65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL, COLÔMBIA E PERU: UM ESTUDO COMPARATIVO ACERCA DA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DA PRÉ-ESCOLA
Marinete Lourenço Mota - Instituto de Natureza e Cultura - UFAM
Antônia Rodrigues da Silva - Instituto de Natureza e Cultura - UFAM
INTRODUÇÃO:
Investir na formação do educador infantil é um ato político digno porque assegura um processo ensino aprendizagem de qualidade para as crianças, proporcionando uma visão mais ampla de educação a partir dos princípios democráticos da sociedade e de valorização da diversidade cultural que consagra essa realidade social. Neste, sentido, na medida em que novas pesquisas surgem, surgem também novas possibilidades de discussões teóricas e práticas no universo científico do campo da Educação.
Nesta propostas de estudo a temática da valorização do docente na educação infantil é discutida no campo educacional sob a perspectiva da tríplice fronteira amazônica Brasil, Colômbia e Peru, que consagra a realidade social da Mesorregião do Alto Solimões.
A pesquisa foi desenvolvida sob a aprovação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) da Instituição de Ensino Superior Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa buscou verificar como se dá o processo de valorização em um contexto documental a partir das legislações educacionais com o propósito de compreender as semelhanças e diferenças da valorização do educador infantil a partir das legislações educacionais da tríplice fronteira Amazônica: Benjamin Constant – Brasil, Islândia que fica no Peru e em Letícia na Colômbia.
MÉTODOS:
O percurso metodológico desta pesquisa trilhou seus caminhos na persperspectiva de atender os objetivos propostos de um estudo descritivo do tipo de pesquisa Documental de natureza qualitativa. Para isto foram necessárias várias idas ao Peru – Islândia e Colômbia – Letícia para o acesso aos documentos que foram imprescindíveis ao estudo.
Os locais que serviram como campo para a coleta dos documentos e legislações pertinentes foram: Secretaria Municipal de Educação (SEMED) no município de Benjamin Constant-AM - Brasil ; a Institución Educativa Inicial (IEI) N° 343 “Corazón de Jesús , no município de Islândia – Peru e na Colômbia na cidade de Letícia a escola Del Normal “Superior Pré-Escolar Anexo D” em Letícia/Colômbia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultados destacam-se a identificação das leis nacionais de educação dos três países: Brasil - (C.F./1988) Constituição Federal/1988, (LDBN 9394/96) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Colômbia - Ley 115 de Febrero 8 de 1994, Decreto n°4790 do Ministério de Educación Nacional de 19 de diciembre de 2008; e do Peru - L.G.E/23384) Ley General de Educación de Peru.
Destaca-se ainda as concepções de valorização do docente pré-escolar, as semelhanças e diferenças com relação ao trabalho educacional na pré-escola, bem como ao docente infantil com algumas discussões teóricas e práticas na compreensão desses profissionais, na perspectiva de um desenvolvimento integral das crianças, respeitando a heterogeneidade cultural das mesmas, suas diferenças e individualidades como cidadãos e sujeitos de direitos humanos no país e no mundo.
CONCLUSÕES:
Em linhas gerais a pesquisa sobre a valorização do profissional docente da pré-escola na tríplice fronteira Amazônica, se assemelham nos aspectos relacionados as concepções legais acerca das profissões docentes, no perfil do educador infantil, na remuneração salarial, na sua importância no âmbito social na formação de crianças e na sua formação inicial, continuada e em serviço.
Palavras-chave: Educação Infantil, Valorização docente, Legislação educacional.