65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Ocorrência de Cerataphis brasiliensis (Hempel) (Hemiptera: Aphididae) em plantas de Açaizeiro ( Euterpe oleracea Mart.) na UFRA campus Capitão Poço - Pará
Leilane Ávila Bezerra - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Alexandre Roger de Araújo Galvão - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Wendel Kaian Oliveira Moreira - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Lana Rosa Costa Paraense - Estudante do curso de Agronomia, UFRA
Wilson José de Mello e Silva Maia - Pesquisador, Dr. Instituto de ciências agrárias, UFRA
Candido Ferreira de Oliveira Neto - Profº. Dr./ Instituto de ciências agrárias, UFRA
INTRODUÇÃO:
O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma palmeira nativa da Amazônia, de cujos frutos é extraída a polpa para a preparação de suco muito consumido pela população da Região Norte do Brasil. Destaca-se pela abundancia e por produzir importante alimento, além de constituir na principal fonte de matéria-prima para a agroindústria do palmito no Brasil (OLIVEIRA et al. 2002; HOMMA, 2003). E entre os principais entraves para a produção de açaí é o seu manejo incorreto na implantação do cultivo, onde o produtor precisa de conhecimento para o controle dos principais insetos-pragas e adotar medidas de controle eficazes na tomada de decisão. O cerataphis brasiliensis é uma das principais causas de danos econômicos para a produção de mudas e plantio jovens (até 3 anos),por ser um inseto sugador que ataca folhas em desenvolvimento, bainhas foliares, inflorescências e frutos, formando extensas colônias (OLIVEIRA et al.,2002).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi identificar a ocorrência do pulgão da palmeira na UFRA campus Capitão Poço- Pará.
MÉTODOS:
A pesquisa foi conduzida na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Campus Capitão Poço – Pará. No período de três meses durante os meses de janeiro a março de 2013. Em casa de vegetação com 120 mudas de açaí e 10 plantas de açaizeiro próximas a casa de vegetação. Sendo observado o grau de incidência de pulgão nas mudas de açaí. As observações foram realizadas entre os intervalos de dias durante o desenvolvimento da planta, quando foi notada a presença do inseto-praga registrou a ocorrência através de fotos e anotações específicas sobre o comportamento do pulgão. A partir das informações obtidas foram avaliadas as análises descritivas dos dados utilizando Microsoft Office Excel 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A ocorrência foi constatada em mudas na casa de vegetação e plantas próximas a casa de vegetação, onde 83% das plantas estavam infestadas pelo pulgão da palmeira e dentre os vários aspectos que ajudam para a proliferação do inseto-praga foi o local onde estava sendo realizado o experimento, onde era todo sombreado e esse fator é importante para a proliferação do pulgão. Devido à intensa sucção de seiva, os insetos produzem um volume significativo de excrementos que cobrem as folhas afetadas, deixando-as pegajosas, ou cobertas com uma camada escura (fumagina). As mudas mais atacadas apresentam as “flechas” ou ponteiros cobertos pelo inseto, em grupos compostos majoritariamente por fêmeas ápteras de coloração preta opaca e forma circular e ninfas, com poucas formas aladas.
CONCLUSÕES:
Foi constatado um número muito grande de plantas atacadas pelo pulgão que para um bom manejo dessas mudas precisa tomar conhecimento para a tomada de decisão.
Palavras-chave: Pulgão, Mudas, Fitossanidade.