65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia
AVERIGUAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL SOBRE O MUNICÍPIO DE HUMAITÁ - AM
Carlos Alexandre Santos Querino - Prof. M.Sc./Orientador Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM
Vagner Marques Pavão - Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM
Paulo André da Silva Martins - Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM
Aline Lessa de Souza - Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM
Luan Ferreira Siqueira - Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM
Juliane Kayse Albuquerque da Silva Querino - Prof. M.Sc./Orientador Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA/UFAM
INTRODUÇÃO:
Radiação solar é toda radiação eletromagnética proveniente do Sol que atinge o planeta (Querino et al. 2006; Querino et al. 2011). A radiação solar que atinge a superfície terrestre é formada pelas componentes diretas, que atinge o solo sem sofrer alteração em seu caminho ótico além da provocada pela refração atmosférica e a difusa que é a radiação que chega ao solo após ser espalhada na atmosfera. A soma dessas duas componentes é denominada radiação solar global (Rg) (Querino et al. 2011, Iqbal, 1980). Essa radiação é de extrema importância para a vida na Terra, pois é responsável pelos principais processos de ordem física, química e biológica, tanto animal quanto vegetal, bem como responsável direto na disposição da energia primária para todos os processos terrestres, desde a fotossíntese, primordial para a reciclagem do CO2, até o desenvolvimento de tempestades, que provocam situações meteorológicas adversas (Souza et al. 2005). Dessa maneira, entender e conhecer o comportamento da radiação solar global (Rg), é fundamental para o entendimento da disponibilidade de energia para os diversos processos no sistema terra atmosfera.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante do exposto, o presente artigo visou caracterizar o comportamento, bem como analisar variação sazonal da radiação solar global no município de Humaitá, Amazonas.
MÉTODOS:
O município de Humaitá está situado à margem esquerda do Rio Madeira, afluente da margem direita do Rio Amazonas, e dista cerca de 200 km ao norte de Porto Velho e 675 km ao sul de Manaus pela Rodovia BR-319 (MARTIN et al., 2006). Os dados para esse estudo foram coletados a cada 30s e tiveram suas médias horárias armazenadas em um datalloger da estação meteorológica automática (EMA) pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia – INMET (-7o 09 22; -63o 09 22; 72m) e instalada na antiga escola agrícola de Humaitá durante todo o anos de 2009. As informações coletadas foram posteriormente armazenadas em computadores do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - IEAA de Humaitá e posteriormente processados em médias horárias mensais para uma melhor compreensão da variação diúrna e sazonal da Rg sobre o município. A climatologia da região caracteriza por interpor duas épocas bastante distintas, uma extremamente chuvosa (novembro à abril) e uma seca (junho à setembro), sendo chamado de época de transição do período chuvoso para o seco o mês de Maio, e seco para o chuvoso, mês de Outubro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As médias mensais de Rg nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril (período chuvoso) foram respectivamente 378, 394, 405 e 366 W m-2. Já para os meses dentro do período seco as médias foram de 387, 473, 502 e 475 W m-2 para os meses de junho, julho, agosto e setembro respectivamente. O mês de transição do período chuvoso para seco, maio, com uma média de 398 W m-2 enquanto outubro teve uma média de 380, transição chuvosa para o seco. Ao observar as médias horárias mensais, nota-se que também que os meses de julho e agosto registram valores acima dos 900 W m-2. Por se tratar de época seca a atmosfera possivelmente esteve mais transparente, o que permitiu uma maior chegada dos raios solares até a superfície da Terra. Durante o período chuvoso a precipitação apresenta uma boa distribuição ao longo do dia, fazendo com que dessa maneira, as médias horárias mensais sejam baixas e os picos não tão altos, com valores, em média, abaixo dos 800 W m-2.
CONCLUSÕES:
Apesar de Humaitá encontrar-se em região equatorial e próximo ao equador, observou-se as maiores médias mensais de Rg, bem como os maiores picos, não condiz com o verão. Elas foram observadas durante o inverno. Em teoria a situação deveria ser inversa, pois nos períodos descritos acima, como por exemplo, no inverno, chega menos radiação solar no topo da atmosfera. O fato é que durante a época seca a uma baixa concentração de nebulosidade, garantindo com que haja uma maior transmitância atmosférica. Já durante a época chuvosa, a concentração de nuvens ao longo do dia, é quase que constante, impedindo com que os raios atravessem a atmosfera e chegue ao solo.
Palavras-chave: Meteorologia, Radiação Solar Global, Amazônia.