65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO COM OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Leanise Lisboa de Souza Lima - Centro de Formação de Professores - UFRB
Tsylla Madowry de Souza Bouças Nascimento - Centro de Formação de Professores - UFRB
Creuza Souza Silva - Profa. Msc./Orientadora - Centro de Formação de Professores - UFRB
Katya Silene Porto Rodrigues - Profa. Msc./Orientadora - Centro de Formação de Professores - UFRB
INTRODUÇÃO:
A abordagem da Química no Ensino Médio, de acordo com Kuenzer (apud RIBEIRO; MELLO, 2010), tem sido feita mediante seleção de conteúdos idealizados como fundamentais para a formação básica. Por sua vez, o programa de estudo de Química no Ensino Médio não tem sido modificado significativamente desde a introdução da Química como disciplina no ensino básico. A disciplina de Química abordada no Ensino Médio por várias vezes é tida como uma matéria que não desperta interesse nos estudantes (SILVA, 2011) pelo fato da maioria das escolas dar maior ênfase à transmissão de conteúdos e à memorização, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos e a vinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano. Essa prática tem influenciado negativamente na aprendizagem dos alunos, uma vez que não conseguem perceber a relação entre aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e a sua própria vida (MIRANDA; COSTA apud PAZ; PACHECO, 2007). Observando-se estas situações, busca-se por meio desta pesquisa, compreender e analisar as principais dificuldades de alunos de turmas da manhã do 3º ano do Colégio Estadual Pedro Calmon, no município de Amargosa-BA, procurando um percentual de dificuldades em determinados assuntos da disciplina de Química.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa tem por objetivo, analisar e discutir as causas principais das dificuldades que impedem um melhor desenvolvimento e rendimento dos alunos de terceiro ano do turno matutino do Colégio Estadual Pedro Calmon, Amargosas - BA, com relação a assuntos da matéria de Química.
MÉTODOS:
Pesquisas de campo foram realizadas através da aplicação de questionários para as turmas do período da manhã do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Calmon, situado no município de Amargosa, Bahia. Para uma maior avaliação sobre o domínio de conteúdo dos discentes, o questionário aplicado teve suas questões orientadas na atual proposta curricular da disciplina para cada série do Ensino Médio, tomado como base os assuntos que foram julgados mais relevantes de cada ano para o ensino-aprendizagem da disciplina, sendo constituído de quatro questões de múltipla escolha e uma questão discursiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados desta pesquisa foram levantados através das informações recolhidas na aplicação de questionários a uma amostra de quarenta alunos de quatro turmas do último ano de Ensino Médio. Para começar, os alunos foram questionados quanto aos assuntos vistos em sala de aula. Tal questionamento tinha como utilitário analisar, o cumprimento do conteúdo programático para suas devidas séries. A observação das respostas nos mostra que a quantidade de conteúdos dados em sala não segue um padrão por turmas, deixando uma imparcialidade quanto ao número de conteúdos abordados em sala. Quando indagados, dos assuntos vistos, quais eram os mais difíceis, os dados obtidos mostraram que quase metade dos entrevistados, apresentou uma maior dificuldade em Química Orgânica, ressaltando que o assunto Ligações Químicas obteve o segundo maior índice de dificuldades, sendo que este é considerado um assunto de extrema importância como base do ensino da Química e que é abordado na série inicial do Ensino Médio. Para finalizar o questionário, relacionando o conteúdo de Química com outras áreas das ciências, expôs-se a equação da fotossíntese, onde cada aluno deveria balanceá-la corretamente. Após análise das respostas, foi perceptível a deficiência destes com relação ao balanceamento de equações.
CONCLUSÕES:
Através dos resultados da pesquisa, verificou-se que a grande dificuldade dos alunos analisados residia no uso da simbologia e linguagens químicas apropriadas para a descrição dos fenômenos químicos principalmente, no uso das equações químicas e estequiometria para a representação das reações químicas e consequentes cálculos quantitativos. Pode-se inferir após revisão bibliográfica através de livros e artigos de pesquisas na área de ensino de Química que a metodologia utilizada pela maioria dos professores é um motivo marcante para isso, pois acabam dando ênfase à memorização de fórmulas, priorizando os cálculos e desvalorizando a experimentação e a construção do conhecimento científico dos alunos, fazendo com que eles tenham dificuldade em aprender a disciplina. Dar-se a entender que essas dificuldades nos alunos é resultado também da falta de interesse destes em relação à matéria em questão. No processo ensino-aprendizagem a motivação deve está presente em todos os momentos em forma de estímulos visuais e auditivos, garantindo uma melhor compreensão e assimilação por parte dos estudantes, dos conteúdos ministrados.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Dificuldades, Amargosa.