65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Imagens formativas, sentidos para o desenvolvimento humano: o uso da fotografia como recurso didático
Janaila dos Santos Silva - Universidade Federal de Alagoas
Lidiane dos Santos Barbosa - Universidade Federal de Alagoas
Ricardo da Silva - Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
A fotografia e o fotografar fazem parte de nossa experiência cotidiana, constituindo-se como linguagem que traz à tona trajetórias de desenvolvimento. O ato de fotografar envolve a capacidade de registrar, descartar, armazenar e manipular, sendo uma prática moduladora de formas de existência. Nesse sentido, interagir com o universo fotográfico é pensar não apenas do ponto de vista da fotografia, mas também dos pontos de vista trazidos pela ação do sujeito que fotografa. Nessa perspectiva, a fotografia e o fotografar podem se constituir como importante recurso didático, pois ao permitir a produção de sentidos, permite também a construção de conhecimento crítico. Partindo desse entendimento, desenvolvemos um estudo de caso acerca do uso da fotografia como recurso didático na formação de professores, envolvendo 61 estudantes da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, dos cursos de História, Geografia, Letras e Pedagogia de uma instituição de ensino superior do semiárido alagoano. O recurso à fotografia mostrou-se uma maneira eficaz de valorização da ação interdisciplinar, da construção de um ambiente de aprendizagem estimulador e da produção contextualizada de conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo Geral: Compreender as possibilidades pedagógicas do uso da fotografia como recurso didático na formação de professores na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem. Objetivos Específicos: a) promover uma visão interdisciplinar do desenvolvimento humano; b) oportunizar o uso da imagem na produção de conhecimento; c) favorecer a construção de um ambiente de aprendizagem estimulador.
MÉTODOS:
O estudo de caso realizado envolveu estratégias qualitativas e dialógicas, para a coleta de dados acerca das possibilidades pedagógicas do uso da fotografia no processo ensino-aprendizagem de conceitos de Psicologia do Desenvolvimento. Dessa forma, o estudo envolveu 61 sujeitos, alunos da disciplina Desenvolvimento a Aprendizagem, regularmente matriculados nos cursos de História, Letras, Geografia e Pedagogia. Como desdobramento da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, foi solicitado a estes alunos que capturassem uma imagem através da fotografia, para expressar sua concepção de desenvolvimento humano. Foram utilizadas câmeras digitais, bem como celulares e qualquer instrumento equipado de câmera fotográfica. Após a captura das imagens, foram realizadas oficinas para debate e estabelecimento de relações entre o conjunto de fotos e aspectos das teorias contemporâneas do desenvolvimento humano. Também foi realizada uma exposição para a socialização das fotografias. Coletou-se 61fotografias que ilustram dimensões históricas, geográficas, afetivas e políticas que entrecruzam os processos de desenvolvimento humano, contextualizadas no espaço-tempo em que os alunos estão inseridos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O ensino de Psicologia na formação de professores tem sido criticado pela tendência à linearidade e pelo predomínio de uma abordagem biológica do desenvolvimento humano. Ao buscar contribuir para uma formação de professores ampla e de eficiente ação interdisciplinar, necessita-se revisar não apenas os conteúdos que compõem o arcabouço teórico das disciplinas ligadas à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, mas também renovar métodos de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o estudo de caso revelou a fotografia como um recurso didático pertinente à apropriação de conhecimento potencializador de ações críticas, bem como gerador de um ambiente de aprendizagem estimulante por considerar a ótica do sujeito da aprendizagem.
CONCLUSÕES:
O estudo de caso realizado permitiu a compreensão de possibilidades pedagógicas do uso da fotografia como recurso didático na formação de professores na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem. Ao se oportunizar o uso das fotografias feitas pelos próprios estudantes como recurso para construção de conhecimento, permitiu-se também a construção de um ambiente de aprendizagem estimulador, valorizando o olhar dos alunos, bem como o diálogo entre as disciplinas ligadas a formação de professores e as disciplinas específicas da profissionalização em Geografia, Letras, Pedagogia e História; contribuindo, no limite, para a construção de referências atuais para o ensino de psicologia nas licenciaturas e para o redimensionamento do olhar do aluno acerca do espaço-tempo que o insere.
Palavras-chave: Formação de Professores, Autobiografia, Estética.