65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA: LUIZ LUA
Vaneska Lima de Oliveira - Profa. EREM Beberibe - Secretária de Educação de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Luiz Gonzaga, nascido em Exú no dia 13 de dezembro de 1912, foi um importante compositor, sanfoneiro e cantor da cultura popular, também responsável pela divulgação e valorização da música nordestina no Brasil. Em 2012 comemoramos o centenário de nascimento do “Rei do Baião” e para tanto, sentimos a necessidade de rememorar a vida do Lua. Produzimos com os alunos do 7º ano um vídeo de curta duração no qual registramos o início da trajetória musical do nosso Gonzagão. Desta forma, contribuímos para a divulgação e preservação das tradições culturais do sertão nordestino. As atividades seguiram os seguintes tópicos:
1. Introdução ao cinema, à vida e obra de Luiz Gonzaga;
2. Pré-Produção;
3. Produção;
4. Pós-Produção;
5. Exibição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Reconhecer a importância de Luiz Gonzaga enquanto representação da Cultura Popular Nordestina no Brasil através do uso da linguagem cinematográfica dentro do âmbito escolar. Valorizar a produção cultural nordestina; Estimular as experimentações, a livre criação e a expressão dos alunos; Estimular o uso de novas tecnologias nas práticas educativas através da produção audiovisual;
MÉTODOS:
Inicialmente realizamos uma coleta de dados sobre a vida de Luiz Gonzaga; fizemos a leitura e interpretação de algumas de suas músicas, assistimos a alguns filmes de curta-metragem; aulas dialogadas e dinâmicas foram desenvolvidas sobre cinema e fotografia possibilitando o fomento de discussões entre os alunos, instigando o senso crítico de cada um para diferentes reflexões sobre o olhar da imagem que desencadeou na adaptação do roteiro, inspirado na obra Luiz Lua da autora Lucília Garcez. Começamos a identificar e selecionar os equipamentos necessários (câmara filmadora, microfone, materiais de papelaria), definir os atores, figurino, confeccionar os cenários, organizar os objetos de cena, locações para a realização do filme. Nesse momento começamos a gravar, dando vida às cenas previstas, a primeira locação aconteceu com a prévia visita ao Museu de Arte Popular e Memorial Luiz Gonzaga, cada aluno assumiu o seu papel durante a gravação: cuidando do figurino, maquiagem, operando a câmera, organizando a iluminação, na preparação dos atores, trazendo os objetos de cena. Sob a orientação técnica de Lucas Simões e Gibran Spindola que oportunizaram aos alunos um maior conhecimento prático com equipamentos profissionais nos dias de gravação. O filme foi montado em 8 minutos e meio conforme as cenas descritas pelo roteiro e teve sua estreia no dia 15/12/2012 com direito a pipoca e sessão lotada pela comunidade na quadra que “virou Cinema” para aplaudir o Luiz Lua.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Luiz Lua convidou toda a comunidade escolar a valorizar a cultura do sertanejo e apreciar a sétima arte. Desta forma, contribuirmos para que os alunos se tornassem os protagonistas deste projeto, pois trabalharam coletivamente, expressaram livremente sua criatividade utilizando as tecnologias para inspirar valores de igualdade, solidariedade, ética, comprometimento e autonomia dos estudantes. Avaliamos a participação dos alunos envolvidos no projeto de forma contínua, através da observação na qualidade do comportamento, organização, interesse, competências construídas e o rendimento bimestral da turma, que pôde ser comprovado através do programa de monitoramento do SIEPE com uma significativa melhora no rendimento que reverberou em aprovação anual.
CONCLUSÕES:
A noção de aprender a partir do conhecimento do sujeito, a noção de ensinar, a implicação de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, a preocupação com a liberdade, com o diálogo e o dialógico, a importância do respeito à identidade cultural dos alunos e aos "saberes construídos pelos seus fazeres" refletiram no desafio conquistado pelo Projeto Luiz Lua. Rememoramos e reconhecemos a importância de Luiz Gonzaga enquanto representação da Cultura Popular Nordestina no Brasil através da produção audiovisual realizada pelos estudantes do 7º ano na Escola São José Sport Club.
Palavras-chave: Luiz Lua, Cinema, Educação.