65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
COMPETÊNCIAS NA DOCÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN.
Geisa Maria Rodrigues de Vasconcelos - Depto. de Administração- UERN
Sérgio Luiz Freire Costa - Depto. de Administração- UERN
INTRODUÇÃO:
O presente resumo, visa identificar a existência e aplicabilidade prática das competências para a docência universitária exercidas no curso de Administração de Empresas, pelos docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, baseado em competências elencadas pela literatura.
Para Campos (2011), mesmo depois da construção de literatura, de estudos profundos e de uma certa polêmica sobre o assunto, ainda há traços de falta de profissionalismo docente, tanto pela falta de preparo do professor, como pelo fato de instituições apressadas em preencher lacunas de turmas e disciplinas designarem docentes que atuam em suas áreas, mas não são “profissionais enquanto docentes”.
Masseto, ( apud CAMPOS 2011 ), aponta competências que atrela estritamente à docentes universitários, e pode-se perceber que por serem amplas, acabam por envolver mais de uma habilidade. Ele as nomeia como competência em uma área específica, que é o domínio do conhecimento na área em que leciona; competência pedagógica, que relaciona-se à habilidade no processo ensino-aprendizagem; e competência política, associada à figura do professor como cidadão comprometido com seu tempo e sociedade.
Medeiros e Oliveira (apud DUARE et al 2009), por sua vez, basearam-se numa pesquisa com alunos do curso de administração, para apontar também competências, que esses consideram como essenciais. São elas, a comunicação do conteúdo, o trabalho em equipe, e a ética.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa objetiva identificar se os docentes do Departamento de Administração da UERN possuem as competências necessárias ao Ensino universitário delimitadas pela literatura, e como é feita a aplicação prática dessas competências.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada de forma aplicada, por intermédio da aplicação de um questionário com quatro quesitos para 50% dos professores do Departamento de Administração do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ficou evidente que as principais habilidades existentes os docentes do Departamento de Administração da UERN são a oratória, o trabalho em equipe e a capacidade de gerenciamento de ideias e informações, consideradas como habilidades essenciais para a atuação na docência superior, principalmente no curso de Administração. No tocante ao trabalho em equipe, essa habilidade foi realçada como a principal necessidade para o desenvolvimento da atividade docente, pois a execução das atividades e gerenciamento de conhecimento perpassa a alçada da competência, sendo necessária a capacidade de relacionamento e empatia. Foi apresentada em alguns casos como atributo moral dos docentes a questão da ética, vista como os sujeitos dessa pesquisa como habilidade construída antes da execução da atividade docente e, após o desenvolvimento dessa habilidade, o relacionamento interpessoal e o respeito profissional são alcançados. O conhecimento conteudista é realçado como primórdio da atuação docente, sempre apresentada pelos docentes como competência adquirida principalmente durante a graduação e pós-graduação, facilitando o desenvolvimento da docência.
CONCLUSÕES:
Conclui-se então, que os resultados encontrados vão de encontro às competências e habilidades já reconhecidas e observadas na literatura citada. Tanto Masseto ( apud CAMPOS 2011 ), quanto Medeiros e Oliveira (2009 apud DUARTE et al) destacam a importância da habilidade conteudista, chamada pelo primeiro de competência em uma área especifica, e pelos segundos de comunicação do conteúdo. Reconhecem que sem a mínima detenção do conhecimento específico, e uma bagagem conceitual do mesmo, não é possível a transmissão de conhecimento através da docência.
Coincidem também autores e pesquisados, no tocante a relevância dada à ética no exercício da atividade docente. Para Magalhães, Pereira e Duarte (2009), “ a ética está relacionada ao comprometimento do profissional com seu trabalho com as pessoas com quem se relaciona e ainda ao estímulo à responsabilidade, à moradia e ao bom comportamento. Entretanto, exercer esta competência exige do docente o exemplo e não só o discurso.”
O trabalho em equipe cuja importância foi revelada pelos pesquisadores, foi exaltado pelos discentes em pesquisa realizada por Medeiros e Oliveira (apud DUARTE et al 2009).
Isto posto, reconhece-se que diante de competências e habilidades elencadas pela literatura, os docentes de Administração da UERN possuem e coincidem em ao menos três, o que os torna capazes de exercer a docência, sem porém, suprir um vácuo e espaço livre para competências que ainda podem ser desenvolvidas.
Palavras-chave: Habilidades, Competências, Prática.