65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS SAOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE
TERESA ELVINA FLORENZANO IMBIRIBA - Profa. M Sc. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Para
INTRODUÇÃO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), em suas orientações para o ensino de Ciências Naturais, propõem práticas educativas voltadas para a aprendizagem e compreensão de questões sociais, como exemplo as questões ambientais. Nesse contexto, a temática meio ambiente, como conteúdo transversal deve estar presente ao cotidiano escolar, cuja função é contribuir com a formação de cidadãos consciente de seu papel, comprometidos com a vida, com o seu bem estar e da sociedade, local e global. Além de que, meio ambiente é tema relevante e recorrente em Educação Ambiental, a qual oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de seu ambiente mais próximo e distante,interpretando a sua realidade para atuar sobre ela. Desta forma, elaborei uma sequência de atividades sobre meio ambiente delineada por algumas questões norteadoras: quais as representações que os alunos têm sobre meio ambiente? Que ambiente eles representaram? Eles se consideram parte do ambiente? A análise das respostas subsidiaram as ações escolares visando um trabalho de sensibilização e educação ambiental focando a preservação e conservação do patrimônio natural e cultural.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as representações de meio ambiente de alunos de 4ª série do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA para subsidiar ações pedagógicas focando a percepção dos alunos sobre o ambiente, a sua inserção nele e a identificação dos elementos do ambiente visando a discussão sobre a necessidade de preservar e cuidar do patrimônio natural e cultural
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido no período de março a maio de 2010, nas aulas de Ciências Naturais, em uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. A turma com 9 meninos e 15 meninas, com idade de 10 a 12 anos, os quais participaram das atividades:1) Roda de conversa sobre a temática para engajar os estudantes; 2) Represente por meio de desenho o que é meio ambiente para você e escreva uma explicação. Atividade individual com o objetivo de valorizar os conhecimentos dos estudantes e identificar suas representações sobre meio ambiente; 3) Você incluiu os seres humanos no seu desenho? Por que? 4) Identifique os elementos do seu desenho e classifique-os em naturais e construídos, seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos); 5) Em grupo, identifiquem os ambientes desenhados e suas características. O objetivo da atividade foi a interação entre os estudantes e a aprendizagem cooperativa; 6) Atividade coletiva para construção de painel de imagens e sistematização do estudo dos ambientes desenhados e 7) Atividades diversificadas para consolidar a aprendizagem: a) leitura, interpretação e produção de história em quadrinhos, práticas sociais cotidianas relacionadas ao ambiente de casa e da escola, e jogo didático eu e o ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar as representações gráficas sobre meio ambiente identifiquei duas representações mais recorrentes: 1) Lugar onde vivemos (75%), traduzido por uma diversidade de ambientes. tais como: os edifícios residenciais com destaque para os apartamentos, as casas evidenciando o cotidiano da família, a rua mostrando a coleta seletiva de lixo; a cidade e sua complexidade de relações, o rio como espaço em que acontecem as relações de trabalho, a praia como ambiente de lazer, o Planeta como lugar que merece cuidado e um lugar idealizado sem poluição e 2) Natureza (25%), com destaque para as florestas com seus animais. Estas representações, marcadas pela presença humana se constituíram de referência para a organização e estudo do meio ambiente, seus elementos, características, intervenção antrópica entre outros. O painel de imagens suscitou reflexão da relação dos estudantes com o ambiente e com seus elementos. Em seguida, os estudantes apresentaram suas práticas sociais que demonstrava o cuidado com o ambiente a partir do uso racional dos recursos naturais e a conservação do patrimônio natural e cultural.
CONCLUSÕES:
Ao interpretar os resultados deste estudo identifiquei que os estudantes expressaram sua representações de meio ambiente por meio do espaço geográfico em que moram, estudam, brincam, passeiam, marcados pelas observações das relações socioculturais. O espaço como Natureza foi pouco representado. Também expressaram a representação de espaço mais ampliada ao representarem o Planeta, por exemplo e suas preocupações com o cuidado e conservação. O estudo das imagens serviram de base para a elaboração de textos e histórias em quadrinhos sobre o estudo dos problemas ambientais. Ressalto que os conhecimentos dos estudantes foram ampliados a partir da interação entre eles e a mediação feita pela professora . A participação e o engajamento dos estudantes nas tarefas, a produção de texto e a participação no jogo didático eu e o ambiente serviram como parâmetro para avaliação. Essas ações corroboraram com o papel da escola de educar seus estudantes para que venham agir de modo sustentável , conservando o ambiente saudável.
Palavras-chave: Desenho;, Patrimônio Natural;, Patrimônio Cultural..