65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE TUBERCULOSE NO DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DO GLÓRIA – VIEIRAS/MG
Lorena Agostini Maia - Biomedicina Faminas Fac. De Minas – Muriaé-MG
Irene Laysa Demolinari Demarque - Biomedicina Faminas Fac. De Minas – Muriaé-MG
Thaís Maciel de Sousa - Biomedicina Faminas Fac. De Minas – Muriaé-MG
Luciana de Andrade Agostinho - Profa. Msc. - Faminas Fac. De Minas – Muriaé-MG
Fernanda Mara Fernandes - Profa. Msc./ Orientadora – Faminas Fac. De Minas – Muriaé-MG
INTRODUÇÃO:
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também denominado Bacilo de Koch (BK), transmitida de pessoa para pessoa por meio do ar tendo o pulmão como alvo primário da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada. A cada ano a incidência aumenta 0,4%, representando pelo menos oito milhões de novos casos. O diagnóstico é realizado por meio de radiografia do tórax e geralmente revela lesões no lobo superior dos pulmões. A baciloscopia e a cultura de escarro detectam a presença do BK. A primeira linha de fármacos para TB é composta por isoniazida, rifampicina, rifabutina, etambutol e pirazinamida. A segunda linha é usada para tratar infecções com probabilidade de resistência aos fármacos de primeira, ou quando são abandonados devido às reações adversas. A problemática do tratamento está na alta taxa de abandono devido a motivos econômicos financeiros, tratamento longo, uso do álcool e sistema imunológico debilitado dos pacientes, continuando doente e permanecendo como fonte de contágio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de tuberculose registrada em uma unidade de saúde do distrito de Santo Antônio do Glória/Vieiras - MG.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2012 e o número de casos foi proveniente de registros da Unidade Básica de Saúde “Juarez José Ferreira”. A conscientização da população foi avaliada através da aplicação de um questionário a uma amostra de 50 pessoas do distrito. Após a aplicação do questionário um folheto informativo sobre a doença foi entregue juntamente com um termo de livre consentimento esclarecido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo dados fornecidos pela prefeitura do município, a cidade possui 920 habitantes. O distrito em análise apresentou 11 (1,2%) casos positivos para TB. De acordo com sinais e sintomas, realizou-se exame de escarro, encaminhado para um Centro Epidemiológico, localizado na cidade de Muriaé-MG. Após uma semana, o resultado é notificado no Sistema de Informação de Agravos e Notificação do Ministério da Saúde. Agentes de saúde monitoraram a medicação do paciente durante toda a semana e mensalmente os pacientes realizam baciloscopia. Entre os casos, somente um deixou o tratamento e um foi a óbito. Os medicamentos mais utilizados são rifampicina, isoniazida, pirosinamida e etambutol. Dos entrevistados 30% não conhecem nenhum indivíduo com diagnóstico positivo de TB no distrito, sendo uma taxa alarmante considerando o número de habitantes e o meio de transmissão, 92% sabem que a doença tem cura, 88% sabem que os postos de saúde oferecem tratamento gratuito, 24% possuem alguém da família que já teve ou tem TB. Dos entrevistados 32% não conhecem nenhum meio de prevenção e transmissão, 28% desconhecem os sintomas da doença. Esses dados revelam baixa conscientização da população, podendo assim ter um aumento na disseminação da TB, já que se dá por via aérea.
CONCLUSÕES:
Observou-se forte monitoramento da Unidade de Saúde com definição, notificação, tratamento e acompanhamento do paciente com TB. Porém, é necessária maior conscientização da população sobre sintomas, meios de transmissão, tratamento, prevenção e cura da doença. Assim, um maior controle da TB no distrito é obtido, uma vez que condição social e pessoas desinformadas coabitando com o doente se tornam fatores agravantes da situação.
Palavras-chave: Mycobacterium tuberculosis, Contágio, Tratamento.