65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
WEB: O AMBIENTE QUE EU VEJO O AMBIENTE QUE EU APRENDO.
Áurea Maria Carlos - Escola Ministro Marcos Freire da Secretaria de Educação de Olinda
Simone Rodrigues de Melo - Núcleo de Tec. Educ. Comunicação e Idiomas da Secretaria de Educação de Olinda
Maria da Conceição Carlos - Escola Ministro Marcos Freire da Secretaria de Educação de Olinda
INTRODUÇÃO:
O perfil do aluno é constantemente modificado pelo surgimento de novas posturas advindo das interações sociais. Com o surgimento da internet e sua popularização, através das chamadas redes sociais postos na web, essas interações tornaram-se mais visíveis, colocando em foco uma nova necessidade de organização didática por parte da escola. Segundo Carlos e Passos: “A sala de aula é movida por transformações e constitui um desafio para o professor ter que respondê-las” (2010). Sendo assim, podemos considerar o que diz Freire (1996, p.43): “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem é que se pode melhorar a próxima prática.” Nessa perspectiva, surge a necessidade de adoção de novas estratégias que possibilitem uma maior articulação entre o conhecimento formal e esses novos recursos com a intenção de promover uma aprendizagem mais significativa. Nesse sentido foi apresentada a proposta da utilização das tecnologias da informação e comunicação-tics e/ou mídias existente no espaço escolar e da web para a execução de um projeto de pesquisa e investigação do patrimônio material e imaterial existente na localidade, onde residem os alunos, com a finalidade de proporcionar um trabalho articulado e integrado com a maior participação possível dos alunos envolvidos, formatando um novo método de aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O seguinte relato tem como objetivo apresentar experiências de professores e alunos que utilizaram recursos tecnológicos/midiáticos e a web para potencializar suas pesquisas em um projeto didático, superando desafios e expectativas e conhecendo novas estratégias de ensino-aprendizagens.
MÉTODOS:
O publico para esse trabalho foram os alunos do 6º ao 9º ano do ensino Fundamental, da Escola Ministro Marcos Freire, do município de Olinda. O Projeto intitulado: “Escola Ministro, valorizando o patrimônio material e imaterial do seu local” foi vivenciado em três etapas, no período de 02 meses, no ano de 2012. Na primeira etapa foram apresentados os tipos de patrimônios a serem pesquisados: Patrimônio material (mata, praça pública, construções antigas ou arquitetônicas, monumentos, ruas e avenidas.), patrimônio imaterial (artistas locais: artesão, cantor, compositor, poeta. Mestres de: capoeira, maracatu, ciranda e coco. Personalidades do bairro: pessoas mais idosas, benzedeiras, parteiras, donos de estabelecimentos, etc.). Já na segunda etapa, foi proposta a utilização das seguintes páginas da web: Google, Youtube e Google Maps para pesquisas de fotos, imagens, vídeos, ruas e avenidas, referentes ao patrimônio local e o facebook para interação, trocas de ideias, socialização das informações e organização das pesquisas. Na terceira e última etapa os alunos, em culminância, na forma de gincana, socializaram os resultados, verificaram a veracidade dos fatos e exibiram no formato midiático as apresentações elaboradas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com as discussões postadas no facebook e as pesquisas desenvolvidas, os alunos puderam entender a importância da web para os trabalhos escolares e a eficácia do mesmo nas atividades em grupos. Também foi possível perceber a compreensão, colaboração e orientação demonstradas durante as trocas de mensagens. Referentes a questões pertinentes, Patrimônios, puderam mostrar o entendimento nas concepções e o sentimento de valorização e preservação do bem público e da cultura local. A responsabilidade ambiental e patrimonial foi percebida na dedicação as atividades e nos posicionamentos críticos diante de fatos locais e atuais, além da dedicação na elaboração de materiais midiáticos para possibilitar uma maior compreensão durante as exposições das pesquisas realizadas.
CONCLUSÕES:
É possível perceber que quando se trata da utilização de recursos tecnológicos e/ou midiáticos, nas atividades escolares, os alunos apresentam uma postura mais favorável e os resultados esperados são, na sua maioria, alcançados com mais frequencia. Na metodologia de utilização da web, durante o projeto, o que mais evidenciou foram os trabalhos colaborativos e um aumento significativo das participações dos alunos. A dinâmica de troca de mensagens, através das redes sociais (facebook), despertou para uma nova utilização da ferramenta e trouxe para o contexto escolar a possibilidade de novas discussões e estratégias de ensino e mais autonomia dos alunos no processo de aprendizagem, além de despertar para a leitura das diversas linguagens representadas como: vídeos, imagens, mapas e códigos disponibilizadas nas páginas pesquisadas.
Palavras-chave: Web, Redes sociais, Estratégias.