65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Flutuação Populacional de Crisopídeos (Neuroptera: Chrysopidae) em cultivo de citros Orgânico no Município de Capitão Poço, Pará.
Suzane Vieira Lima - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Alexandre Roger de Araújo Galvão - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Gilmyson Ryan Rodrigues de Oliveira - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Maria Geisiane Ávila Bezerra - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Wilson José de Mello e Silva Maia - Pesquisador, Dr. Instituto de ciências agrárias, UFRA
Cândido Ferreira de Oliveira Neto - Profº. Dr./ Instituto de ciências agrárias, UFRA
INTRODUÇÃO:
Importante para a economia local, a citricultura no estado do Pará atingiu índices elevados de crescimento nos últimos dez anos. Com os avanços nesse período, o Pará passou a assumir posição de destaque, como maior produtor da região norte ficando entre os seis maiores produtores de laranja do Brasil. Apresentando 90% de sua produção exportada para o estado de São Paulo e para o nordeste brasileiro (IBGE 2009). Dentre os diversos agentes de controle biológico que atuam na regulação populacional de artrópodes, destacam-se os crisopídeos (Insecta: Neuroptera:Chrysopidae), considerados inimigos naturais-chave em vários programas de manejo integrado devido a sua ação predatória durante a fase larval, ampla distribuição geográfica, fácil criação massal e potencial de adaptação em diferentes cultivos (NUNEZ,1989).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi conhecer a flutuação populacional deste inimigo natural importante no agroecossistema em cultivo de citros orgânico no município de Capitão Poço, Pará.
MÉTODOS:
As coletas foram realizadas em um talhão na propriedade S.O.S Agroecológico, situado na comunidade do Barro Vermelho, na travessa São Francisco a 10km do município de Capitão Poço – Pará, com aproximadamente 25 hectares, o início do cultivo de laranja pêra rio em porta enxerto de limão cravo, foi no final da década de 80 e a conversão para a produção de laranja orgânica foi iniciada em 1997. O plantio com espaçamento de 7,0 m x 5,0 m. Para as coletas dos adultos foram realizadas mensalmente no período da manhã, entre janeiro de 2012 a outubro do mesmo ano, em dez plantas ao acaso, na qual tiveram ramos levemente agitados com as mãos para provocar o deslocamento dos insetos que durante o dia ficam abrigados sob as folhas, ao abandonarem as plantas, os adultos foram capturados com uma rede entomológica de 30 cm de diâmetro, conforme proposto por Souza e Carvalho (2002). Os dados referentes ao número de adultos de Crisopídeos coletados mensalmente foram transformados para raiz de x mais um e submetidos à analise pelo teste F (P < 0,01). Os registros mensais de precipitação pluviométrica foram obtidos no site do (INMET, 2012).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O número de adultos coletados durante o período do estudo foi relativamente alto (11,6 +- 0,86) comparado com trabalhos realizados em pomares de citros orgânico isso devido técnicas de cultivo no sistema orgânico que apresenta métodos que beneficiam a presença constante de inimigos naturais, como a utilização de Pueraria (Pueraria phaseoloides) que apresenta sua floração num determinado período do ano, assim oferecendo pólen para os adultos. A população dos adultos no sistema orgânico foi relativamente influenciada pelas variações de precipitação pluviométrica. Onde foi observada uma diminuição relativa de adultos coletados no mês de fevereiro no cultivo orgânico de citros. Onde o mesmo foi constatado por Sousa e Carvalho (2002) que observaram um decréscimo significativo no número de adultos de Chrysoperla externa com aumento da pluviosidade em pomares de citros, no município de Lavras.
CONCLUSÕES:
O cultivo de citros orgânico mantém a população estável de adultos de crisopídeos. A flutuação foi alterada pela precipitação pluviométrica.
Palavras-chave: Manejo, inimigo natural, população.