65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
CONTAGEM DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS EM AMOSTRAS DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADAS EM TEÓFILO OTONI-MG
Kele Aparecida Costa Vespermann - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Jéssica Nayara Ferreira das Chagas - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Andrea Manchester Pereira de Mello Gonçalves - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Ronaldo Serafim Abreu Silva Manchester - Prof. Dr. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Jairo Lisboa Rodrigues - Prof. Dr.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Cleide Aparecida Bomfeti - Prof. Drª. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
INTRODUÇÃO:
O decréscimo da qualidade das águas de abastecimento, o frequente sabor desagradável ocasionado pela adição de cloro e a crescente preocupação da população com hábitos saudáveis, tem levado a um aumento do consumo de água mineral envasada. Sendo essa, definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2005) como aquela “água obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captada, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais (composição iônica) e pela presença de oligoelementos e outros constituintes”. Acredita-se que essas águas sejam isentas de contaminação, porém há relatos de surtos ocasionados pela ingestão das mesmas. Como um surto de cólera ocorrido em Portugal em 1974, o qual foi atribuído à ingestão de água mineral não carbonada engarrafada (SANT’ANA, 2003), denotando a importância de se verificar a qualidade das mesmas. Embora a contagem de bactérias heterotróficas não seja utilizada como parâmetro de potabilidade de águas para consumo humano, a portaria nº 2914/2011, do Ministério da Saúde estabelece que a mesma seja “realizada como um dos parâmetros para avaliar a integridade do sistema de distribuição (reservatório e rede)”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante do exposto o objetivo desse trabalho foi avaliar a contagem de bactérias heterotróficas em amostras de água mineral de 500 e 510 mL comercializadas no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais (marcas A, B, C, D e E).
MÉTODOS:
Foram adquiridas cinco marcas de água mineral, embaladas em recipientes de 500 e 510 mL, em estabelecimentos comerciais do município de Teófilo Otoni-MG. Foi utilizada a técnica de microgota para a contagem de bactérias heterotróficas, onde foi diluído um mL de cada amostra em solução salina (0,85% de NaCl), totalizando três diluições decimais seriadas. Com auxilio de pipeta automática foram retirados 10µL de cada diluição e inoculados em meio de cultura Agar Triptona de Soja (TSA), totalizando seis repetições para cada diluição. As placas foram incubadas em estufa microbiológica a 35º C por 12-18 horas. Os resultados foram expressos em Unidades Formadoras de Colônias por mL (UFC/mL).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde recomenda que a contagem de bactérias heterotróficas não ultrapasse o limite de 500 UFC/mL em amostras de água. As bactérias heterotróficas são aquelas que utilizam matéria orgânica como fonte de carbono. Podem estar presentes em diversos ambientes, como água, solo, alimentos e ar. Algumas delas podem se multiplicar no interior de tubulações e equipamentos utilizando nutrientes presentes nos materiais usados na construção dos mesmos, carbono particulado presente na água ou resquícios de matéria orgânica deixados nos equipamentos, podendo formar biofilmes na superfície dos mesmos. Nas marcas A, B, C, D e E analisadas foram contabilizadas 9000, zero, 40000, zero e 70000 UFC/mL, respectivamente. Essa elevada contagem de bactérias heterotróficas nas amostras analisadas pode ocasionar a formação de biofilmes na superfície interna das embalagens individuais, causando rejeição ao consumo. Isso pode denotar a ineficiência nos processos de higienização de equipamentos e manutenção dos sistemas de captação e transporte da água mineral. Assim faz-se necessária a tomada de ações corretivas a fim de reduzir a presença de bactérias heterotróficas.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos demonstram que as marcas A, C e E apresentaram contagem de bactérias heterotróficas em níveis muito acima dos recomendados pela legislação vigente. Isso pode estar relacionado a ineficiência nos processos de manutenção, higienização de equipamentos e sistemas de captação de águas minerais em suas fontes.
Palavras-chave: qualidade, higienização, técnica de microgota.