65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Dinâmica territorial e implicações ambientais no Polo de Turismo Costa dos Corais no município de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras
Thassia Ramalho Perciano da Silva - Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio ambiente - UFAL
Lidemberg Medeiros de Araújo - Prof. Dr./ Orientador - Inst. de Geografia Desenvolvimento e Meio ambiente-UFAL
INTRODUÇÃO:
A atividade turística é um dos setores socioeconômicos que tem um potencial de contribuir para o desenvolvimento econômico de uma região. No Brasil a difusão desta atividade esta ligada à riqueza de ecossistemas e clima locais (SELVA et al., 2004). É também considerada pela iniciativa privada e pelos órgãos públicos, como grande responsável pelo aumento dos deslocamentos de pessoas, da mão de obra empregada e da renda (CRUZ, 2002).
Entretanto, uso do território pelo turismo é um dos responsáveis pela reorganização do território e pelo desencadeamento de inúmeros impactos ambientais, como tem ocorrido na zona costeira nordestina (ARAUJO; MOURA, 2007).
Para fins deste trabalho, serão examinadas e analisadas as implicações territoriais e ambientais do turismo do Polo de Turismo Costa dos Corais (PTCC) nos municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, no litoral norte do estado de Alagoas. Enquanto o PTCC é orientado pela política de turismo de massa, os três municípios em estudo formam uma oferta turística com base em 12 pousadas de charme, ao longo de um trecho de litoral conhecido localmente como Rota Ecológica (RE), que se orientam pelo turismo de base comunitária e responsabilidade socioambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a territorialização, do turismo e as implicações ambientais no Polo de Turismo Costa dos Corais, nos municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Além de estudar a reorganização do território trecho da Rota Ecológica Alagoana.
MÉTODOS:
A pesquisa que resultou nesse trabalho adotou uma abordagem qualitativa. Em um primeiro momento, foram realizadas reuniões no Laboratório de Turismo, Território e Desenvolvimento (LTTD), localizado no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o objetivo de realizar as leituras teóricas geradoras de discussão e orientadoras da abordagem teórica da pesquisa.
A revisão de literatura foi realizada por meio da leitura crítica de livros e artigos de periódicos. Foram consultados também legislações, projetos, relatórios disponíveis relativos à expansão do turismo na área de estudo, e examinados mapas e imagens de satélite do Google Earth Foram realizadas visitas de campo nas seguintes datas: 28/11 e 06/12 de 2011 e 04/02, 18/07 e 19/07 de 2012. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas: entrevistas semi-estruturadas com representantes de órgãos municipais (de turismo e de meio ambiente) e proprietários de pousadas; observação direta de campo; e registro fotográfico. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas, com o apoio de anotações em caderneta de campo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com dados do IBGE os três municípios em questão, apresentam características de subdesenvolvimento, com uma estrutura econômica fragilizada, em que a pobreza e a miséria compõem parte significativa do seu quadro social. Em contrapartida, é uma área rica em atrativo turístico natural que tem muito a ser explorado, mas não tem a preparação para receber os turistas, faltando os investimentos necessários.
O estudo identificou que, diferentemente do turismo de massa que ocorre nos demais municípios que compõem o PTCC, há nos municípios estudados 12 pousadas de charme, tipo de oferta turística que se baseia no turismo de base local, ao longo de um trecho do litoral denominando Rota Ecológica. Devido à característica solidária as pousadas da região, há uma valorização da população e da cultura local, além da proteção ambiental e da paisagem.
Constatou-se que o poder público, na forma das secretarias municipais e de meio ambiente e de turismo, apresenta grandes deficiências. Ao mesmo tempo, na visão dos donos das pousadas a Secretaria de Estado do Turismo e o Ministério do Turismo encontram-se distanciados da região, o que contribui para a existência de graves problemas de infraestrutura básica nos municípios envolvidos.
CONCLUSÕES:
Os municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras apresentam realidades turísticas e ambientais parecidas entre si em relação à atividade turística, decorrentes da existência de um roteiro de pousadas de charme nesses municípios, o que destoa da oferta composta por grandes hotéis e resorts do restante do PTCC, onde predomina o turismo de massa.
Assim, as pousadas de charme reorganizam o território local com base em princípios que têm a ver com o turismo sustentável, criando atividades que protegem o meio ambiente e a paisagem, gerando também empregos para os residentes. Nesse quadro, o bom nível de conservação ambiental na Rota Ecológica decorre do perfil das próprias pousadas, que têm uma preocupação genuína com o meio ambiente, e não como resultado da atuação do poder público.
Portanto, é importante se repensar o papel dos órgãos públicos de turismo e de meio ambiente nesses municípios, frente às necessidades de planejamento e de gestão turística e ambiental, bem como de ações de apoio à atividade das pousadas de charme, as quais contribuem de forma significativa para o desenvolvimento sustentável nos três municípios em que se localizam.
Palavras-chave: Turismo, Território, Impactos Ambientais.