65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A LUDICIDADE PARA ABORDAR O ENSINO DE QUÍMICA NA E.E.F.M. PRESIDENTE EURICO GASPAR DUTRA: UMA PROPOSTA DO SUBPROJETO PIBID/QUÍMICA-FAEC
FRANCISCO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC
TEREZINHA DE JESUS MELO - ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PRESIDENTE EURICO GASPAR DUTRA
SAULO ROBERIO RODRIGUES MAIA - PROFO. ORIENTADOR/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
INTRODUÇÃO:
Dentre as inúmeras ações do subprojeto PIBID/QUÍMICA/FAEC , parte integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Estadual do Ceará (UECE) está a abordagem de novos métodos de aprendizagem, implantações de recursos como jogos e brincadeiras para a melhor aceitação dos discentes.
O uso de jogos, dinâmicas e brincadeiras se tornam cada vez mais frequentes no âmbito da sala de aula, haja vista que o uso dos mesmos têm contribuído para uma melhor assimilação do conteúdo, por parte dos discentes e consequentemente melhorando seu desempenho escolar. Este resumo tem como objetivo abordar a contribuição dos jogos lúdicos para a aprendizagem do ensino de Química na Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Eurico Gaspar Dutra na Cidade de Crateús – CE e como o PIBID tem contribuído para o desenvolvimento destas atividades e ainda como os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio recebem este conteúdo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
 Abordar de maneira lúdica conteúdos que os alunos não compreendem na maneira convencional/expositiva  Utilizar jogos didáticos para a melhor compreensão do conteúdo
MÉTODOS:
A metodologia utilizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Eurico Gaspar Dutra foi o uso de jogos para expandir o conhecimento dos discentes em disciplinas que eles venham a ter dificuldades. Por exemplo no 9º ano do Ensino Fundamental da E.E.F.M. Presidente Eurico Gaspar Dutra foi utilizada o tabuleiro humano abordando o conteúdo de estados físicos da matéria, seguindo a ludicidade dos conteúdos, no primeiro ano do Ensino Médio utilizamos o mesmo tabuleiro e podemos perceber a motivação dos discentes perante uma atividade que era diferente do cotidiano dos mesmos. Como ressaltamos que atividades realizadas de maneiras lúdicas os alunos conseguem compreender melhor do que de maneira expositiva o mesmo conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após os alunos responderem alguns questionários sobre as atividades e jogos expostos foi possível observar sua motivação para com as aulas. Onde antes não havia esses trabalhos os alunos permaneciam escassos, os principais fatores que vem a afetar o aprendizado dos discentes é a falta de material adequado e a escassez de profissionais capacitados e a falta de laboratórios onde facilitaria a compreensão dos alunos perante conteúdo exposto.
Mas com criatividade e esforço é possível conseguir uma aula experimental proveitosa com materiais alternativos, e estas podem ter um poder de compreensão igual ou superior de uma experiência feita em laboratório equipado.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que após o uso de jogos aplicados nos grupos de estudos, percebeu-se um maior interesse por parte dos alunos em participarem dos mesmos. Observa-se que com as atividades diferenciadas os alunos mudam suas opiniões perante a disiplina.
Segundo LUCKESI, .(2000:52) “a ludicidade é um fazer humano mais amplo, que se relaciona não apenas à presença de das brincadeiras ou jogos, mas também a um sentimento, atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de plenitude que acompanha as coisas significativas.”
Palavras-chave: JOGOS, LUDICIDADE, QUÍMICA.