz resíduos potencialmente tóxicos para os seres humanos e o meio ambiente. A grande maioria dos trabalhos descritos na literatura não descreve a caracterização qualitativa e quantitativa nas diferentes partes da planta usada, onde geralmente, os princípios podem estar presentes em menores quantidades.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a relação entre o rendimento da polpa em endocarpos dos frutos de Azadirachta indica no município de Capitão Poço – PA, levando em consideração as características da região.
MÉTODOS:
Os frutos foram coletados de diversas árvores diferentes, da Universidade Federal Rural da Amazônia – campus Capitão Poço, sendo coletados 400 frutos e selecionados 300 frutos da espécie de Nim (Azadirachta indica A. juss – meliaceae), para serem avaliados, a presente pesquisa decorreu em fevereiro de 2012. Os frutos foram levados ao laboratório de fisiologia vegetal para análises, onde foram numerados para se obter maior exatidão dos dados analisados, sendo feita assim as analises com os frutos, em seguida foi feita a despolpa dos mesmos, com a finalidade de determinar os parâmetros biométricos, e com auxilio da balança analítica de semi-precisão e paquímetro analógico definimos o peso, diâmetro e comprimento do endocarpo respectivamente e o rendimento de polpa. Para análise biométrica do endocarpo e da polpa, foi realizada uma correlação simples entre variáveis e o respectivo nível de significância (p) entre as variáveis pelo teste unilateral da distribuição de Student a 1% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os dados obtidos, os resultados mostraram uma variação na MMF da polpa, em que o valor mínimo foi de 0,71 g e o maior 2,01 g. Os resultados também revelaram uma variação na MMF (massa de matéria fresca) do endocarpo, em que o valor mínimo foi de 0,44 g e o maior 1,12.
Os testes de correlações foram negativos a 1% de probabilidade para a MMF da polpa em relação à MMF do endocarpo (r = -0.1980; p= 0,05). Diante das condições experimentais deste estudo, indica que a MMF da polpa possui relação indireta ao MMF do endocarpo, isso de deve às plantas estarem sujeitas a variações de temperatura, índices de pluviosidade e outras variantes que podem alterar certos aspectos de sua composição genética, bioquímica e fisiológica, tal relação contribui para uma estimativa de produção a partir de frutos amostrais para pesquisas futuras.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos tiveram correlação negativa nas análises biométricas dos frutos Azadirachta indica. Os frutos apresentaram alta variação nas medidas de MMF da polpa e MMF dos endocarpos em razão da variabilidade genética, no entanto, a massa da polpa tem relação indireta com a massa do endocarpo, estando estas sujeitas a variações nutricionais e ambientais comprometendo seu desenvolvimento, ou seja, um fruto com considerável quantidade de polpa possui um endocarpo aumentado. Tais implicações estão relacionados ao desenvolvimento fisiológica do fruto.
Palavras-chave: Fruto, Azadirachta indica, Correlação.