65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
CARACTERIZAÇÃO DO CARVÃO VEGETAL DE RESÍDUOS DE EXPLORAÇÃO FLORESTAL DE ANAPÚ/PA.
Rafaelle da Silva Negrão - Graduanda em Engenharia Florestal, UFRA – Campus de Paragominas/PA
Ariene Oliveira Pereira - Graduanda em Engenharia Florestal, UFRA – Campus Paragominas/PA
André Antônio Ballestreri - Graduando em Engenharia Florestal, UFRA – Campus de Paragominas/PA
Maria Waldenys Silva e Silva - Graduanda em Engenharia Florestal, UEPA – Campus Paragominas/PA
Denes de Souza Barros - Professor Assistente, Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Paragomina
Yedo Souza Santos - Professor, Universidade do Estado do Pará – Campus Paragominas
INTRODUÇÃO:
Resíduos florestais é qualquer biomassa gerada das atividades inerentes a exploração florestal, que frequentemente continuam em campo após a exploração madeireira. São copas de árvores exploradas e árvores eventualmente derrubadas pela exploração madeireira, raízes tabulares, resíduos de abertura da infraestrutura necessária ao manejo florestal sustentável, que hoje em dia se descobrem disponíveis para o aproveitamento energético. Esta matéria-prima poderia ser empregada para diferentes fins, tais como: compostagem para adubação, complemento orgânico, produção de pacotes para contenção de encostas, produção de energia, etc. Hoje, sabe-se que os resíduos de exploração florestal é uma fonte importante de biomassa, notadamente no estado do Pará, que poderiam ser aproveitada, principalmente para fabril de carvão vegetal como fonte de energia, atendendo a demanda de carvão vegetal pelo setor siderúrgico que no ano de 2009 foi de 22 milhões de metro de carvão. O carvão vegetal é um insumo amplamente utilizado pelas indústrias siderúrgicas como termo redutor do minério de ferro, sobretudo, por se tratar de uma matéria-prima renovável e pouco poluente, comparada aos combustíveis fósseis, sendo empregado na produção de ferro-gusa, aço e ferro-liga.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Portanto, este estudo pretendeu caracterizara as propriedades físicas (densidade básica) e químicas (teor de materiais voláteis, teor de cinzas e teor de carbono fixo) do carvão de resíduos de exploração florestal, produzidos em forno de “rabo quente” no município de Anapú/PA.
MÉTODOS:
A matéria prima utilizada neste trabalho consistiu-se de resíduos de exploração florestal da área de manejo florestal da empresa Acosta e Figueiredo LTDA, município de Anapú/PA. A central de carbonização situava-se as coordenadas geográficas 51º14’39,70” E e 03º26’11,50 ”N. A carbonização foi realizada em forno tipo “rabo quente”, com capacidade de 16 m3 e ciclo de carbonização de 7 dias. Neste estudo, foram utilizados cinco fornos. Os diâmetros dos resíduos variavam de 05 a 30 cm, com aproximadamente 1 m de comprimento.Para os estudos de caracterização da densidade e química imediata do carvão coletou-se um saco de 60 litros com carvão de cada forno (amostra) que foram encaminhadas ao Laboratório de Tecnologia da Madeira da Universidade do Estado do Pará para análise.Para a caracterização da densidade do carvão adaptou-se a Norma MB 1269/79 da ABNT que trata da densidade da madeira. A análise química imediata se refere á determinação das porcentagens do teor de materiais voláteis (TMV), teor de cinzas (Tci) e do Teor de Carbono Fixo (TCF) contidos no carvão tendo como base a Norma D1762/64 da ASTM. O material utilizado foi carvão passado em de 25 mesh e retido na de 45 mesh, obtido por processo mecânico. Os dados foram analisados no Software Microsoft Excel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A média encontrada para densidade básica (Db) do carvão vegetal de resíduos florestais produzidos em forno “rabo quente” foi de 0,37 g/cm3. Resultado inferior ao encontrado por Numazawa et al. (2009a e 2009b) no município de Paragominas/PA, no qual observou densidade básica de 0,44 e 0,51g/cm 3, respectivamente, no carvão de resíduos de exploração florestal produzidos em forno cilíndrico metálico e forno “rabo quente”. É importante salientar que os resíduos de exploração florestal são uma fonte altamente heterogênea de diversas espécies,os quais gerarão carvão de diferentes densidades. Os teores Tc, Tv e TCF apresentaram valores médios de 1,23, 25,64 e 73,13%, respectivamente. Estes resultados estão próximos ao encontrado por Numazawa et al. (2009b), que encontrou para Tc, Tv e TCF 2,9, 22,8 e 74,3%, respectivamente, quando carbonizou resíduos de exploração florestal em forno “rabo quente”, mesmo tipo de forno utilizado pelo presente estudo. Segundo a FAO (1983), o carvão deve apresentar, dentre outras características, alta densidade básica do carvão, alto teor de carbono fixo e baixo teor de materiais voláteis e cinzas. Características estas que são encontradas no carvão analisado pelo presente estudo.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados apresentados pode-se concluir que:
a) Os resíduos de exploração florestal podem ser utilizados para produção de carvão vegetal em fornos tipo “rabo quente”com excelentes qualidades físicas e químicas;
b) O carvão vegetal de resíduos de exploração vegetal apresentou alta densidade básica e a análise química imediata do carvão de resíduos de exploração florestal apresentou baixo teor de cinzas, moderado teor demateriais voláteis e alto teor de carbono fixo, características essas exigidas quando se pretende utilizar em fornos siderúrgicos para produção de ferro gusa.
Palavras-chave: Exploração florestal, Amazônia, Biomassa.