65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO RIO TODOS OS SANTOS EM TEÓFILO OTONI-MG
Eliane Aparecida Barroso - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Débora de Paula Almeida - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Andréa Manchester - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Ronaldo Serafim Abreu Silva Manchester - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Jairo Lisboa Rodrigues - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
Cleide Aparecida Bomfeti - Profa. Dra/Orientadora Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia- UFVJM
INTRODUÇÃO:
Segundo a ONU, 2011 (Organização das Nações Unidas) “a água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias”. É um recurso essencial a todos os seres vivos sendo indispensável à sobrevivência, às atividades humanas e manutenção dos ecossistemas. Essa profunda ligação da água com as atividades antropogênicas tem acarretado sérios prejuízos aos recursos hídricos, interferindo na economia local e destruindo alternativas saudáveis de desenvolvimento sustentável. O rio Todos os Santos se encontra na bacia do Mucuri e tem extensão de 70 km. Corta a zona urbana e rural da cidade de Teófilo Otoni-MG e também é o responsável por todo o abastecimento de água do município. No trecho que corta a zona urbana deste município, recebe descarga de resíduos sólidos e de efluentes domésticos e industrial sem tratamento prévio. Dessa forma faz-se necessária a investigação da real situação das águas, detectando então o impacto que a qualidade das mesmas causa ao ecossistema local e à população, afim de que se tomem providências, de forma a sanar os problemas relativos à qualidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste sentido este trabalho tem como objetivo verificar a qualidade das águas do Rio Todos os Santos com intuito de diagnosticar a situação ambiental do rio através de avaliações microbiológicas da água em dois pontos do município de Teófilo Otoni, determinando a presença de bactérias dos grupos coliformes totais e termotolerantes.
MÉTODOS:
A coleta foi realizada durante o mês de setembro de 2012, sendo analisadas amostras de dois pontos do rio Todos os Santos, onde os pontos I e II localizam-se no perímetro urbano de Teófilo Otoni e no distrito de Pedro Versiani, respectivamente. Foi realizada a contagem de coliformes totais e termotolerantes, confrontando os resultados com os parâmetros estabelecidos pela legislação. As análises microbiológicas foram realizadas no laboratório de Biologia do ICET-UFVJM, adotando-se a técnica dos tubos múltiplos para análise da presença de coliformes totais e termotolerantes, segundo o Manual Prático de Análise de Água da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA, 2006). As amostras foram diluídas em solução salina 0,85% e foram inoculadas em Caldo Lauril Triptose a 35ºC por 48 horas. Nos tubos em que se observaram resultados positivos (turvação e presença de gás) foi feita a inoculação em caldo Escherichia coli (EC) e Verde Brilhante a 45ºC e 35ºC por 48 horas, respectivamente. Os resultados foram calculados com base na tabela do Número Mais Provável (NMP), e expressos em NMP/ml de amostra.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), através da Resolução 430 de Maio de 2011, estabelece padrões de classificação dos corpos d’água. O rio Todos os Santos é enquadrado na classe 2 de águas doces, as quais podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à recreação de contato primário; à irrigação plantas, entre outros. O nível de contaminação obtido para coliformes totais e termotolerantes na amostra coletada no ponto I foi de 46x104 NMP/ml para os 2 parâmetros avaliados. Este elevado índice de contaminação parece estar relacionado à localização do ponto, na área urbana do município, podendo esse ser o mais impactado devido à elevada descarga de efluentes domésticos e resíduos sólidos de grande parte de Teófilo Otoni. No ponto II em Pedro Versiani os resultados para coliformes totais e termotolerantes foram 2x102 NMP/ml e 43x101 NMP/ml, respectivamente. Esse ponto por localizar-se a jusante de Teófilo Otoni parece receber toda a descarga de efluentes do município, além dos dejetos de animais endotérmicos e resíduos das atividades agrícolas e pecuárias da região. Porém observou-se a diminuição dos níveis de contaminação que pode ser devido ao processo de autodepuração por esse estar a uma distância considerável do município.
CONCLUSÕES:
Os dados demonstram o grande dano que a atividade antropogênica tem causado ao rio Todos os Santos. O maior impacto é a constante descarga de efluente em seu leito que além de degradar o corpo hídrico, representa um risco a saúde publica, tendo em vista a alta concentração de coliformes encontrados podendo indicar a presença de outros microrganismos patogênicos. Segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) o rio Todos os Santos se enquadra na classe 2 porém, esse órgão não leva em consideração a alta concentração de contaminação proveniente do município de Teófilo Otoni, sendo possível que esse Rio deva se enquadrar em outro nível de classificação. Logo, se tomarmos como base os altos índices de contaminação obtidos e a classificação do CONAMA, o Rio Todos os Santos deveria se enquadrar na classificação 4 que se destina apenas a navegação e harmonia paisagística.
Palavras-chave: Degradação, coliformes totais, coliformes termotolerantes.