65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O USO DA HISTÓRIA LOCAL COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO HISTÓRICA
Eva Vilma Correia Paes Barros - Graduanda / Bolsista do PIBID - Depto de Educação- UAG
Márcia de Godoi Queiroz - Graduanda / Bolsista do PIBID - Depto de Educação- UAG
Kelly de Lima Azevedo - Graduanda / Bolsista do PIBID - Depto de Educação- UAG
Diná Cristina da Silva - Graduanda / Depto de Educação- UAG
Alex de Araujo Lima - Graduando / Depto de Educação- UAG
Lucas da Silva Castro - Prof. Dr. / Orientador - Depto de Educação- UAG
INTRODUÇÃO:
A partir desse texto discorremos acerca dos resultados obtidos na pesquisa realizada em uma escola estadual do município de Garanhuns/PE, no programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A elaboração deste projeto partiu da necessidade de desenvolver novas alternativas para o ensino de história com fins de fazer o professor ir além do livro didático. Desse modo, propomos a aplicação de novas metodologias que trabalhassem com a utilização de fontes da história local, com intensão de desenvolver nos estudantes atitudes de valorização, respeito e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Garanhuns, além de colaborar com a construção da identidade a partir de uma tomada de consciência do seu patrimônio histórico. Ao Utilizarmos a história local como um recurso pedagógico, possibilitamos ao educando adquirir, paulatinamente, uma nova visão sobre a história e, desenvolver um olhar questionador sobre os fatos e acontecimentos históricos a partir da sua realidade, bem como, possibilitamos que o estudante perceba o seu papel enquanto sujeito histórico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do projeto foi identificar os materiais didáticos e os tipos de fontes que eram utilizadas pela professora na turma de 4º ano do ensino fundamental, e, propor a aplicação de novas metodologias utilizando fontes da história local, com intuito de contribuir para construção da identidade dos estudantes, além de fomentar o sentimento de valorização pelo patrimônio histórico de Garanhuns.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professora Giselda Vieira Belo, situada no município de Garanhuns/PE, em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental, composta por trinta estudantes. Para realização do projeto utilizamos uma pesquisa-ação, com intuito de intervir e colaborar nos métodos e práticas daquela real situação de ensino. Inicialmente, verificou-se os materiais didáticos e as fontes históricas locais utilizadas pela professora no ensino de história. Após essa análise, iniciou-se a elaboração e o planejamento das atividades em conjunto com o orientador. As atividades desenvolvidas contemplam os diversos temas da história local. Em meio às atividades, utilizamos várias fontes históricas locais como: gravuras, fotos, objetos, mapas, ilustrações, vídeos, músicas, entre outros. Foram realizadas com os educandos, pesquisas, discussões, comparações de fotos e, ao lado destes, trabalhamos os métodos de construção e produção textual com o intuito de promover o desenvolvimento da escrita e, por fim, os estudantes foram orientados a construir um vídeo sobre a história de Garanhuns, sendo este apresentado na escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatamos que abordagem da história local não era muito trabalhada na escola, e, neste sentido, os educandos do 4º ano acabavam estudando aquilo que era mais distante da sua realidade, sendo assim, não tinham a oportunidade de compreender da sua historicidade local. Através da aplicação de atividades que contemplavam a história local, podemos verificar que os educandos demonstraram mais interesse pela disciplina de história e principalmente pela história da sua cidade, visto que, várias temáticas que trabalhamos em sala de aula eles desconheciam. Os estudantes participaram ativamente nas discussões, nas pesquisas, na apresentação dos trabalhos e da realização das atividades. Observou-se que, a partir desses métodos utilizados quanto à abordagem da história local, os estudantes sentiram-se parte fundamental da construção histórica. Diante dos resultados obtidos podemos perceber que a história local é um instrumento de resgate e preservação patrimonial de um determinado lugar (povo), um meio para desenvolver a identidade individual e coletiva, como também pode e deve ser utilizada como um instrumento pedagógico eficiente nos processos de ensino e aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Pelos resultados verificados, podemos concluir que o ensino de história precisa superar a abordagem tradicionalista e ir além do livro didático. Assim, se faz necessário que o professor faça uso de novas metodologias e de outros tipos de fontes históricas a fim de contribuir de maneira mais abrangente com ensino de história, além de torná-lo ainda mais significativo na vida dos estudantes. Portanto, percebemos que a história local é uma alternativa pedagógica que carrega várias possibilidades de desenvolver nos estudantes a consciência do seu papel enquanto sujeito que constrói história. Percebemos então, que através da valorização do estudo do lugar e da tomada de consciência do seu patrimônio histórico e cultural, podemos naturalmente preparar as bases para que esses estudantes se tornem cidadãos conhecedores da sua própria história e se tornem sujeitos ativos da mesma.
Palavras-chave: Ensino de História, História Local, Identidade.