65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
DIAGNÓSTICO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE PRODUTOS E PROCESSOS (TPP) NA INDÚSTRIA PRODUTORA DE MÓVEIS SOB MEDIDA DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS – ANO 2012
Hizadora Constanza Medina D’Ambros - Curso de Engenharia Civil – IFTO
Jorge D’Ambros - Prof. Dr. Curso de Administração – UFT
Patrícia Medina - Prof. Dra./Orientadora – Educação – UFT
INTRODUÇÃO:
O processo de inovação está entre os elementos-chave para a competitividade e para o desenvolvimento sustentado dos diversos segmentos. Em um contexto no qual a concorrência não depende apenas dos preços praticados, mas também da qualidade, flexibilidade e agilidade no atendimento da demanda a constante necessidade de inovação de produtos, processos e na própria organização exigi das empresas uma nova conduta, com vias de se manter competitiva, provocando uma constante busca de atualização das técnicas e dos meios de produção. Entende-se que a inovação de produtos, de processos e organizacional está no cerne da competitividade das empresas, e a constante utilização de novas tecnologias e formas de produção altera a dinâmica competitiva formando um ciclo retroalimentado a cada estágio de evolução (KOELLER, P.; BAESSA, 2005). Essa é a situação permanente da indústria moveleira que produz móveis sob medida, pois os produtos desenvolvidos por elas são adaptados às solicitações da demanda de cada cliente gerando sempre um produto singular. Assim, diagnósticos sobre esse setor são indispensáveis como fonte de conhecimento orientador de estratégias corretivas que recaiam sobre as diferentes dimensões da inovação (IPEA, 2005).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar as inovações nas empresas produtoras de móveis sob medida localizadas na cidade de Palmas-TO. Acompanhar o desenvolvimento da maturidade de gestão em comparação com pesquisa de caracterização realizada em 2006.
MÉTODOS:
Pesquisa de caráter descritivo que teve como característica primordial a exposição do fenômeno e o estabelecimento de relação entre as variáveis. Do total de 120 indústrias moveleiras formalmente constituídas, 40 foram selecionadas a partir de estratificação por região industrial e visitadas por dois pesquisadores durante o mês de novembro de 2012. As instalações das empresas foram fotografadas e seus proprietários ou gerentes entrevistados com a utilização de questionários plenamente estruturados. Os elementos de investigação foram: inovação de produto, alterações tecnológica de produto, inovação de processos de produção, mudanças tecnológicas nos processos de produção e inovações organizacionais estabelecidos com referência no Manual de Oslo da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento do Departamento Estatístico da Comunidade Europeia que é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria. Os dados foram coletas e tratados via “abordagem pelo objeto” que se concentra no número e nas características das inovações individuais por empresa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As inovações observadas na pesquisa são integralmente resultantes de inovações de materiais: matéria-prima e componentes (corrediças e puxadores). A principal inovação organizacional relativamente a implementação de novas técnicas de gestão foi adoção de software de criação em 3D para projetos e venda. Inovações de processos decorreram da incorporação de novas máquinas, sem significativas mudanças na configuração da planta industrial por constituírem uma atualização ao uso da madeira mecanicamente processada. O principal problema é a inexistência de recursos humanos capacitados. A falta de identificação visual é recorrente e se associa a baixa infraestrutura, composta por galpões adaptados, pequenos e localizados em terreno de área reduzida que impede ampliação, além de possuir problemas de layout da planta produtiva para espaço de estocagem de matérias-primas, resíduos e armazenagem temporária das peças prontas para entrega. A maturidade da gestão é incipiente para a inovação uma vez que o é também para as demais práticas de planejamento, desenvolvimento e avaliação requeridas pela atuação profissionalizada. Há valorização verbal sobre as formas de cooperação e integração do segmento acompanhadas de certa descrença sobre a possibilidade dessas se constituírem uma efetiva prática.
CONCLUSÕES:
As movelarias podem ser caracterizadas em três perfis: a) Empresas recém-constituídas, com boas práticas de gestão relativamente ao mercado, marketing, produção e logística embora sem planejamento estratégico, e com recursos tecnológicos adequados à produção com madeiras mecanicamente processadas; b) Empresas consolidadas no mercado que evoluíram, comparativamente ao estudo realizado em 2006, com práticas de gestão e adequação do parque tecnológico com equipamentos de ponta, aliando artesania com soluções personalizadas, além de atender às exigências legais de direitos, segurança e saúde do trabalhador; c) Empresas que pouco evoluíram desde 2006 em termos de práticas de gestão e parque tecnológico cujas evidências se expressam pela baixa produtividade, incipientes práticas de gestão, controles, não uso de qualquer recurso computacional e expressiva desorganização do parque produtivo. O cenário diagnosticado requer ações que capacitem o segmento para inovação organizacional e adoção de técnicas de gestão voltadas a mudanças significativas na estrutura envolvendo as variáveis do ambiente (mercado, marketing, concorrência, produção, planejamento estratégico, orçamentos, inovação) e que procedam ao avanço da prática de gestão rudimentar à gestão estratégica das movelarias.
Palavras-chave: Manual de Oslo, Abordagem pelo objeto, Movelarias.