65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Propriedades do ar através de experimentos, uma alternativa didática para o ensino de Ciências em Teresina, Piauí
Anangela Ravena da Silva Leal - Depto. de Ciências Biologias - UESPI
Érika da Silva Moura - Depto. de Ciências Biológicas - UESPI
Assis Gualter Azevedo Neto - Depto. de Ciências Biologias - UESPI
Samya de Sousa Silva - Depto. de Ciências Biologias - UESPI
Elineide Bezerra de Sousa - Profa. Supervisora Bolsista PIBID
Francisco das Chagas de Morais Moura - Profo. MSc./Orientador - Depto. de Ciências Biológicas - UESPI
INTRODUÇÃO:
Ar é o termo usado para definir o conjunto dos gases que formam a atmosfera da Terra. Invisível, o ar contém mais de vinte tipos de gases, destacam-se o gás Nitrogênio (N2), o gás Carbônico (CO2) e o gás Oxigênio (O2).O ar é matéria, tem massa e peso. Como matéria o ar ocupa todo o espaço do ambiente que não exista outra matéria. Na Terra, tudo o que tem massa é atraído pela gravidade terrestre, que é a força que puxa todas as coisas para o seu centro. Exerce pressão, a massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície da Terra, que é a pressão atmosférica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi enfatizar sobre a existência do ar no meio, buscando provar as propriedades físicas do ar (peso, espaço). Incentivar o trabalho em grupo.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido no 6º ano da Unidade Escolar Santa Inês, Teresina-PI. A turma foi dividida em três grupos, aleatoriamente. Cada grupo ficou responsável por desenvolver um experimento com materiais como: balões, béquer, tubo de ensaio, canudos, tinta guache, fita adesiva, vela, fósforo, livro e barbante, além de roteiros práticos, comprovando a existência do ar. No decorrer das práticas os grupos eram continuamente instigados a observar, criar hipóteses, experimentar e elaborar conclusões, a partir da situação problema. Ao término, os grupos demonstraram a prática para a classe, explicando como aconteceu o experimento, baseando-se em perguntas contidas nos roteiros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A divisão aleatória dos grupos não gerou problema na execução da prática. Durante a realização foi perceptível o trabalho em grupo e o desempenho em desenvolver o projeto por todos os alunos. Como exemplo, um dos grupos que estava com dificuldades em executar a prática, se reuniram, observaram e chegaram à conclusão que o problema estava na inclinação do canudo, também, as etapas da metodologia. No término das confecções dos trabalhos cada grupo se dirigiu a frente da sala para explicar à turma sua prática e a propriedade do ar que ela se aplica.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o desenvolvimento do trabalho foi positivo a atendendo assim aos objetivos. Os alunos participaram, conseguiram trabalhar em grupo, notando se a capacidade em dividir tarefas entre eles. As práticas foram bem desenvolvidas e explicadas.
Palavras-chave: ar, práticas, escola.