65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
DIVULGAÇÃO DA GENÉTICA UTILIZANDO DESENHOS MANGÁS PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO
Elvis Prudêncio de Araujo Pereira - Graduando de Agronomia – URFPE/UAG
Amanda Jucelene Alves Pereira - Graduando de Agronomia – URFPE/UAG
Gabriel Miranda Macambira - Graduando de Zootecnia - URFPE/UAG
Ricardo Bento de Almeida - Graduando de Zootecnia - URFPE/UAG
Júlia Kuklinsky Sobral - Profª.Dra./Orientadora – URFPE/UAG
INTRODUÇÃO:
A Genética é uma das áreas que mais crescem e uma das mais importantes na atualidade, mas nem todos sabem dessa importância ou entendem alguns conceitos da Genética. A compreensão dos princípios básicos da Genética é fundamental para a sociedade, essa compreensão serve para o desenvolvimento de opiniões de modo consciente e para colaboração do exercício da sua cidadania. As Histórias em Quadrinhos são um tipo de arte que representam um dos mais difundidos meios de comunicação, ao lado de jornais e revistas (Testoni e Abib, 2003), divertindo, informando e educando seus leitores. A maior parte dos leitores são crianças e jovens que frequentam o ensino fundamental e médio. No livro Percepção Pública da Ciência, Vogt e Polino apontam que um dos principais obstáculos para a participação dos cidadãos em questões de ciência e tecnologia nos quatro países por eles estudados (Argentina, Brasil, Espanha e Uruguai), é a falta de conhecimentos básicos destas populações para exercer tais práticas (VOGT & POLINO, 2003). Alunos do ensino médio, em geral, dizem ter conhecimentos básicos sobre assuntos relacionados à Genética, entretanto, o conhecimento sobre estes assuntos parecem ser apenas básico, podendo estar limitado apenas a uma familiaridade com os termos que circulam pela mídia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Divulgação da genética por meio do “Guia Mangá de Genética” na Escola de Referência Augusto Lúcio localizada no município de Correntes - PE com alunos do ensino médio. Passar conhecimentos de uma forma divertida, fácil e exemplificada sobre conceitos básicos da genética para os alunos.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido no município de Correntes localizado no Agreste Meridional de Pernambuco. O Mangá foi distribuído a 27 alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio da Escola de Referência Augusto Lúcio no dia 3 de abril de 2013. No mesmo dia da aplicação do Mangá outras atividades relacionadas ao projeto de extensão “Genética no Cotidiano: Popularizando a Genética Através de Atividades Lúdicas” da UFRPE/UAG foram desenvolvidas, a citar: construção da molécula de DNA na forma de Origami, Show da Genética e aplicação de um Boletim. Os alunos foram divididos em três grupos para melhor organização e para que todos pudessem passar por todas as atividades que estavam sendo desenvolvidas. O “Guia Mangá de Genética” é um pequeno quadrinho interativo para o ensino da genética, tendo sido inspirado no “Guia Mangá de Biologia Molecular”. O “Guia Mangá de Genética” contém informações sobre alguns conceitos básicos da Genética e de uma forma didática e exemplificada para melhor entendimento do leitor. O Guia foi feito com desenhos do estilo Mangá produzido a mão livre e reproduzido em folhas A4 a partir de Xerox do primeiro Guia feito. O Guia passa informações de qualidade de uma forma envolvente e didática, tornando o Guia um grande potencial didático e requerendo materiais de baixo custo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que cerca de 96% dos alunos, antes da atividade, já conheciam a molécula de DNA, bem como sua constituição básica. Para muitos dos estudantes da turma do 2º ano, o “Guia Mangá de Genética”, se caracterizou em um estímulo para aprender mais sobre Genética, ao passo que para 31% o Guia permitiu o aprendizado que alguns conceitos novos dessa área do conhecimento. Isto mostra que esta ferramenta pode ser utilizada como uma alternativa viável no processo ensino-aprendizagem. Os alunos se mostraram bastantes interessados em questionar e entender fenômenos ao qual não tinham ainda entrando em contato.
CONCLUSÕES:
A utilização do Mangá, dentre outras atividades lúdicas, se caracteriza em uma alternativa importante no processo ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio. O “Guia Mangá de Genética” pode ser usado livremente para iniciação aos conceitos básicos da Genética, tais como DNA, RNA, Nucleotídeo, dentro outros, ou como meio de testar os conhecimentos que os alunos já tenham acerca desta ciência. Logo a aplicação do Guia foi uma experiência enriquecedora e única não só para os alunos, que se divertiram e ganharam conhecimentos, mas também para o aplicador por proporcionar ao mesmo a divulgação de conhecimento e a interação com alunos com outros níveis de aprendizagem.
Palavras-chave: Guia Mangá de Genética, Interatividade, Ensino.